Regionais : Ex – secretaria de Governo tem trabalho reconhecido pelo Legislativo municipal de Mirante da Serra
Enviado por alexandre em 04/09/2019 10:37:06

Ex – secretaria de Governo tem trabalho reconhecido pelo Legislativo municipal de Mirante da Serra

A ex- secretária Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto do Oeste a servidora pública do quadro federal Maria Araújo de Oliveira teve o seu trabalho reconhecido pelo Legislativo municipal de Mirante da Serra. O autor da propositura feita na Tribuna da Casa de Leis foi o vereador Eder Trindade (PSDB), que descreveu a trajetória das ações da ex –secretaria de Governo nos dois mandatos do então e agora senador da República Confúcio Moura, ações estas que foram plantadas e que os frutos estão sendo colhidos agora assim descreveu o nobre edil.

O vereador Eder Andrade asseverou que uma das inúmeras ações profícuas que a ex –secretária de Governo Maria Araújo, construiu desde o alicerce até se torna realidade foi a fábrica de artefatos que foi inaugurada recentemente na Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste com a presença de diversas autoridades dos três Poderes constitucionais (executivo, legislativo e judiciário). O vereador que é Policial civil e já foi diretor geral da Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste, afirmou que quando esteve a frente do cargo sempre teve o apoio incondicional da ex – secretária de Governo Maria Araujo no tocantes as demandas apresentadas em prol da unidade prisional e entre estas ações destaca assim se expressou o nobre edil as tratativas para se construir uma fábrica de artefatos no qual agregaria os municípios da região central do Estado por meio de suas prefeituras. “Venho aqui nesta Tribuna da Casa de Leis fazer um elogio esta pessoa chamada Maria Araújo de Oliveira, mulher guerreira que quando esteve a frente da representação do Governo do Estado na região central do Estado, deixou a sua marca, marca esta de bons serviços prestados a toda sociedade. Sem ter qualquer vaidade ao cargo a Sra. Maria Araújo, buscou e cumpriu o seu papel de forma exemplar e cito aqui como exemplo a fábrica de artefatos que já está funcionando na Casa de Detenção de Ouro Preto, esta e outras ações pontuais nos fazem reconhecer o seu trabalho digno e transparente”, discursou o vereador Eder Trindade que recebeu a parte de seus pares de forma elogiável.

Durante o ato de inauguração da fábrica de artefatos o trabalho da ex – secretaria de Governo Maria Araújo foi elogiado pelas autoridades presentes a exemplo do promotor de Justiça Thiago Cadore que fez uma menção honrosa a mesma assim como todos que ocuparam o dispositivo para falar. O prefeito de Vale do Paraíso Charles Gomes Pinheiro pontuou que o projeto só se tornou uma realidade graças ao empenho sacerdócio da ex – secretária que não media esforços para construir este projeto social, a opinião do alcaide foi compartilhada pelos seus colegas Adinaldo Andrade (Mirante da Serra), Adinael Azevedo (Nova União) e Vagno Gonçalves Barros (Ouro Preto do Oeste).

 

A ex - Secretária de Governo Maria Araújo de Oliveira em visita à fábrica de artefatos de concretos no Centro de Ressocialização de Buritis/RO

O que é o Projeto

O projeto idealizado com a chancela do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog com a coordenação da Secretaria Executiva Regional polo IV, Secretaria de Estado de Justiça – Sejus, Fundo Penitenciário – Fupen/Sejus, Casa de Detenção local, Poder Judiciário através da Vara de Execuções Penais da Comarca de Ouro Preto, prefeituras de Ouro Preto, Mirante da Serra, Nova União e Vale do Paraíso e Universidade de Ouro Preto – Uneouro.

A implantação da fábrica de artefatos de concreto é uma demanda apresentada pelo Núcleo de Projetos Regionais de Ouro Preto do Oeste, sendo que o mencionado projeto consta do bojo do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável – PDES 2015/2030 – Diretriz II – Bem Estar Social 6 – Programa de Segurança Pública. A mão – de – obra que será utilizada é dos reeducandos do regime semi - aberto que estão cumprindo pena na Casa de Detenção local. Nesta fase inicial será utilizado a mão de obra de 24 reeducandos, que segundo pontuou a secretária de Governo, poderão produzir diariamente de segunda à sexta – feiras com uma jornada de trabalho diário de 8 horas intercalado para o almoço, algo em torno de 6 mil bloquetes e 25 manilhas por dia trabalhado. Lembra a secretaria que os reeducandos que vão trabalhar terão o direito na remissão de pena, o que consiste em redução de um dia na pena a cada três dias trabalhado.

 

Uma comissão técnica formada por membros da Secretaria Executiva Regional, Casa de Detenção e Núcleo de Projetos Regionais será responsável para conferir os insumos disponibilizados pelas prefeituras o que dará uma celeridade e transparência quanto a fabricação e entrega dos artefatos de concretos. Cada prefeitura vai contratar no mínimo 06 (seis) reeducandos e fica a critério de cada prefeito fazer mais contratações que se façam necessárias, estas contratações não onerar a folha financeira segundo consta no projeto.

 

A ex secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira presente ao ato de inauguração da fábrica de artefatos

Fonte: Alexandre Araujo/www.ouropretoonline.com

Publicidade Notícia