Brasil : AO NATURAL
Enviado por alexandre em 01/09/2019 00:10:36

Veja os benefícios para a saúde de consumir o coco natural

As refeições intermediárias são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Para acertar nos lanches, você devem priorizar alimentos com fibras, proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos bons. Uma opção é incluir coco ralado ou em cubinhos na sua marmita, que podem ser acompanhados de oleaginosas (castanha do para e de caju).


De acordo com a nutricionista Kely Ferreira, da Taeq, coco tem propriedades fortalecedoras do sistema imunológico, pois é rico em ácido láurico, componente com propriedades antimicrobiana.


"O coco oferece vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico. A água de coco, por exemplo, regula o intestino, ajuda a hidratar e combate a retenção de líquidos. Tanto a água quanto a polpa também são ricas em potássio, que auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial e protege a função neuromuscular", explicou a especialista.


Outro benefício é combater compulsão alimentar, pois as gorduras boas do coco garantem saciedade.


A nutricionista da Taeq listou as formas mais saudáveis de consumir coco. Confira:


Coco branco (polpa): a polpa do coco é repleta de flavonóides, nutrientes que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas. "O coco também é rico em carboidratos que ajudam a repôr energia perdida", destaca Kely.


Coco ralado ou em lascas: contém os mesmos benefícios do coco fresco, porém a fruta passa pelo processo de desidratação. Pode ser consumido puro, em receitas ou adicionado aos lanches.


Água de coco: de acordo com a Anete Mecenas, nutricionista responsável pelo Espaço de Nutrição Anete Mecenas, a água de coco é excelente fonte de sódio e potássio, o que a torna uma potente aliada para manter a hidratação do corpo e prevenir cãibras. "Outros minerais são encontrados na água de coco, tais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, são fontes de vitaminas quantidade como as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C - que conferem ao coco propriedade antioxidante".


Óleo de coco: também fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento da tireoide, aumenta a disposição e a queima de gorduras. No preparo de alimentos, a iguaria é a melhor alternativa, pois é muito estável e não altera sua estrutura química quando exposta a altas temperaturas, continuando saudável durante o cozimento dos pratos.


Leite de coco: segundo a Anete, o leite de coco é fonte de vitamina A e E, e minerais como potássio e cálcio. Além disso, é excelente fonte do ácido graxo láurico que atua fortalecendo a imunidade. O produto também é uma alternativa livre de lactose para aqueles que são intolerantes ou alérgicos ao leite animal. A bebida é vegetariana e não tem soja ou glúten.

 

iBahia



Dieta com jejum em dias alternados faz perder 3,5 quilos em um mês
O estudo foi publicado no periódico científico Cell Metabolism.

Créditos: reprodução do Google

 

Fazer jejum não é para todos. Mas, para aqueles indivíduos saudáveis e que aguentam passar muitas horas sem comer, o método é uma excelente forma de emagrecer, indica um estudo publicado no periódico científico Cell Metabolism.


A pesquisa mostrou que ficar 36 horas sem comer algumas vezes por semana ajuda a perder peso, mas é necessário intercalar o próximo jejum com períodos de doze horas para comer adequadamente (inclusive alguns alimentos mais calóricos).


Os resultados mostraram que a prática, denominada de jejum de dias alternados (ADF, na sigla em inglês), promove a restrição calórica em 35% e ajuda na perda de, pelo menos, 3,5 quilos em quatro semanas.


De acordo com os investigadores, a eficiência da dieta pode estar associada ao fato do organismo humano estar acostumado a longos períodos de jejum seguidos de excessos alimentares, já que os nossos ancestrais não tinham uma rotina alimentar determinada e comiam quando era possível.


“A elegância da dieta está no fato de não exigir que os participantes contém as refeições que ingerem e calorias: simplesmente não comem nada por um dia”, comentou Thomas Pieber, principal autor do estudo, à revista Time.


Apesar disso, os pesquisadores ressaltaram que ninguém deve iniciar a dieta sem consultar um especialista, já que nem todas as pessoas estão em condições de se submeter a uma restrição calórica tão extrema. A equipe ainda salientou que mais estudos são necessários para entender os mecanismos que tornam o jejum de dias alternados tão eficiente.

 

Notícias ao Minuto


Pipoca engorda? Aprenda a fazer duas receitas fitness
O alimento não só tem um baixo teor de caloria como é fonte de fibras e ajuda na saciedade.

Créditos: reprodução do Google

 

Querida por muitos, a pipoca pode ser uma grande aliada na dieta. O que muita gente não sabe é que o que engorda este alimento são seus “acompanhamentos”: óleo, manteiga, sal, ou, no caso das doces, o achocolatado e o leite condensado. As de micro-ondas são ainda piores, por possuírem um teor de sódio e de conservantes muito alto.


No entanto, a pipoca “pura”, não só tem um baixo teor de caloria como é saudável. É um alimento derivado do milho e rico em fibras, que ajudam o intestino a funcionar corretamente e a eliminar o inchaço na região da barriga.


A parte amarela da pipoca é formada por amido, que evita picos de glicose no sangue. Além disso, aumenta a sensação de saciedade. Pensando nesses benefícios, que tal inserir a pipoca, com moderação, na sua dieta? Para isso, confira duas receitas de pipocas fitness:


A base das duas receitas é a mesma. Em um recipiente de vidro fundo, coloque a quantidade desejada de pipoca, com um pouco de água (três colheres para 100 gramas). Cubra o pote com a tampa para micro-ondas e deixe até estourar, tomando cuidado para não deixar queimar.


Para acrescentar sabor a pipoca, uma receita sugere polvilhar a canela em pó sobre o alimento, deixando um sabor doce. A outra opção é com creme de whey.


Para fazer esse creme basta misturar o produto com um pouquinho de água, até que fique na consistência de um brigadeiro. É importante lembrar que o whey protein possui algumas restrições de consumo, por isso, antes de fazer a receita, consulte um profissional.

 

iBahia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia