Justiça em Foco : Governo do DF aciona STF contra permanência de Marcola em Brasília
Enviado por alexandre em 13/02/2020 09:50:04


O Governo do Distrito Federal entrou nesta quarta-feira (12) com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a permanência do líder da facção criminosa PCC Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, no Presídio Federal de Brasília. O ministro Luís Roberto Barroso foi sorteado relator do caso. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

“Não quero ninguém vinculado à organização criminosa circulando aqui. Brasília não é local para abrigar presos dessa natureza, temos autoridades e 180 organizações internacionais na capital”, disse o governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB).

O governador, que já havia criticado a transferência do preso para Brasília, disse que buscou uma solução sobre o tema com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), mas não obteve sucesso. “Como não conseguimos pela diplomacia, tentamos agora pela Justiça”, disse Ibaneis. 

A OAB-DF (Ordem dos Advogados do Brasil no DF) acompanha a questão e, segundo apurou o Estadão, deve pedir a Barroso para acompanhar a ação como “amigo da Corte”, uma espécie de assistente que pode enviar pareceres e ser ouvida no processo.

Segurança reforçada

O governo federal autorizou em 7 de fevereiro a utilização das Forças Armadas em operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) na Penitenciária Federal de Brasília. Na ocasião, o ministro Sergio Moro afirmou que as medidas eram apenas preventivas.

Eis a íntegra do decreto.

“O governo está sempre adiante dos criminosos. A ideia é prevenir qualquer tentativa de um eventual resgate. Claro, colocando ali uma GLO, isso vai ser prevenido totalmente”, declarou Moro. Continue reading

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia