Regionais : Esquerda espalha ‘Fake News’ de que Cuba já tem vacina contra coronavírus
Enviado por alexandre em 13/03/2020 09:36:34


Esquerda espalha ‘Fake News’ de que Cuba já tem vacina contra coronavírus

É verdade que cientistas cubanos anunciaram a criação de uma vacina contra o coronavírus e mais de 1500 chineses já foram curados por ela?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs de esquerda e alguns perfis nas redes sociais na segunda semana de março de 2020 e se espalhou também através de inúmeras publicações De acordo com a reportagem, o medicamento cubano Interferon alfa 2B estaria sendo produzido em uma fábrica chinesa e seria a primeira vacina contra o coronavírus 2019-nCoV.

A notícia também afirma que a vacina teria curado mais de 1.500 pacientes, mas será que isso é verdade mesmo?

Verdade ou mentira?

No dia 09 de março de 2020o blog de língua espanhola Colarebo publicou uma notícia afirmando que Cuba teria criado uma vacina contra o coronavírus. No entanto, o termo correto não é esse!

O medicamento “Interferon alfa 2B” (IFNrec) é, na verdade um antiviral e é usado no tratamento da doença (e não como vacina). Como podemos comprovar nas matérias publicadas, fala-se em “cura” e não em “vacinação”.

No dia 08 de março de 2020, o presidente de Cuba, Miguel Díaz Canel, comemorou em seu perfil no Twitter a parceria com o governo chinês, que está usando o medicamento no tratamento contra a doença de coronavírus.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia