Brasil : ARMADILHA
Enviado por alexandre em 31/12/2019 00:41:06

Tarifa branca da conta de luz pode ser armadilha e fazer o consumidor pagar mais caro

A possibilidade de pagar menos na conta de energia faz brilhar os olhos de muita gente. Uma saída para isso é a tarifa branca de energia. O consumidor, porém, precisa prestar bastante atenção nos prós e contras antes de aderir a esta modalidade de cobrança. A opção pode ir de mocinha à vilã em questão de detalhes. 

Em vigor desde o dia 1º de janeiro, ela pode representar uma economia na conta de luz para os consumidores disciplinados e atentos aos horários e dias em que a energia custa mais barato. Entretanto, pequenos deslizes podem acabar fazendo o consumidor pagar ainda mais caro. 

O alerta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai para quem aderir à tarifa, mas continuar a usar chuveiro elétrico, ar-condicionado, ferro de passar e máquina de lavar roupas nos horários de pico – quando há mais consumo de energia e custo maior. 

O que é a tarifa branca? 

A tarifa branca entrou em vigor para unidades que tenham uma média de consumo médio mensal entre 250 e 500 quilowatt/hora (kWh). Segundo a Agência, 15,9 milhões de unidades consumidoras têm esse perfil, o que corresponde a 19,1% do total. A média do consumo residencial brasileiro é de 160kWh por mês.

A partir de 2020, todos poderão aderir à modalidade tarifária. Atualmente, existem 83 milhões de unidades consumidoras no país, de baixa e alta tensão. 

Embora a tarifa branca seja uma opção para todos os consumidores do país, cabe a cada uma das 69 concessionárias de energia elétrica definir os valores a serem cobrados dos clientes que aderirem. De acordo com a Aneel, não há uma fórmula nacional de horários e dias em que a energia custa mais barato.   Continue reading

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia