Brasil : Setor produtivo
Enviado por alexandre em 04/08/2011 18:33:23



Ouro Preto tem propriedade rural referencia no setor produtivo

Localizada no travessão da Linha 04 da RO 470 zona rural de Ouro Preto do Oeste a propriedade do Senhor Valdinei Santos Moitinho é modelo no setor produtivo, a constatação vem dos órgãos ligados a agricultura como: Secretaria Estadual de Agricultura e Emater/RO. Com uma área de 08 hectares a propriedade tem quatro tanques para a piscicultura (tambaqui, judiaria e pirarucu), plantação no sistema de consórcio de banana, cacau e café, além do plantio de mogno, ipê e cerejeira.

O produtor Valdinei Moitinho destacou a parceria do governo do Estado através da Seagri e Emater e a prefeitura municipal de Ouro Preto do Oeste que vem dando apoio com seus técnicos levando orientação em toda sua cadeia produtiva. No entanto o produtor revelou que mesmo tendo na sua propriedade plantio de cacau em consórcio com outras culturas não tem o apoio da Ceplac, órgão ligado ao setor que em tese deveria prestar assistência, mas no caso da propriedade mencionada este fato não vem ocorrendo, mesmo com o pedido para tal finalidade.



Ao mencionar o trabalho da Emater/RO o produtor Valdinei Moitinho, destacou a capacidade de seus técnicos quanto a assistência técnica, mesmo destaque dado aos técnicos da Seagri. No apoio da prefeitura de Ouro Preto, segundo o produtor a visão empreendedora do prefeito Alex Testoni oportunizou a sua propriedade ser uma referencia, já que a estrutura da administração municipal foi colocada dentro da legalidade para atingir tal patamar.



Na propriedade o respeito ao meio-ambiente é o fator principal no qual todos os tanques construídos estão em conformidade com a legislação ambiental. Houve reflorestamento das nascentes e a preservação da mata ciliar.

Piscicultura

O incentivo do governo do Estado para a piscicultura foi elogiado pelo produtor Valdinei Moitinho que já vem colhendo os primeiros frutos ao comercializar uma boa quantidade de peixes para o mercado interno. O produtor disse que o setor será fortalecido quando houver o subsidio para a ração de peixe, já que atualmente tem um preço elevado o que inibi o produtor investir no setor que na visão otimista do produtor tem um promissor mercado tanto interno como externo. “O setor produtivo do nosso estado vem numa crescente e o apoio dos órgãos envolvidos é de fundamental importância para que possamos nos tornar referência deste a produção até a comercialização do produto”, concluiu o produtor.



Autor: Alexandre Araujo


Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia