Justiça em Foco : Estudantes entram com ação por suposto erro nas notas do Enem
Enviado por alexandre em 02/04/2021 12:51:55

Advogado quer acesso ao espelho das redações

Estudantes desconfiam de que o erro teria ocorrido no sistema Foto: Divulgação

Estudantes estão se mobilizando, por meio das redes sociais, para cobrar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) uma revisão das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Parte dos candidatos que realizaram as provas reclama que as notas, divulgadas na segunda-feira (29), estariam erradas.

A mobilização dos alunos ocorre pelas redes sociais, como o Twitter, onde a hashtag #revisaodaredacao reuniu relatos de estudantes enfrentando o suposto problema. Os estudantes pedem um posicionamento do Inep, que coordena o exame, sobre o assunto

Leia também1 MEC divulga resultado do Enem 2020. Saiba como ver sua nota!
2 Twitter comemora 1º de abril e levanta a #AgripinoDay
3 Web manda namorado de Fátima Bernardes trabalhar
4 Saiba quem são os 3 evangélicos que disputam uma vaga no STF
5 Novo chanceler já se reuniu com Aécio Neves e Kátia Abreu

Hedra Marques Santos, de 18 anos, passou um longo período preparando-se para o Enem. A estudante (que almeja cursar Medicina) estudou no Objetivo Integrado, conseguiu uma bolsa de 100% no cursinho Poliedro e, no exame anterior, já havia alcançado uma nota expressiva em sua redação.

– Eu tirei 920 pontos na redação no ano anterior. Aconteceu que a nota caiu para 800 neste ano. Achei muito estranho. Uma nota dessa me tira qualquer chance de entrar na universidade – disse Hedra.

Com a divulgação das notas no último dia 29, Hedra notou que outros estudantes tiveram a mesma desconfiança. Ela começou a receber, por WhatsApp de conhecidos, relatos de outras reclamações parecidas com a sua. Além disso, viu que as redes sociais foram inundadas de depoimentos de estudantes indignados com o resultado.

– Não acredito em um erro na correção. Provavelmente foi um erro no sistema, na hora de disponibilizar essas notas. O histórico do Inep (órgão do MEC que coordena o exame) é de problemas do tipo. Espero que isso seja corrigido logo. Isso é muito sério. A gente estuda anos para chegar na hora [da nota] e ser prejudicado – completou Hedra.

Ela e outros estudantes procuraram um advogado para uma ação conjunta e coordenada.

– Estamos preparando um pacote de medidas jurídicas. Queremos ter acesso ao espelho das provas, para que os alunos possam ter certeza de suas notas. Agora, o grande problema é que o edital estabelece que o espelho será divulgado depois do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o que significa que as vagas já estariam perdidas – explicou Márcio Danilo Doná, advogado dos estudantes.

Segundo Doná, o próximo passo é pedir um ‘habeas data’ (instrumento jurídico para acessar dados pessoais sob posse do poder público).

– Se for preciso, entraremos com um mandado de segurança – disse.

Rafaela Arruda de Paula, de 18 anos, é uma das organizadoras e criadoras de perfis no Twitter e no Instagram que estão reunindo os relatos dos estudantes.

– Já temos quatro grupos de WhatsApp. São mais de 900 estudantes reclamando. Por isso, fizemos páginas em redes sociais para amplificar nossa voz – afirmou.

Rafaela, que tenta uma vaga em Ciências Contábeis, disse que viu sua nota cair de 700 para 420.

– Temos relatos de muitas notas repetidas, como 420 ou 320, o que nos faz acreditar que pode ter acontecido um erro no sistema – disse.

O estudante Lucas Rodrigo da Silva Gonçalves, de 22 anos, também está vivendo o drama de desconfiar das notas divulgadas pelo Enem.

– Eu terminei o colégio em 2016. Desde então, faço provas do Enem, pois busco uma vaga em Medicina. Nos últimos anos, minhas notas foram 900 e 920 na redação. Desta vez, caiu para 680. Tenho certeza [de] que ela não condiz com a minha redação. O tema era o estigma associado às doenças mentais. Tenho certeza [de] que fiz uma redação adequada ao tema – disse.

INEP
Até a tarde desta quinta-feira (1º) o Instituto não havia comentado diretamente sobre as reclamações. Mas, em suas redes, voltou a divulgar informações sobre o processo de correção das provas. O Inep reforçou que “os textos dos participantes do Enem passam por até quatro correções para o cálculo da média final, o que correspondeu, nesta edição, a aproximadamente 7 milhões de análises dos textos válidos”, conforme publicou no Twitter.

A reclamação sobre notas repete uma mobilização vista no ano passado. A divulgação dos resultados do Enem 2019, em janeiro de 2020, levantou queixas de erros, que acabou sendo reconhecido pelo órgão. Na oportunidade, o instituto apontou uma falha na gráfica como responsável pela avaliação mal conduzida para cerca de 6 mil candidatos.

*Estadão

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia