Mais Notícias : "Parasita" é o grande vencedor do Oscar 2020
Enviado por alexandre em 10/02/2020 08:56:04


Produção sul-coreana se tornou a 1ª não falada em língua inglesa a vencer como Melhor Filme. Joaquin Phoenix, Renee Zellweger, Brad Pitt e Laura Dern venceram. Veja vídeos da premiação.

Do G1

"Parasita" foi o grande vencedor do Oscar neste domingo (9). A cerimônia dos melhores do cinema aconteceu em Los Angeles.

A dramédia sul-coreana sobre diferença de classes recebeu quatro estatuetas e se tornou o primeiro não falado em língua inglesa a vencer como Melhor Filme.

Leia mais aqui: 'Parasita' é o grande vencedor do Oscar 2020, com quatro ...


Prefeito de Fortaleza é o melhor do País

O G-1, portal de informação do Grupo Globo, fez um levantamento recente sobre promessas cumpridas pelos prefeitos de capitais e Roberto Cláudio (PDT), de Fortaleza, onde passei uma semana vendo experiências de gestão, foi apontado em primeiro lugar. A capital cearense exibe para o País o troféu de ser a única sem nenhuma promessa pendente. O pedetista , no final do seu segundo mandato, já entregou seis das 18 promessas de campanha e cumpriu parcialmente as outras 12 que fez.

O lanterninha é o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). Das 55 promessas feitas na campanha de 2016, somente 11( 20% do total) foram cumpridas integralmente. Outras 11 foram atendidas parcialmente e 33 (60%) ainda estão pendentes. Dividem o “pódium da inoperância” com o piauiense, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), com 54,6% das promessas não cumpridas e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), com 50% das promessas pendentes.

Nacionalmente, os gestores que assumiram há três anos cumpriram apenas 39% das promessas feitas na campanha de 2016. Das 1.040 propostas contabilizadas, 406 foram cumpridas integralmente, o que representa 39% do total. As parcialmente cumpridas somam 254, ou 25%, e as que não foram cumpridas sequer parcialmente são 378, o que corresponde a 36%.

O levantamento leva em conta as propostas formalizadas pelos então candidatos junto à Justiça Eleitoral. As promessas são divididas em três grupos: as cumpridas integralmente, as realizadas parcialmente e as não realizadas. Entre as capitais, duas ficaram de fora, Goiânia (GO) e João Pessoa (PB).

No caso do Recife, o prefeito Geraldo Júlio (PSB ) fez 33 promessas, mas só cumpriu integralmente seis e 16 em parte, enquanto deixou de cumprir 11, estando entre os últimos avaliados nesse levantamento. Há uma diferença muito grande no fazer entre Fortaleza e Recife. Enquanto Geraldo há oito anos patina para reativar o Geraldão, Roberto Cláudio elencou 700 obras, avaliadas em R$ 1,5 bilhões, com data para iniciar e acabar, com um detalhe: todo o dinheiro em caixa.

“Não corremos nenhum risco financeiro de alguma obra atrasar ou não ser finalizada por falta de recurso. Todas elas têm seu recurso garantido via parceria com o Governo do Estado, Federal, mas, principalmente, através de novos financiamentos internacionais, nacionais, que já foram efetivados”, diz o prefeito cearense.

Oxalá Recife fosse assim, a população estaria, hoje, com outra feição e não vendo equipamentos de grande utilidade social, como o ginásio de esportes Geraldão e o Teatro do Parque com obras devagar quase parando, há dez anos. Em Fortaleza, o prefeito só anuncia e licita a obra quando o dinheiro já está no caixa, porque estabelece o prazo para a entrega sem risco de faltar recurso.

É por isso que Roberto Cláudio é, disparado, o melhor do Pais!

MELHOR DO QUE GERALDO - Já o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), onde também estive, se situa numa posição mais confortável do que Geraldo Júlio. Cumpriu 41% das promessas feitas durante a campanha de 2016. Segundo o mesmo levantamento, o democrata concluiu 28 das 68 promessas  até o terceiro ano do segundo mandato. De acordo com a análise, Neto também cumpriu, em parte, 16 das 68 promessas, o equivalente a 24%. E 24 (o que corresponde a 35%) ainda não foram concluídas. O mandato do prefeito baiano, também já em seu segundo mandato, encerra no dia 31 de dezembro deste ano.

SESSÃO TERNURA – Os paparicos socialistas ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, na última sexta-feira, no Recife, foram exagerados. Além de receber o pedetista para um café da manhã no Palácio das Princesas, o governador Paulo Câmara foi ao lançamento do livro dele na livraria Jaqueira do Paço, abraçado ao prefeito Geraldo Júlio. As longas sessões de ternuram têm um só objetivo: fritar junto ao comando nacional do PDT a pré-candidatura de Túlio Gadelha no Recife, praticamente oficializada por Lupi no ato no qual o deputado assumiu a presidência do diretório municipal.

TEOBALDO ENGOLIDO – O presidente estadual do Podemos, Ricardo Teobaldo, não é menino nem nasceu ontem na política. Sabe que o propósito da direção nacional da legenda é entregar o comando do partido no Recife à delegada Patrícia Domingos. “O perfil de Teobaldo desfoca de longe do da delegada, pontilhado pelo combate à corrupção e um discurso centrado no fim da velha política”, diz um aliado do senador Álvaro Dias, líder do Podemos no Senado, hoje um dos maiores entusiastas do projeto Patrícia Domingos.

O SILÊNCIO DE JARBAS – O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) voltou à rotina dos almoços às sextas-feiras no restaurante Leite, point da fauna política do Estado, mas sempre acompanhado de fiéis escudeiros, como Paulo Sérgio Macedo e Fernando Dueire, seu suplente no Senado. Antes protagonista da cena nacional, Jarbas anda muito calado, distanciado das questões do País e de Pernambuco, particularmente. Um bom sinal, entretanto, é que já voltou a degustar bons vinhos chilenos, mas mesmo assim não se anima para tratar de politica. Os mais próximos dizem que está esperando a arrumação do quadro sucessório no Recife para entrar em cena.

QUEIMA DE ARQUIVO? – A executiva nacional do Psol desconfia das circunstâncias em que Adriano da Nóbrega, miliciano ligado ao senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente da República, apareceu morto, ontem, no interior da Bahia. “O PSOL exige esclarecimentos e solicitará uma audiência com a Secretaria de Segurança Pública daquele Estado para obter maiores informações, uma vez que Adriano da Nóbrega era peça chave para revelar os mandantes do assassinato de Marielle e Anderson. Avaliaremos medidas que envolvam autoridades nacionais. Seguimos exigindo respostas e transparência para pôr fim à impunidade”, diz nota do partido.

JOGO SUJO – O superintendente da Sudene, Douglas Cintra, tem o respaldo da bancada federal da base de Bolsonaro na Câmara dos Deputados para continuar implementando políticas de fortalecimento do Nordeste à frente da instituição. Mas houve quem usou de má-fé querendo queimar Cintra com o presidente por este ter militado com o PT numa fase da sua trajetória política. O fato verdadeiro, porém, é que o arrojado empresário caruaruense votou em Bolsonaro e trabalhou pela eleição do presidente em jornadas eleitorais em sua Caruaru e no Agreste em geral.

SERIA INJUSTIÇA – Degolar Douglas Cintra por mera politicagem seria um pecado imperdoável do presidente. Afinal, nenhum superintendente da Sudene fez mais do que ele em menos de dois meses no cargo. Até então esvaziada, a instituição com ele no comando ganhou força e respeito. Já trouxe vários ministros a Pernambuco no pouco tempo na função e seu trabalho tem uma única finalidade: fortalecer a imagem do presidente e do Governo Federal na região, com programas voltados para os mais necessitados e desamparados.

Perguntar não ofende: Qual é a bomba, final, que este colunista trará, hoje, na edição zero do jornal O Poder, o primeiro no País em plataforma do Whatsapp?



Rede Cuca, a proteção social de Fortaleza

Fortaleza ganhou destaque nacional também por criar programas sociais em áreas de vulnerabilidade. Com 2,7  milhões de habitantes, a capital cearense já liderou o ranking de jovens que se envolvem com drogas e acabam engordando as estatísticas do mundo do crime.

Mas na gestão do prefeito Roberto Cláudio (PDT), o melhor do País, segundo levantamento do portal G-1 do Grupo Globo, a face cruel dos inferninhos está mudando em cima de um projeto que acompanha de perto o desenvolvimento do jovem.

Trata-se de uma verdadeira malha de proteção social batizada de Rede Cuca, que gera  oportunidades para o mercado de trabalho na aplicação de cursos e treinamentos.

A rede é formada por três Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude. Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim e Jangurussu atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos. 

Além disso, a Rede Cuca injeta na periferia de Fortaleza possibilidades e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de shows, espetáculos e cinema.

Seis mil vagas são abertas na Rede Cuca, em diversos cursos. Cada Cuca movimenta cerca de dois mil jovens diariamente, fazendo da Rede um dos maiores programas culturais do Estado do Ceará.

A Rede Cuca iniciou o ano com vagas para cursos e oficinas de formação continuada e práticas esportivas. As oportunidades são gratuitas e  disponibilizadas nos três Cucas (Barra, Jangurussu e Mondubim) de Fortaleza.

No Cuca Barra, as vagas são para cursos de Inglês, Atendimento Turístico, Informática Aplicada, Produção Cultural, Modelagem, entre outros. Além das oportunidades para os cursos de formação, os jovens também poderão aproveitar uma das  vagas para aulas de natação, pilates, rugby, triathlon, futebol de areia, entre outros.

Já no Mondubim, são vagas para cursos de Inglês Básico, Grupo de Teatro, Redação para Concurso, Fotografia para Iniciantes, entre outras oportunidades. Nos cursos de práticas esportivas, são incluídas aulas de futsal, jiu-jitsu, hidroginástica e outros.

No Cuca Jangurussu, os jovens contam com os cursos de Criação de Jingles e Vinhetas Musicais, Língua Portuguesa e Redação no Dia-a-dia, Produção de Filmes para Internet, Iniciação a Libras, entre outros. Além de tais oportunidades, também estão sendo disponibilizadas 1.365 vagas para aulas em modalidades esportivas, tais como: basquete, handebol, capoeira, muay thai, treinamento funcional, entre outros.

As matrículas são feitas no próprio local e para garantir a vaga  é preciso ter entre 15 a 29 anos, considerando que para os jovens abaixo dos 18 são necessárias cópias de documento de identificação pessoal; comprovante de residência; termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsáveis (disponível pela internet ou na ala de matrícula); e de documento de identificação pessoal do pai, mãe ou responsável.

 Os demais devem apresentar no ato da matrícula as cópias de documento de identificação pessoal e do comprovante de residência.

"A rede Cuca mudou minha vida, abriu o mundo para mim", diz o estudante Manoel José Marques Silva, 19 anos. Antes de entrar numa das Cucas, Manoel vivia na periferia envolvido com grupos violentos.

Hoje, ele já fala razoavelmente o inglês e está em fase de treinamento para o mercado turístico da cidade. Ele sonha em ser guia turístico. Além de se preparar para o trabalho, Manoel faz atividades físicas, como handebol e basquete

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia