Brasil : FUTEBOL ADIADO
Enviado por alexandre em 05/03/2021 09:31:31

MP pede a imediata suspensão do futebol no Brasil


Ministério Público prepara carta para a CBF recomendando suspensão do futebol no Brasil


Presidente da Comissão Nacional de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios, do MP, quer a suspensão de todas as competições nacionais

O Ministério Público vai recomendar à CBF a suspensão de todas as partidas de futebol no Brasil. A carta deverá ser assinada em conjunto pelos presidentes das comissões estaduais que tratam da segurança nos estádio.

 

O presidente da Comissão Nacional, o procurador Valberto Lira, da Paraíba, adiantou para o ge o teor do documento.

 

- A Comissão Nacional decidiu emitir uma nota técnica recomendando à CBF a suspensão de toda e qualquer competição por ela organizada, em face da situação que hoje o Brasil atravessa, com o crescente número de pessoas falecidas e contaminadas. (Valberto Lira)

 

Veja também

 

STJD rejeita pedido do Vasco para impugnar jogo polêmico

 

Vasco mira contratação de atacante do Atlético-GO por empréstimo


- Todos os colegas que integram a comissão entendem que se não houver o acatamento dessa recomendação, serão ajuizadas ações em todos os estados. Vivemos uma situação que preocupa a todos e esses deslocamentos de equipes de um estado para outro trará mais possibilidade de contágio - explicou o presidente da Comissão Nacional de Combate e Prevenção à VioMais cedo, Valberto Lira já havia se posicionado contra a realização de partidas de futebol na Paraíba.

 

Em ofício que será enviado à CBF, ele recomendou que a partida entre Treze x Altos, pela Copa do Nordeste, marcada para sábado, seja cancelada. O mesmo vale o jogo Campinense x Bahia, na próxima terça-feira, pela Copa do Brasil.

 

- Futebol não é atividade essencial. As atividades essenciais estão elencadas no decreto do governo do estado. Nós estamos dizendo à CBF que não poderão acontecer esses jogos. Estamos recomendando também à Polícia Militar para impedir esses jogos no estado da Paraíba - disse Valberto, que também é presidente da Comissão de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios da Paraíba.

 

O debate sobre a paralisação no futebol brasileiro ganhou grande proporção depois do apelo do técnico Lisca, do América-MG, antes da partida contra o Athletic, pelo Campeonato Mineiro. O treinador lembrou dos técnicos que morreram vítimas da Covid-19 (Marcelo Veiga e Ruy Scarpino), além de outros colegas que tiveram que ser hospitalizados.

 

- Eu faço um apelo a CBF para dar um tempo nessa Copa do Brasil. Para que a gente adie um pouco esses jogos, né? Nós vamos jogar só no dia 18, talvez até lá. Mas, tem jogos já agora na próxima quarta-feira. E eu tenho certeza que meus colegas também estão preocupados. Eu sou pai de família, tenho duas filhas e uma esposa. Eu quero viver, gente - proclamou Lisca.

 

Por outro lado, dois estaduais já suspenderam os campeonatos - casos de Ceará e Santa Catarina. A CBF, por sua vez, ainda não fez nenhum pronunciamento oficial. O Governador do Ceará, Camilo Santana, disse ao ge que acredita na suspensão da Copa do Brasil e do Nordeste por parte da CBF.

 

 

Pelo calendário do futebol brasileiro, os meses de fevereiro a maio são dedicados aos estaduais, além da Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Além disso, há também o início das competições internacionais (Libertadores e Sul-Americana) e as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Já o Campeonato Brasileiro está previsto para começar em junho.

 

Fonte: Globo Esporte

Brasil x Argentina em Pernambuco pode ser adiado












Portal Folha PE

O jogo entre Brasil e Argentina, marcado para o dia 30 de março, na Arena de Pernambuco, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022, no Catar, pode ser adiado. O motivo é o mesmo que gerou a suspensão de diversos confrontos do torneio e das demais competições esportivas durante vários meses no ano passado: a pandemia da Covid-19. No País, o número de infectados e de óbitos voltou a crescer, preocupando a Conmebol.

"Toda sexta-feira é feita uma reunião na Conmebol. Até hoje, o jogo está mantido, mas os relatórios epidemiológicos mudam a cada semana. Essa decisão passa por uma avaliação nacional e internacional. Tanto podem manter a partida como também adiá-la”, afirmou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho.

O mandatário, inclusive, disse há alguns dias, em contato com a Folha de Pernambuco, que estava conversando com empresas especializadas em logística para criar um cenário em que fosse possível abrir parcialmente o estádio para receber público. Ideia já descartada por conta do crescimento da Covid-19 no Brasil e da dificuldade em garantir o mesmo tipo de segurança em outros locais que também receberão jogos entre seleções.

"Tenho relação próxima com uma empresa da França e outra da Bélgica que trabalham nesse projeto (garantir público nos eventos). Elas cuidaram da NBA e do circuito artístico de algumas capitais da Europa. Teríamos os torcedores entrando com acesso por QR code, biometria, criando um certificado de liberação para entrar. Mas como outros países não poderiam ter a mesma tecnologia, nós não temos como adotar isso no momento. Não adianta ter a estrutura em um lugar e não ter em outro. A Conmebol não ia deixar ter torcida em uma partida e não ter em outra", explicou.

A Arena de Pernambuco receberia inicialmente Brasil x Bolívia, no dia 27 de março de 2020, mas a partida foi adiada por conta da Covid-19. O jogo em questão foi realizado apenas em setembro, mas em São Paulo, na Neo Química Arena. No mês seguinte, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o clássico entre brasileiros e argentinos aconteceria na Arena de Pernambuco.

Caso ocorra, será o segundo confronto entre Brasil e Argentina da história em Pernambuco. O primeiro aconteceu em 1994, em um amistoso no Arruda. A equipe verde-amarela venceu por 2x0, em jogo que tinha Maradona no banco de reservas e um jovem Ronaldo, de apenas 17 anos, estreando pela seleção.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia