Educação : Qualificação
Enviado por alexandre em 25/08/2011 13:48:08



Prefeito Alex Testoni prestigia aula inaugural do Profuncionário

O prefeito Alex Testoni (PTN), acompanhado do presidente da Câmara municipal Geovane Fernandes (PTN), vereadora Rosária Helena (PRB) participou na noite desta quarta-feira (24) no Auditório da Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino, do lançamento da aula inaugural do Profuncionário, Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação, realizado em parceria entre os governos: Federal, Estadual e Municipal.



O Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores Não Docentes da Educação (Profuncionário) que tem como objetivo oferecer formação profissional, em nível médio à distância, aos funcionários que atuam nos sistemas da educação básica público, vai qualificar 78 funcionários da Secretaria Municipal de Educação – SEMECE. A oferta do Programa é feita através de uma ação conjunta entre o Governo Federal por meio do Ministério da Educação - MEC e a Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, em parceria com as prefeituras municipais por meio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia - SINTERO e Conselho Estadual de Educação (CEE).

Em sua fala aos presentes o prefeito Alex Testoni disse que o Profuncionário é uma conquista do esforço e mobilização da categoria. O prefeito observou que o programa é um bom exemplo de trabalho em parceria. “As instituições estão de mãos dadas, o interesse público é o que se sobrepõe. A educação deve ser uma bandeira de todos. Nós como gestor público temos o propósito de desenvolver a Educação Profissional em Ouro Preto e temos feito isso da melhor forma possível. Todo o nosso esforço não valerá a pena se não contarmos com o apoio de nossos educandos”, asseverou o prefeito que disponibilizou o espaço físico da Escola Municipal Edna Carioca Gonzáles para as aulas do Profuncionário que terá uma duração de dois anos sob a orientação de tutores da rede municipal de ensino a cada quinze dias.

O presidente da Câmara vereador Geovane Fernandes, falou dos desafios, dos esforços e da capacidade de caminhar juntos. “Não devemos medir esforços em prol do interesse da comunidade. Temos ainda grandes desafios no ramo da educação. Esses desafios serão vencidos com programas como o Profuncionário, que tem como meta desenvolver um trabalho com os profissionais da educação visando ampliar suas competências e melhorar ainda mais o universo das escolas”, afirmou o vereador.

A vereadora Rosária Helena que é professora aposentada fez um discurso enfocando a valorização que o setor educacional vem tendo na gestão do prefeito Alex Testoni que de forma uniforme vem oportunizando os funcionários a serem qualificados por meio de cursos de formação. “A formação técnica dos trabalhadores não docentes da educação é muito interessante e necessária, por saber que o processo educativo não se dá somente em sala de aula, vai além”, disse a vereadora.

Proposta Pedagógica – A proposta pedagógica do Profuncionário visa contribuir para a formação técnica e pedagógica dos funcionários lotados nas escolas, colaborando para a construção da identidade profissional desse segmento, para a elevação do padrão de qualidade dos serviços prestados pela escola e para a democratização da escola como espaço público.

Autor: Alexandre Araujo/ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia