Política : OS DONOS DO PEDAÇO
Enviado por alexandre em 11/08/2019 10:05:14

Os governadores do Nordeste acham que são "os reis da área", diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que os governadores do Nordeste se consideram “os reis da área” e querem separar a região do resto do país. Bolsonaro negou que haja um desfavorecimentos dos recursos para a região.

— Tem uns governadores do Nordeste que querem separar o Nordeste do Brasil. Não vão conseguir. Não vão precisar de outro (Duque de) Caxias para manter o Brasil unido. Eles acham que são os tutores, os reis da área. Não são os reis da área. Para você liberar empréstimo, você tem uma gama de pré-requisitos, vocês não pode simplesmente liberar a bel prazer. Estamos liberando muito recurso para o Nordeste, disse o presidente, ao deixar o Palácio da Alvorada.

Bolsonaro tem tido atritos com os governadores da região, a única em que ele não venceu nas eleições, principalmente após ter um microfone ter captado ele se referindo a eles como “governadores de Paraíba”. Depois, ele negou que tenha usado o termo. 

Nesta sexta, o presidente se referiu aos governadores como “petralhada”, apesar da maioria deles não ser filiada ao PT, e disse que para eles a mentira “é oxigênio”.  

— Se essa petralhada parasse de mentir, já estaria fazendo um grande serviço à nação. Mas a mentira para eles é oxigênio.

Bolsonaro criticou o governador da Bahia, Rui Costa (PT), por assumir a responsabilidade da construção do aeroporto de Vitória da Conquista. A inauguração do aeroporto, no mês passado, foi motivo de uma troca de farpas pública ente os dois. O aeroporto foi construído com 70% de verbas federais, dos governos de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), e 30% de recursos estaduais.

— Olha o governador da Bahia anunciado, nas revistas de empresas aéreas, que o aeroporto de Vitória da Conquista é uma obra dele. Primeiro, é uma obra do povo. Outra, 90% de dinheiro da União, 10% deles. Para que isso daí? Eles querem crescer em cima de obra dos outros.



O presidente Jair Bolsonaro promete indicar novo chefe da PGR até a próxima semana Foto: Marcos Correa / Marcos Corrêa/PR

Por Guilherme Amado/Época

A avaliação do governo Bolsonaro no Nordeste chegou a seu pior patamar neste mês, com o ruim e péssimo alcançando 53% dos entrevistados da pesquisa XP Investimentos/Ipespe.

As entrevistas foram feitas nos dias 5, 6 e 7 de agosto, portanto duas semanas após o presidente se referir aos governadores nordestinos pejorativamente como “paraíbas”.

Em janeiro, a avaliação do presidente no Nordeste tinha 33% de ótimo e bom, 31% de regular, 26% de ruim e péssimo e 11% da população que não quis ou não soube responder.

Na medição de agosto, a avaliação do presidente na região tem 20% de ótimo e bom, 24% de regular e 53% de ruim e péssimo. 3% da população não quis ou não soube responder.

Os números são muito piores do que os índices alcançados por Bolsonaro no restante do país.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia