Política : O POVO NÃO QUER
Enviado por alexandre em 09/03/2021 09:13:20

O povo já decidiu não quer o Lula, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro se manifestou, nesta segunda-feira (9), após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anular as condenações do ex-presidente Lula no âmbito da Lava Jato. Bolsonaro rechaçou a possibilidade do petista tentar a eleição no ano que vem e disse acreditar que “o povo brasileiro não queira se quer ter um candidato como esse (Lula) em 2022”.

– A bolsa foi lá para baixo e o dólar foi pela para cima. Ou seja, todos nós sofremos com uma decisão como essa aí. Agora espero que a turma do STF reestabeleça o julgado. […] Todo mundo foi surpreendido por isso daí, afinal de contas as bandalheiras que esse governo fez estão claras perante toda a sociedade. Você pode até supor, né, a questão do sítio em Atibaia e o apartamento (no Guarujá), mas você tem coisas como desvios no BNDES e desvios enormes na Petrobras. Foi uma gestão catastrófica do governo do PT – disse o presidente.

Leia também1 "Fachin tem uma forte ligação com o PT”, destaca Bolsonaro
2 #STFVergonhaMundial domina Twitter após 'absolvição' de Lula
3 Aras recorrerá de decisão que anulou condenações de Lula
4 Jordy 'detona' o STF por prender Daniel Silveira e liberar Lula
5 'Efeito Lula livre': Bolsa despenca 2,5% e dólar dispara a R$ 5,78

Bolsonaro também citou uma suposta aproximação entre o ministro Fachin e o Partido dos Trabalhadores. Fachin foi indicado ao STF pela então presidente Dilma Rousseff, em 2015.

– Qualquer decisão dos 11 ministros (do STF) é possível prever o que eles pensam. O ministro Fachin sempre tinha uma forte ligação com o PT, então não nos estranha uma decisão nesse sentido. Foi uma decisão monocrática. Vai ter que passar pela turma ou pelo plenário para que tenha a devida eficácia – declarou Bolsonaro na chegada ao Palácio da Alvorada.

O segundo turno está escrito nas estrelas










Por Edson Barbosa*

A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, restabelecendo os direitos políticos do presidente Lula, oferece à democracia brasileira uma oportunidade de sobrevivência muito importante.

Com Lula no jogo, o campo progressista precisa baixar as armas, ter a humildade de refletir sobre a gravidade extrema do momento que a nação atravessa e ser capaz de ofertar à sociedade um projeto contemporâneo de organização do estado brasileiro.

Não pode mais ser um jogo pequeno do nós contra eles, da fulanização, da repetição da vulgaridade presente no antidebate político, da regência da especulação rasa das pesquisas quantitativas, das conjunturas, das circunstâncias óbvias.

Não há o que ostentar em euforia com a decisão de Fachin, antes disso, refletir sobre o acerto técnico da decisão judicial, na linha do tempo da justiça, na razoabilidade que a letra da lei deve garantir ao Estado, sempre. Na política eleitoral, haja “panos pra manga”. Lula X Bolsonaro. O segundo turno das presidenciais de 2022 parece que está escrito nas estrelas. A conferir.

*Jornalista e publicitário

#STFVergonhaMundial domina Twitter após ‘absolvição’ de Lula

Internautas se manifestaram após Lula ter condenações anuladas

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi alvo de uma onda de repúdio, nas redes sociais, nesta segunda-feira (9), após o ministro Edson Fachin anular as condenações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Lava Jato.

Por causa da decisão, que tornou Lula elegível novamente, internautas levantaram as tags #STFVergonhaNacional e #STFVergonhaMundial.

Leia também1 Aras recorrerá de decisão que anulou condenações de Lula
2 Jordy 'detona' o STF por prender Daniel Silveira e liberar Lula
3 'Efeito Lula livre': Bolsa despenca 2,5% e dólar dispara a R$ 5,78
4 Leia a decisão de Fachin que anulou condenações de Lula
5 Lira: 'Decisão de Fachin foi para absolver Lula ou Moro?'

Veja o que os usuários disseram sobre o assunto.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia