Brasil : COMA BEM
Enviado por alexandre em 22/12/2020 23:42:47

Dicas para deixar a ceia de Natal mais saudável

Ceia de Natal é sinônimo de mesa farta. Mas a refeição do dia 24/12 não precisa ser sinônimo de alimentação nada saudável, que faz você ficar se sentindo mal ou arrependido no dia seguinte. Muitos pratos típicos da data são ótimas opções, como as carnes magras (peru, lombo suíno), algumas saladas, batatas assadas, frutas e castanhas. O segredo para não comprometer a saúde é saber fazer boas escolhas e não exagerar.

 

Isso parece algo impossível quando você pensa na farofa com bacon, no panetone, na rabanada e no pudim que estarão na mesa? Mas não é. Como mostrado na reportagem de Samantha Cerquetani, com dicas simples é possível resistir às tentações, não comer muito mais do que o necessário e ter uma ceia saudável:

 

Veja também

 

O que acontece no seu cérebro quando você ganha um presente de Natal?

 

Pizza natalina: sobremesa diferente para as festas de final de ano

 

- Não fique o dia inteiro sem comer para "detonar" na ceia

 

Confesso que muitas vezes já cometi esse erro... E é uma grande cilada achar que pular o almoço (e até o café da manhã) dá aval para comer tudo que tiver na mesa da noite de Natal. Isso tende a fazer com que você perca o controle e consuma exageradamente vários alimentos poucos saudáveis --e muitos deles talvez você nem comeria se não tivesse esse pensamento de poupar calorias o dia inteiro só para poder "detonar" na noite do dia 24. Portanto, procure se alimentar normalmente ao longo do dia, com opções leves e saudáveis, e na hora da ceia faça escolhas conscientes, não por impulso.

 

- Planeje o menu com antecedência


Converse com todos os envolvidos para que o cardápio da ceia tenha só uma ou duas opções de entrada, prato principal, sobremesa etc. Quando há várias opções, você acaba querendo experimentar um pouco de cada e monta aquele pratão exagerado.

 

- Opte por versões mais saudáveis


Na hora de preparar um alimento, prefira receitas com menos gordura --faça as carnes assadas ou cozidas em vez de fritas, por exemplo. Se o acompanhamento for fonte de carboidrato (arroz, macarrão), priorize os integrais, ricos em fibras, vitaminas e minerais --e maneire na dose, afinal, arroz, macarrão e lasanha tem o ano inteiro. Nas saladas, evite molhos com queijos e creme de leite e use temperos como limão, vinagre, ervas.

 

Faça escolhas espertas


Confira algumas táticas que você pode adotar para diminuir as calorias da ceia e torná-la mais saudável, sem comprometer o prazer de se alimentar.

 

Em vez de canapés e patês, prefira palitos de legumes; Evite a mesa de frios com diversos tipos de embutidos;
Prefira o peito de peru, chester ou peixes em vez do pernil e tender;


Atenção para castanhas, nozes, amêndoas, avelã, pistache, amendoim e frutas secas. Esses alimentos são saudáveis em pouca quantidade, mas em excesso são muito calóricos; Troque as frutas cristalizadas pelas secas, como damasco, ameixa, uva, banana passa.

 

Fonte: UOL

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia