Política : DE FORA AQUI
Enviado por alexandre em 03/10/2020 00:17:40

De peruanos a italianos, mais de 200 estrangeiros se candidatam

Não são apenas os brasileiros que estão na disputa por uma vaga de prefeito ou vereador nas eleições deste ano. Dos mais de 550 mil candidatos em todo o país, 219 deles (0,03% do total) são estrangeiros, mas poderão concorrer a um cargo eletivo como cidadãos brasileiros naturalizados.

E as origens são as mais diversas, não importando as distâncias. Taiwan, por exemplo, aparece com 2 candidatos. Países como Angola, Irã, Marrocos e Suíça contam com um representante cada. Outros, porém, seja pela proximidade ou pela relação cultural com o Brasil, possuem um grande número de concorrentes aos cargos eletivos municipais.

Leia também1 Campanha de Trump terá pausa após diagnóstico de Covid-19
2 Rival de Trump, Joe Biden testa negativo para Covid-19
3 "Nem sei se vou ser candidato em 2022", declara Bolsonaro
4 Crivella: 'Se PSOL ganhar, vai ter kit gay nas escolas'
5 Bolsonaro reage: 'Querem que eu troque o Kassio por Moro?'

É o caso de Portugal, por exemplo, que conta com 30 candidatos estrangeiros, Paraguai com 22, Líbano com 20, Uruguai com 19, Bolívia com 18, Peru com 14 e Argentina com 13. Países com forte tendência política comunista, como a China e Cuba, também marcam presença. São 8 cubanos e 5 chineses.

Ao todo, 40 países estarão representados no próximo pleito. Entretanto, para que um estrangeiro possa votar e, consequentemente, se candidatar em território brasileiro, é necessário que ele seja naturalizado brasileiro. Para isso, ele deve morar no país há mais de quinze anos ininterruptos e não ter condenação penal.

Já para os casos de estrangeiros que sejam originários de países de língua portuguesa, a obrigação de residência cai para apenas um ano ininterrupto e o candidato ao processo de naturalização deve comprovar idoneidade moral.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia