Amor e Sexo : 36% de pais no Brasil apontam horário das reuniões como empecilho para participação na escola
Enviado por alexandre em 04/12/2019 00:14:12

Insegurança impede um a cada seis pais de participarem da vida escolar de seus filhos Foto: Márcia Foletto / Marcia Foletto


Cerca de um terço (36%) dos pais no Brasil afirmam que os horários das reuniões dificultam a participação nas escolas de seus filhos, segundo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o grupo de países ricos.

A pesquisa foi realizada em 17 países e divulgada nesta terça-feira, junto com os resultados do Pisa (veja aqui), também aplicado pela OCDE. O estudo ouviu pais dos alunos que fizeram a prova — só no Brasil, foram 10 mil estudantes testados.

Além dos horários e dificuldade de ser dispensado do trabalho (apontado por 33% dos entrevistados), falta de segurança e dificuldade de transporte também foram citados como complicadores por, respectivamente, 18% e 13% dos responsáveis.

Isso significa que um a cada seis pais não participa mais da vida escolar do filho no Brasil por conta da insegurança. Esse índice chega a um a cada três no México e no Panamá.

Ainda de acordo com a OCDE, o Brasil tem uma das menores taxas de pais que participam de alguma atividade na escola entre os 78 países ou economias do Pisa.

De acordo com os diretores ouvidos no país, apenas 30% dos pais buscam os professores por conta própria para discutir o progresso de seus filhos e só 15% se voluntariam em alguma atividade extracurricular.

Nos países da OCDE, cerca de 41% dos pais dos alunos discutiram o progresso de seus filhos com um professor por iniciativa própria. No entanto, apenas 12% se voluntariaram para atividades físicas ou extracurriculares — índice mais baixo que os brasileiros.

Outro motivo alegado como um empecilho para a participação é a falta de informação. Um a cada cinco pais brasileiros afirmou que não frequenta o colégio do filho porque não sabe como poderia participar das atividades.

Em média, nos nove países e economias da OCDE que distribuíram o questionário para os pais, os problemas que os pais mais citavam como dificultando sua participação nas atividades escolares também estavam relacionados ao tempo: incluíam a necessidade de trabalhar (34%) e a inconveniência dos horários das reuniões (33%).

Estudos já descobriram que o envolvimento dos pais na educação de seus filhos tem um efeito positivo nos resultados dos alunos, mesmo que o efeito seja amplamente dependente da qualidade desse envolvimento.

“O envolvimento construtivo dos pais nas atividades escolares tem sido associado positivamente a, entre outras coisas, desempenho dos estudantes, habilidades sociais, bom comportamento, relações positivas com colegas de escola  e saúde mental”, afirma o relatório da OCDE.  

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia