Brasil : VAGA LUME
Enviado por alexandre em 27/10/2019 02:22:59

Projeto Vaga Lume a força da leitura entre as crianças de Ouro Preto do Oeste

Empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias como espaço para compartilhar saberes é com este proposito social que temos o Projeto Vaga Lume. O Projeto Vaga Lume tem incentivado a leitura em uma escola na zona rural de Ouro Preto do Oeste, interior de Rondônia. Desde 2001 a Ong Vaga Lume já atendeu 160 comunidades rurais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Professores aprendem a ser mediadores nas rodas de leitura, uma metodologia que faz os alunos interagirem com o mundo dos livros.

O município de Ouro Preto do Oeste é o único do Estado de Rondônia a ter o Projeto mencionado implantado e que atualmente é desenvolvido em duas escolas municipais localizadas na zona rural da cidade a saber: Escola municipal 22 de Dezembro e Escola municipal Maracatiaia. No período de 28 a 30 do corrente mês representantes do projeto oriundos da cidade de São Paulo estarão em Ouro Preto do Oeste, para fazer o trabalho de avaliação, bem como fazer a entrega de acervos literários edição 2019 ao município.

O Projeto Vaga Lume iniciou em Ouro Preto do Oeste no ano de 2001 quando foram implantadas as duas primeiras bibliotecas na Comunidade Zumbi e na Escola municipal Brasília, atualmente o município conta com quatro voluntários entre os quais o professor Joaquim e a Neuza que incentivam o habito da leitura entre as crianças e até mesmo pessoas adultas.

O objetivo geral de contribuir para o desenvolvimento comunitário, especialmente nos aspectos culturais, educacionais e organizacionais de comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira.

Atualmente os objetivos específicos do projeto são assim definidos: implantar e fortalecer bibliotecas comunitárias, sensibilizar e mobilizar a comunidade para questões culturais e ambientais locais e integrar e articular atores sociais locais.

A prefeitura de Ouro Preto do Oeste por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semece como seu corpo técnico formado pela titular da pasta Andresa Justino, professor Claudio Martins da Silva coordenador de ensino fundamental e a professora Josimara Rosa Pereira diretora pedagógica vem dando o apoio necessário para que o projeto seja cada vez mais fortalecido e a comunidade seja atendida dentro do que propõe o referido projeto Vaga Lume. No entanto nem tudo são flores e o Projeto Vaga Lume corre o risco real de ser encerrado no ano de 2020 no município de Ouro Preto do Oeste por fatores nada republicano.

 

Sobre o projeto

 

A Vaga Lume é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2001 com o propósito de empoderar pessoas e comunidades da Amazônia Legal brasileira a partir da promoção da leitura e gestão de bibliotecas comunitárias como espaço para compartilhar saberes. Em uma região onde o analfabetismo atinge 18,4% da população com mais de 15 anos e há apenas uma biblioteca pública para cada 47 mil habitantes, a organização promove o acesso ao livro e à leitura para crianças e jovens, certa de que esse investimento pode garantir a transformação social da Amazônia. Hoje, a Vaga Lume mantem vivas e ativas 149 bibliotecas comunitárias, com apoio de mais de 900 voluntários capacitados para atuar como mediadores de leitura e gestores desses equipamentos culturais. Essas ações garantem que mais de 25 mil crianças e jovens da Amazônia, que são os verdadeiros guardiões da floresta, utilizem os livros como ferramenta de empoderamento, de valorização de suas culturas e de transformação endógena de suas realidades.

 

Como sua doação vai ajudar

 

Com os valores arrecadados é possível garantir que as bibliotecas comunitárias da Amazônia recebam mais livros de literatura novos e de qualidade; assegurar que mais professores, adultos e moradores sejam capacitados como mediadores de leitura; e que, consequentemente, mais crianças e jovens tenham acesso à leitura em uma região que oferece baixas condições de desenvolvimento e garantias de direitos a seus habitantes.

Contato

Associação Vaga Lume

Rua Aspicuelta, 678 – Vila Madalena | São Paulo, SP

11 30326032

info@vagalume.org.br

www.vagalume.org.br

Facebook.com/associacaovagalume

Instagram.com/_vaga_lume_



 

Fonte: Alexandre Araujo com informações de Ascom do Projeto Vaga Lume

 

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia