Política : RONDÔNIA
Enviado por alexandre em 31/08/2019 22:20:00


Bolsonaro já defendeu usinas em terras indígenas

Na Câmara, Bolsonaro defendeu contrução de usinas em terras indígenas. No passado, Bolsonaro dizia que só 'pressão internacional' impediria obras na Amazônia.

Presidente Jair Bolsonaro Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS

Época - Coluna de Guilherme Amado

Por Naomi Mitsui

 

No passado, Bolsonaro dizia que só 'pressão internacional' impediria obras na Amazônia

Ainda nos tempos de deputado federal, Jair Bolsonaro afirmou que apenas uma "pressão internacional" impediria que o Brasil não produzisse e vendesse energia em hidrelétricas construídas na Amazônia.

"Se um dia os supercondutores forem realidade — espero que sejam —, a região amazônica, teoricamente, poderá exportar energia elétrica para o mundo todo. Só não o fará se houver pressão internacional", disse no discurso proferido no plenário da Câmara em 17 de outubro de 2001.

O então deputado defendia a construção de usinas em áreas indígenas.

"Espero que o espírito da lei seja acolhido pelos colegas da região amazônica, a fim de construirmos hidrelétricas nas áreas indígenas", falou, no mesmo pronunciamento.

E terminou falando que a Amazônia é um estado: "Que os colegas amazônidas se inspirem nesse projeto, para que venhamos a construir hidrelétricas em reservas indígenas no estado da Amazônia".

Na semana passada, o governo de Jair Bolsonaro incluiu em seu plano de privatizações a  construção de hidrelétricas em regiões amazônicas e indígenas de Roraima e Rondônia.



Rusgas entre Bolsonaro e Moro "são página virada"

(Foto: Marcos Corrêa/PR)

De O Estado de S. Paulo - Por Coluna do Estadão

 

Depois do evento em que Jair Bolsonaro e Sérgio Moro trocaram afagos, a versão que corre no Planalto é de que as rusgas já são página virada.

Será?

Mas há constrangimento em tocar no assunto. Com a popularidade do presidente em queda, seus auxiliares não querem consolidar a imagem de que Bolsonaro está em rota de colisão com Moro.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia