Brasil : CEROL MATA
Enviado por alexandre em 07/08/2020 23:41:19

Bombeiros alertam sobre o uso de linha de cerol ou chilena

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) orienta a população sobre os perigos do uso de linhas com material cortante (linha com cerol ou linha chilena), por jovens, adultos e, principalmente, as crianças que costumam soltar pipas.

“A comercialização e uso de cerol no Estado é proibida por lei, que prevê apreensão do material e multas aos infratores. A lei procura proteger principalmente os motociclistas e ciclistas que acabam se tornando vítimas em potencial”, explica a comandante do 1° Subgrupamento do 1° Grupamento do CBMRO, a aspirante oficial BM, Ana Paula Rodrigues Leal Freire.

A comandante demonstra que de janeiro a junho de 2020, mesmo com as medidas de quarentena e restrição de movimentação da população, foram registrados acidentes com o uso de linhas com material cortante.“Temos quatro registros relacionados a esse tipo de ocorrência no período de janeiro a julho do corrente ano. Os meses de julho e janeiro, que coincidem com as férias escolares, é onde ocorre o aumento considerável dessa atividade, tanto por parte de crianças e adolescentes, como também de adultos que entram nessa diversão contribuindo para um índice maior de acidentes nesse período”, relata.

Além disso, a comandante alerta aos praticantes quantos aos cuidados durante a atividades. “Nós pedimos aos pais que orientem as crianças a manterem distância das redes elétricas, quando forem soltar pipa; que procurem sempre um local aberto, como campo de futebol e parques; que utilizem linhas de algodão, pois são menos perigosas; de forma alguma tentem retirar pipas presas em rede elétrica ou árvores; e que não corram atrás da pipa sem observar o caminho que está percorrendo, como atravessar ruas e passar por buracos, evitando assim riscos de acidentes”, alerta Ana Paula Leal.

SECOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia