Justiça em Foco : Voto de Kássio Nunes a favor de Moro pode complicar Flávio Bolsonaro no STF
Enviado por alexandre em 18/03/2021 23:17:34


Folha de S.Paulo

O voto que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kássio Nunes dará na suspeição de Sergio Moro, decisivo para o veredicto sobre o tema, é aguardado com ansiedade não apenas pela defesa de Lula, que entrou com a ação — mas também por ministros do governo de Jair Bolsonaro e por políticos de sua base.

A absolvição de Moro pode abrir a possibilidade de Lula ser novamente impedido, pela via judicial, de concorrer à Presidência em 2022 — o que, acreditam, beneficiaria Jair Bolsonaro.

Por outro lado, o posicionamento de Kássio poderia atingir em cheio, no futuro, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) em julgamentos no STF.

A absolvição de Moro agora seria uma derrota para ministros garantistas — e não apenas para os da 2ª Turma, que o julgará.

O impacto poderia ser tão violento que dificultaria tanto magistrados como defensores que militam pelo garantismo de seguirem na defesa enfática de suas teses — conformando-se, portanto, com a jurisprudência lavajatista que prevaleceria no tribunal.

Bolsonaro tem dito a interlocutores que não se envolverá na discussão. Na terça-feira (16), porém, ele declarou a um fã que o ex-presidente “não vai ficar elegível, não” em 2022.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia