Brasil : PESCADO/CHINA
Enviado por alexandre em 06/04/2020 21:45:12

Mapa habilita dois frigoríficos de Rondônia a exportar peixes para China

O Gestor de Projetos e Alinhador de produção, Ivanildo Maia dos escritórios Licenciar. Comemorou a notícia, que abre novas perspectivas para a piscicultura no Estado e ´para toda região central.’

A Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR, anunciou a semana passada a habilitação de 11 plantas em 9 estados para exportação para a China. “É uma demanda antiga da atividade. Com a habilitação, temos a oportunidade real de enviar nossos produtos para um grande mercado consumidor, que tem sido o principal destino das exportações brasileiras”, avalia Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR.

As empresas habilitadas para exportação de tilápia para a China são Copacol (PR), Netuno (BA), Trutas NR (MG), Vitalmar (SC), Global Food (SP), C.Vale (PR), Zaltana (RO), Frigopesca (MT), Lakes Fish (GO), Pescado DuVale (RO) e Bem Bom Pescados (GO).

Para o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Porto Velho, a abertura da via de exportação dos frigoríficos Zaltana e Pescado Duvale, de Rondônia, abre novas perspectivas para a atividade em todo o Estado, já que os exportadores vão precisar de matéria prima para atender a demanda chinesa, sem falar que o consumo interno também é bastante grande. A Bióloga Gislaine Dias, tem um trabalho realizado através dos escritórios Licenciar, que fomentam, regularizam e alinham a produção com trabalhos de acompanhamento técnico e créditos sem burocracia disponíveis pelo "Banco do Povo de Rondônia, que tem uma linha de credito para investimentos, exe; reformas, regularização, ração, custeio soutos para os pequenos e médios produtores com o valor de até R$;30.000,00 PARCELADOS EM ATÉ 36 MESES".

A expansão da atividade vai agora criar mecanismos ainda mais eficientes para organizar a cadeia produtiva de peixes, investindo em tecnologia, boas práticas de manejo para qualificar produtores e reduzir custos de produção, aproveitando a oportunidade para exportação”, disse a bióloga.

Dentre as providências a serem tomadas para aproveitar a oportunidade, o escritório Licenciar, vai apoiar, através da agenda de trabalhos e técnicos ativos em campo, a política de pesquisa e desenvolvimento , principalmente para aproveitar o potencial das espécies nativas, como Pirarucu na questão da alimentação e no Tambaqui na segurança sanitária, além de promover a utilização do maior potencial de águas paradas, vendo que a região central do estado, é uns dos centros de produção da agricultura familiar, a atividade pesqueira pode ser uma ferramenta usada para o melhor uso da propriedade, gerando renda, oportunidade e sustentabilidade.


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia