Regionais : MDB de Ji-Paraná filia ex-vereador Isaú Fonseca, presidente da Ale alerta para necessidade de manufaturar produção agrícola, Casa Família Rosetta pede socorro
Enviado por alexandre em 06/11/2019 22:29:21

A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

MDB de Ji-Paraná filia ex-vereador Isaú Fonseca, presidente da Ale alerta para necessidade de manufaturar produção agrícola, Casa Família Rosetta pede socorro

 Industrialização – O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) abordou um assunto, esta semana, que merece mais atenção por parte dos nossos governantes, mais precisamente do governo do Estado e sua equipe. Ao participar da entrega de mais de 320 equipamentos e maquinários agrícolas a prefeituras graças a emendas da bancada federal dentro do programa Calha Norte, Laerte disse que Rondônia foi privilegiada. “Nosso estado é justamente isso. Rondônia é roça, é terra, é agricultura, é equipamento, é tecnologia, é produção e é tecnologia”. Mas pode ter mais laticínio, frigorífico, indústria de calçado, indústria têxtil, pode ter tudo, através da produção que vem da roça. Então é nisso que nós precisamos investir”

Industrialização II – Rondônia tem pouco mais de 37 anos de emancipação político-administrativa e mantém crescimento econômico, social e político acima da média nacional. É, ainda, um Estado emergente. A falta de indústria, de o Estado manufaturar pelo menos parte da produção agrícola, pecuária, leiteira prejudica um crescimento maior e mais vigoroso da economia. Laerte tem razão, pois hoje a soja, por exemplo, que se expande por todo o Estado poderia ter parte industrializada, garantir mais emprego e maior poderio econômico para Rondônia. O mesmo caso para a pecuária de corte e a leiteira e até a piscicultura, que cresce e se consolida. Por que exportar a produção in natura se podemos manufaturar, pelo menos parte dela?

Rosetta – A possibilidade de fechamento da Casa Família Rosetta, em Porto Velho, onde presta inestimáveis serviços à sociedade há mais de 27 anos merece atenção das nossas autoridades constituídas e da sociedade organizada. O trabalho social de maior relevância prestado à comunidade de menor poder aquisitivo, obrigação do governo (União, Estado e município) é fundamental e o fechamento da importante entidade que atende crianças e adolescentes com paralisia cerebral, onde é referência será um golpe muito forte a esses segmentos, geralmente esquecidos pela maioria da sociedade. É preciso juntar forças e buscar meios e formas para se evitar o fechamento da Casa.

Prefeito – Eleito vice-prefeito de Porto Velho em 2016, Edgar (do Boi) Tonial se prepara para salto mais ousado no próximo ano, apesar de não confirmar, quando perguntado. Edgar do Boi, como é conhecido percorre com regularidade os distritos, bairros e região central da capital mantendo contato com a população para saber saber de duas necessidades. Ele preside o DC no Estado, partido que ele organizou há anos na capital e no interior, mas caso opte pela eleição a prefeito no próximo ano dificilmente será pelo atual partido. Quem viver verá...

Ji-Paraná – O MDB, partido que, ainda, está entre os maiores do país sempre foi comandado em Ji-Paraná pelo casal Solange e o marido, Romildo Pereira. Agora é presidido no município pelo jovem empresário, Jônatas França, que está reformulando o antigo “Medeba” partido muito importante na história política do país. Jônatas comandará encontro no próximo dia 30, na câmara de vereadores a partir das 19h quando estarão sendo feitas filiações com a participação de lideranças regionais, inclusive do presidente estadual, Tomás Correia. Também ocorrerá a filiação do ex-vereador Isaú Fonseca, que poderá ser o candidato do partido a prefeito em 2020.

Respigo

O PDT não está 100% unido em Ji-Paraná, onde o prefeito Marcito Pinto deverá buscar um novo mandato nas eleições do próximo ano. O problema é que o ex-deputado estadual, que também foi vice-governador Airton Gurgacz é nome forte para disputar a prefeitura +++ Um problema que o presidente regional, senador Acir Gurgacz terá nas convenções para escolha dos candidatos a prefeito, vice e a nominata de vereadores. Marcito assumiu com a renúncia de Jesualdo Pires, em março de 2018, que concorreu ao Senado e vem realizando um trabalho considerado bom. Ocorre que Airton é bom de voto e tio do senador Acir e logicamente tem mais trânsito no partido +++ A violência e a criminalidade são crescentes em todos os estados, mas em Rondônia está passando da média tolerável. Cidade como Vilhena, sempre tranquila e ótima para se morar está extremamente violenta nos últimos tempos com mortes misteriosas, trânsito violento, assaltos, roubos, uma lástima.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia