Concurso Público : Saiba tudo sobre concursos públicos previstos para 2020
Enviado por alexandre em 01/01/2020 17:51:30


Fernando Oliveira/PRF

Antes mesmo das publicações oficiais de editais, salas de preparatórios são tomadas por concurseiros que miram colheitas prósperas. Na corrida contra o tempo, é no presente que candidatos de todo o Brasil tentam construir o futuro, ao investirem nos estudos como recurso que os levarão à aprovação. Para o ano de 2020, concursos em diversas áreas estão previstos e, mesmo sem a confirmação dos órgãos competentes, há quem acredite na realização dos certames e inicie a preparação sob incertezas.

O Ministério da Economia, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão revelou que existem quase 15 mil vagas solicitadas por órgãos federais que aguardam a realização de concursos públicos. Nos âmbitos estadual e regional também há previsões de processos seletivos que devem permear candidatos de níveis médio e superior. Nossa reportagem apurou, junto a docentes da área de preparatórios para concurseiros, quais processos seletivos devem ser realizados em 2020. Confira:

Pernambuco

A Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores – AMPASS – (Reciprev/Saúde Recife), da Prefeitura do Recife (PCR), deve realizar concurso público em 2020. A afirmação é do professor integrante do Nuce Preparatórios Abner Mansur, das áreas jurídicas, administrativa e pedagógica. O docente não crava, até então, o número de vagas previsto para o certame, mas acredita em um quantitativo expressivo.

“O mais quente de todos é o concurso do Reciprev. Muito esperado, salários altíssimos, girando em torno de R$ 7 mil, tanto para ensino médio e quanto superior. Há uma necessidade brutal de concurso público, porque quase todo mundo que está lá é contrato ou terceirizado. Certamente, no primeiro semestre, é o concurso que vai movimentar a galera de carreiras administrativas e o pessoal de ensino médio”, disse Mansur.

Em nota, a PCR, por meio da assessoria de comunicação do Reciprev, confirmou o indicativo de realização do processo seletivo. Portaria publicada pelo prefeito Geraldo Julio, no Diário Oficial do Município, traz detalhes da comissão da seleção. A banca organizadora do certame deverá ser definida até a primeira quinzena de janeiro.

A Secretaria de Educação do Recife também pode contar com uma seleção pública no novo ano. “Estima-se 2 mil vagas para serem preenchidas no período de quatro anos a partir desse concurso”, comentou o professor Abner.

De acordo com o docente, a Polícia Civil de Pernambuco é um dos concursos mais esperados pelos candidatos. O educador espera que a comissão seja formada após o Carnaval, em fevereiro.

“Para 2020, outro concurso muito esperado é o da Prefeitura de Olinda”, acrescentou o docente do Nuce. A previsão é que esse certame, se confirmado, tenha cargos para várias profissões.

Regional

O Nordeste deve contar com processos seletivos atraentes em 2020. Segundo o professor Abner, a Secretaria de Educação da Paraíba é um deles. Mil vagas estão previstas e a banca organizadora poderá sair antes do Carnaval. “As provas deverão ser realizadas, no máximo, em maio”, projetou.

“Outro concurso regional muito importante é o da Polícia Militar de Alagoas, um dos estados mais surpreendentes em termos de concurso. PM deve ter mais 500 vagas. Nós não temos mais motivos para duvidar. Nossa galera jovem, que sonha com carreira policial de ensino médio, certamente vai fazer. Vai lotar os cursinhos aqui em Recife”, declarou o educador.

Federal

Apesar do decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro, em que são extintos cargos federais de diversos concursos públicos, professores de cursos preparatórios afirmam que a decisão não afeta os principais cargos e professores seletivos. “Temos boas notícias em 2020. Os decretos de extinção de cargos do governo federal não influenciam nas carreiras. Tem concurso confirmado para 2020. Pode contar com um concurso na Receita Federal, por exemplo. A previsão é de 2 mil vagas”, disse Abner Mansur.

O coordenador e professor de pós-graduação em direito penal do Instituto dos Magistrados do Nordeste, Cláudio Firmino, também explanou que a maioria dos concursos federais não deve ser prejudicada. “Sobre a vedação de novos concursos prevista no decreto, esclareço que ela foi dirigida para alguns cargos específicos, tais como auxiliar de higiene dental, técnico de laboratório, auxiliar técnico, auxiliar institucional I, fotógrafo e administrador, no Ministério da Saúde, AGU e outros órgãos federais. Logo, ao contrário do que foi divulgado por alguns críticos, não houve uma vedação geral para realização de novos concursos federais, mas sim – e apenas – uma vedação para alguns cargos específicos listados no anexo III do decreto citado”, esclareceu Firmino, que também é coordenador e professor de “Carreiras Policiais” do Espaço Jurídico, preparatório situado no Recife, além de analista jurídico do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia