Regionais : Temperatura de Rondônia pode elevar 7º, destaca pesquisador do Inpa
Enviado por alexandre em 12/07/2011 21:39:09




O doutor Charles R. Clement, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), foi o palestrante da abertura do Seminário “Perspectivas Florestais para Conservação da Amazônia”. Dr. Clement falou sobre economia verde e o desenvolvimento sustentável a partir de diversos usos da biodiversidade para manter a cobertura florestal. Estudos mostram que poderá haver aumento de 7oC na temperatura de Rondônia até o ano de 2100, revelou o pesquisador.

O evento acontece no auditório da Unir-Centro, em Porto Velho, nos dias 11 e 12 julho, promovido pelo Centro de Estudos Rioterra e Universidade Federal de Rondônia (Unir). Pesquisadores florestais e ambientais são os debatedores sobre alternativas para o desenvolvimento regional.

Em sua palestra, Clement destacou a falta de governança e os baixos investimentos em pesquisas como barreiras para o futuro da Amazônia. Destacou como alternativas de uso da biodiversidade o manejo florestal, silvicultura, fruticultura e agro-energia, produtos florestais não madeireiros, bioprospeccão e o ecoturismo.

Após a palestra, o geógrafo Alexis Bastos apresentou o Projeto Semeando Sustentabilidade, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Bastos falou sobre os objetivos, área de atuação, apresentou as ações e resultados por eixos temáticos.

Outras palestras acontecem durante todo o dia 12 (terça-feira).


Autor: Assessoria

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia