Brasil : CAFÉ DA MANHÃ
Enviado por alexandre em 17/02/2020 09:04:02

Confira 5 tipos de café da manhã

Porque o café da manhã ativa o seu metabolismo, as pessoas que tomam café da manhã tendem a ter um peso corporal saudável. Mas, você sabia que o café da manhã também ativa o seu cérebro?

 

É claro que estamos falando de um café da manhã adequado, que não é exatamente um pote cheio de cereais açucarados com calorias vazias.

 

Se você comer o tipo de café da manhã adequado, estará mais alerta, energético e mentalmente afiado durante o dia. A chave para um café da manhã saudável é proteína e grãos integrais, então vamos dar uma olhada nos melhores alimentos para começar o dia.

 

Veja também

 

Quais são os efeitos que o açúcar desempenha no cérebro?

 

Confira 5 bebidas saudáveis que promovem benefícios importantes para o corpo

 

Confira:

 

1. Aveia

 

 

Quando dormimos à noite, basicamente estamos fazendo jejum. Daí a palavra “desjejum” quebrar o jejum. Quando você acorda, o seu cérebro precisa de um fornecimento saudável de açúcar no sangue ou glicose. Apesar de que um café da manhã açucarado aumentará o seu nível de açúcar no sangue rapidamente, também ocorrerá uma queda de glicose algumas horas mais tarde.

 

A Farinha de aveia de grãos integrais (como todos os grãos integrais), por outro lado, é absorvida lentamente pelo corpo. Ao invés de receber um monte de açúcar, seu nível de açúcar no sangue subirá em um ritmo lento e constante.

 

Os estudos mostram que as crianças que comem aveia no café da manhã tiveram uma pontuação de até 20 por cento a mais nas provas que as crianças que comem cereais açucarados. Isto apoia a teoria que o açúcar no sangue afeta a memória e a concentração.

 

2. Ovos

 

 

Os ovos são uma opção de café de manhã tradicional, mas também a mais inteligente. São ricos em proteínas e dado que a proteína requer mais tempo para ser digerida por nosso corpo, nos sentimos satisfeitos por mais tempo. Isso significa que não só ajuda a controlar o peso, senão que também ajuda a manter o açúcar no sangue e o estado de alerta mental em níveis saudáveis.

 

As claras do ovo são as que principalmente contêm a forma mais pura de proteína em sua composição. A alta qualidade da proteína do ovo ajuda ao corpo a absorver melhor. Mas não é somente isso, os ovos também estão repletos de vitaminas e minerais, que são outros compostos necessários para manter seu corpo e mente trabalhando juntos.

 

3. Pão integral com manteiga de amendoim

 

 

Além de ser delicioso, este café da manhã é um golpe de energia. Com a manteiga de amendoim, obtém-se os benefícios da proteína (que faz que você se sinta mais saciado do que se tivesse comido um bolo com açúcar). Com o pão integral se obtém a qualidade integral que mantém o açúcar no sangue nivelado e regulado ao longo da manhã.

 

Se, além disso, você acrescentar um pouco de banana em rodela no seu pão, você agregará ainda mais as valiosas vitaminas, especialmente o potássio, que te ajudará a manter o cérebro oxigenado para um pensamento mais claro e o stress sob controle.

 

4. Iogurte grego

 

 

Comer iogurte grego no café da manhã não é novidade, mas o iogurte grego se globalizou recentemente. Este tipo de iogurte não tem somente o dobro de proteína que o iogurte normal, senão que é mais rico e mais cremoso que o iogurte tradicional. A proteína extra te fará sentir mais satisfeito/a durante toda a manhã.

 

Além disso, o iogurte grego também é baixo em hidratos de carbono. Os hidratos de carbono que se encontram em um donut ou em outro tipo de pão doce, podem te provocar uma queda de açúcar no final do dia.

 

E estes tipos de quedas provocam a diminuição da lucidez mental. Acrescente um pouco de fruta ou amêndoas ao seu iogurte grego para melhorar o sabor e agregar gorduras saudáveis a sua dieta e obter mais energia entre outros benefícios.

 

5. Jantar para o café da manhã

 

Fotos: Reprodução

 

Por que não mudar as coisas e fazer o jantar no café da manhã? Com certeza, não existe regras que diga que você não pode. E se você tiver entediado de comer a mesma comida de manhã todos os dias, comer o jantar no café da manhã pode quebrar a monotonia.

 

 

É claro que não estamos falando de uma pizza fria ou uma asinhas de frango esquentada. Pense melhor em uma batata ao forno com um iogurte grego polvilhado com cebolinha ou uma abundante sopa de verduras com um pouco de grãos integrais e pão crocante. Realmente, a criatividade não tem limites e você pode criar uma infinidade de tipos de prato nutritivos que te ajudem a render melhor ao longo do dia. 

 

Saber Viver Mais


Sete alternativas fáceis para substituir o pão no café da manhã

Compartilhar:
Foto: Reprodução

Quem não quer ganhar peso deve alternar o pãozinho com alimentos mais saudáveis na primeira refeição do dia

 Pão quentinho de manhã é uma delícia, mas não é nada recomendável que ele vire a única opção para o café da manhã.

 

Além de ser rico em carboidratos simples, que não promovem a saciedade, o alimento contribui para o ganho de peso.

 

A farinha branca presente no pãozinho dificulta a digestão, provocando inchaço abdominal em algumas pessoas, especialmente nos celíacos. Intolerantes ao glúten também podem apresentar diarreia ou dor frequente na barriga.

 

Veja também

 

Confira 7 motivos para tomar café

 

Batida de banana e gengibre para remover toda a gordura da barriga, coxas e costas. CONFIRA

 

1. Frutas

 

Resultado de imagem para Frutas


Assim como o pão, as frutas são alimentos fonte de carboidrato, mas, normalmente, são menos calóricas e têm mais nutrientes que favorecem o metabolismo e a saúde geral, como vitaminas, minerais e fibras.

 

O ideal é consumir apenas 1 porção de fruta por refeição, de preferência juntamente com alimentos ricos em proteínas, como ovos, queijos, carnes e iogurtes. Uma boa combinação é fazer banana frita com ovo e queijo, usando azeite, manteiga ou óleo de coco na frigideira.

 

2. Pão de aveia de frigideira

 

Resultado de imagem para . Pão de aveia de frigideira


O pão de aveia possui mais proteína do que o pão convencional e dá maior saciedade por também conter fibras.

 

Ingredientes:


– 1 ovo;


– 2 colheres de aveia em flocos finos;


– 1/2 colher de chá de manteiga;


– 1 pitada de sal;


– azeite ou manteiga para untar a frigideira.

 

Modo de preparo:


Em um recipiente fundo, bata o ovo com um garfo até ficar homogêneo. Acrescente os outros ingredientes e bata novamente. Despeje a mistura na frigideira untada e deixe dourar dos dois lados. Pode ser recheado com queijo, frango, carne, peixe e legumes, sendo uma ótima opção tanto para o café da manhã quanto para o jantar.

 

3. Tapioca

 

Resultado de imagem para tapioca

 


A tapioca é rica em carboidratos e, por isso, deve ser consumida com moderação. O recomendado para quem busca emagrecer é consumir apenas 1 tapioca por dia, que deve ser feita com, no máximo, 3 colheres de sopa de goma.

 

Por ser um alimento versátil, a tapioca pode ser incluída em qualquer horário do dia. A melhor opção é recheá-la com alimentos ricos em proteínas, como ovos, queijos, carnes e frango.

 

4. Crepioca

 

Resultado de imagem para Crepioca


A crepioca é uma mistura de pão e omelete que vem sendo muito utilizada para ajudar na perda de peso, além de ser bastante simples e rápida de fazer:

 

Ingredientes:


– 1 ovo;


– 2 colheres de sopa de goma de tapioca (ou 1 colher de goma + 1 colher de aveia);


– 1/2 colher de sopa de requeijão;


– Recheio a gosto;


– 1 pitada de sal e temperos a gosto.

 

Modo de preparo:


Em um recipiente fundo, bata o ovo com um garfo até ficar homogêneo. Adicione a goma, o requeijão e os temperos e misture bem, levando para dourar dos dois lados na frigideira untada.

 

O recheio também pode ser adicionado diretamente na massa antes de ir ao fogo, fazendo com que a crepioca saia como uma omelete, ou pode ser acrescentado apenas no final, como um recheio de pão.


5. Cuscuz

 

Resultado de imagem para Cuscuz


O cuscuz ou massa de milho é um prato típico do nordeste brasileiro, sendo muito fácil de fazer e versátil. Ele é naturalmente livre de glúten, dá saciedade e combina muito bem com todos os tipos de recheio, como carne, ovo, frango, carne seca e queijo.

 

Cerca de 6 colheres de sopa de cuscuz equivalem a 2 fatias de pão de forma.

 

6. Iogurte natural com aveia

 

Resultado de imagem para Iogurte natural com aveia


Trocar o pão por iogurte natural com aveia ajuda a trazer mais fibras para a refeição, aumenta a sensação de saciedade e ainda fornece proteínas e cálcio para o organismo.


Além disso, o iogurte natural é rico em bactérias benéficas para o intestino, sendo importante para repor a flora intestinal, enquanto a aveia é rica em inulina, um tipo de fibra que funciona como alimento para elas.

 

7. Omelete

 

Resultado de imagem para Omelete

Fotos: Reprodução


Usar omeletes como opção no café da manhã ou no jantar é ótimo para reduzir o consumo de carboidratos. Além disso, os ovos recheados com carne, frango ou legumes formam uma combinação rica em proteínas que prolongam a sensação de saciedade após a refeição.

 

Para a massa do omelete, deve-se preferir adicionar aveia ou farinha de linhaça, assim ele fica mais rico em fibras, que melhoram o trânsito intestinal e afastam a fome.

 

Metrópoles

 


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia