Mais Notícias : Paraguai quer impeachment do seu presidente
Enviado por alexandre em 01/08/2019 08:46:28

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os presidentes Mario Abdo Benítez e Jair Bolsonaro no evento em Foz do Iguaçu

Mario Abdo Benítez é acusado de traição à pátria após documento assinado com Brasil aumentar custos paraguaios em US$ 200 milhões

Causa é acordo anergético com o Brasil assinado por Bolsonaro

Folha de S.Paulo

Partidos de oposição do Paraguai anunciaram nesta quarta-feira (31) que apresentarão um pedido de impeachment contra o presidente, Mario Abdo Benítez, e o vice-presidente, Hugo Velázquez, em meio a uma crise política detonada pela assinatura de um acordo energético com o Brasil.

Políticos e parlamentares reagiram contra a assinatura do acordo, que estabelece um cronograma para a compra de energia gerada pela hidrelétrica binacional Itaipu até o ano de 2022. 

O acordo —fechado em maio, mas conhecido publicamente apenas na semana passada — elevará os custos para a empresa estatal de eletricidade do Paraguai em mais de US$ 200 milhões, segundo legisladores e o ex-diretor da entidade. 

"Vamos preparar a documentação necessária para o processo por traição à pátria. Isso significa mau desempenho, e serão necessárias novas eleições", disse Efraín Alegre, presidente do Partido Liberal, a principal sigla de oposição no país. 

A oposição convocou ainda manifestações para a próxima sexta-feira (2).  O processo de impeachment deve ser iniciado na Câmara dos Deputados, onde são necessários 53 votos para a acusação.

O processo de impeachment deve ser iniciado na Câmara dos Deputados, onde são necessários 53 votos para a acusação.

A abertura do processo foi garantida pela adesão, na noite de quarta, do Honra Colorada, movimento dissidente liderado pelo ex-presidente Horacio Cartes —as siglas da oposição, como o Partido Liberal Radical Autêntico, o Partido Encontro Nacional e outros, reuniam apenas 38 votos. 


É Bolsonaro : paraguaios citam seu presidente traidor

Com a escalada da crise que agora ameaça o mandato do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, o governo do país vizinho pediu para antecipar e fazer nesta quinta (1º) a reunião que vai abrir caminho à rescisão do acordo de concessão de energia da hidrelétrica Itaipu.

Inicialmente, o Itamaraty receberia os paraguaios na sexta (2), mas novas adesões ao grupo que pede o impeachment do presidente paraguaio sob alegação de que ele traiu o país ao chancelar um “acordo entreguista” aceleraram as negociações.

A situação de Benítez é tão delicada que pessoas envolvidas nas discussões passaram a pregar que o Brasil considere aderir à denúncia do trato–termo formal para a rescisão– para dar força ao paraguaio. Até esta quarta (31), o acertado era que apenas o país vizinho reivindicaria a anulação.

Bolsonaro quer preservar o mandato de Benítez para manter um aliado na América do Sul, principalmente com o risco de revés na eleição argentina e vitória do candidato de Cristina Kirchner.  (Danila Lima - FSP)



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia