Regionais : MEC divulga resultados preliminares do Censo Escolar 2019
Enviado por alexandre em 03/10/2019 08:47:52

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (02) os resultados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica 2019. Os resultados podem ser conferidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Agora, os responsáveis pelas escolas públicas têm até 31 de outubro para conferir, complementar e, se for necessário, corrigir as informações publicadas.

Após a retificação, caso necessária, não será mais possível alterar os dados informados na Matrícula Inicial do Censo Escolar 2019, de acordo com o MEC. A divulgação dos resultados finais do Censo Escolar, das sinopses estatísticas, com todas as redes de ensino, de forma contextualizada, e com microdados públicos está prevista para o final de janeiro de 2020.

Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.

O Censo abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: o ensino regular – educação infantil, ensino fundamental e médio; a educação especial; a Educação de Jovens e Adultos (EJA); e a educação profissional, que abrange cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional.



Abraham Weintraub é ministro da Educação Foto: Jorge William / Agência O Globo

O cronograma do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cujas provas serão aplicadas entre 21 de outubro e 1º de novembro em todo o país, poderá sofrer alterações. O governo federal diz que estuda “estender o prazo” em alguns estados a pedido deles próprios.

Já secretários estaduais relataram que foram consultados sobre a possibilidade de um adiamento do início da aplicação das provas, que são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O desempenho no Saeb compõem uma parte da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele avalia alunos do 2º ano do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática, e também inclui provas de português e matemática para todos os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e para concluintes do ensino médio de escolas públicas. No caso das particulares, a aplicação será para uma amostra.

A presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), Cecília Motta, à frente da pasta no Mato Grosso do Sul, afirma que recebeu contato sobre a necessidade de adiar por um período breve a aplicação nas escolas sul-mato-grossenses há cerca de dez dias.

Segundo ela, a comunicação foi feita em nome da Fundação Cesgranrio, contratada pelo Inep para aplicar a prova. O motivo seria dificuldades de impressão da prova, que já foi enviada para a gráfica.

O secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amancio, também relata que sua equipe foi acionada por responsáveis pelo exame a respeito da possibilidade de o estado deixar para aplicar o Saeb nos últimos dias do prazo estabelecido. A dificuldade de garantir a entrega das provas também é o motivo apontado.

— Recebemos esse contato, mas não gostaríamos de deixar para os últimos dias do prazo, porque tumultua o nosso cronograma, afirmou Amancio. Continue reading

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia