Política : A LIGAÇÃO
Enviado por alexandre em 15/03/2021 08:54:09

Entenda o que é o Foro de São Paulo citado por Lula

Este ano, a organização internacional, que já exerceu grande influência no cenário político da América Latina, completa 31 anos; saiba como surgiu o movimento e quais são as principais pautas

 JP

Luiz Prado / Estadão ConteúdoLuiz Inácio Lula da Silva e Fidel Castro durante reunião dos partidos e grupos de esquerda da América Latina, em julho de 1990, quando foi criado o Foro de São Paulo

O Foro de São Paulo é uma organização de esquerda, que reúne mais de 120 partidos políticos de quase 30 países da América Latina e do Caribe. Criado em 1990, por iniciativa dos ex-presidentes Fidel Castro e Luiz Inácio Lula da Silva, que, na época, era dirigente do PT, teve como ponto de partida um seminário internacional que discutiu a crise do socialismo após a queda do Muro de Berlim, em 1989. Como o primeiro encontro aconteceu na cidade de São Paulo, o Foro acabou ganhando o nome da capital paulista. E, a partir daí, o movimento se consolidou.

Entre os principais membros estão o Partido Comunista de Cuba, o Partido dos Trabalhadores no Brasil, o Partido Socialista Unido da Venezuela e o Partido Socialista do Chile. Há, inclusive, registros de participação das Farc – as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – em conferências realizadas nos primeiros anos de organização. Aqui no país, além do PT, PDT, PCdoB e PCB também integram o grupo, que tem como pautas centrais a oposição ao neoliberalismo e ao imperialismo, o fortalecimento das lutas sociais, sindicais e populares e a integração dos países em torno de problemas políticos, econômicos e sociais.

Especialmente na primeira década dos anos 2000, o Foro viveu o auge pela ligação com presidentes de importantes países do continente. Em 2019, Caracas, na Venezuela, foi sede do último Encontro Anual do Foro de São Paulo. Entre as discussões, a libertação de Lula, até então preso após condenação em processo da Lava Jato. O evento provocou a reação de vários adversários políticos. Entre eles, o presidente Jair Bolsonaro, que, nas redes sociais, mencionou a ligação da organização com as Farc e facções criminosas.

Para a ala esquerda, a organização tem papel importante na articulação de lutas populares e no fortalecimento de movimentos sociais. Para a ala direita, trata-se de mais uma ameaça comunista, para alguns até criminosa, que avança contra o capitalismo e a democracia. O fato é que, com a derrota nas urnas de líderes da esquerda nos últimos anos, o Foro acabou escapando aos holofotes. Mas, segundo consta na página oficial da organização, as atividades continuam acontecendo. Tá Explicado?

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia