Justiça em Foco : De Moro para destruir mensagens de deixa STF perplexo
Enviado por alexandre em 26/07/2019 09:24:48

De Moro para destruir mensagens de deixa STF perplexo

Aviso de Moro que mensagens serão destruídas deixa magistrados do STF perplexos

Ministro Marco Aurélio se manifestou afirmando que apenas o Judiciário tem esse poder

Mônica Bêrgamo - Folha de S.Paulo

A informação de que o ministro Sergio Moro afirmou a autoridades que as mensagens apreendidas com hackers serão destruídas, revelada pela Folha, deixou magistrados do STF (Supremo Tribunal Federal) perplexos.

O ministro Marco Aurélio Mello se manifestou logo depois afirmando que apenas o Judiciário tem esse poder —mas outros magistrados vão além. Eles dizem que só o STF poderia analisar a eventual destruição de mensagens que envolvem autoridades com foro privilegiado— como Jair Bolsonaro e o próprio Moro.

E Moro avisou a Câmara dos Deputados que outros parlamentares, além do presidente da casa, Rodrigo Maia, também podem ter sido alvos de hackers. A informação não surpreendeu: há tempos deputados relatam invasões de seus celulares.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) foi hackeado em 2018. O golpista enviou mensagens a conhecidos dele pedindo dinheiro emprestado. Uma das pessoas chegou a depositar R$ 800 em uma conta, acreditando que era de Teixeira. O parlamentar ressarciu o amigo –e cobrou da operadora, que devolveu a ele o dinheiro.



Vaga de Raquel: Moro não quer Aras; e Bolsonaro quer

Sergio Moro fez chegar a integrantes do governo que não vê com bons olhos a possível indicação de Augusto Aras, subprocurador-geral da República, ao comando do Ministério Público Federal.

Segundo relatos, ele não enxerga no candidato a figura de um grande aliado da Lava Jato.

Ainda assim, pessoas próximas a Aras acreditam que hoje ele é o favorito na corrida pela PGR. Como prega intenção de destravar a agenda econômica do governo, teria ganhado pontos com o presidente.

Além disso, Bolsonaro costuma ouvir pessoas que estão com ele há anos, como Alberto Fraga (DEM-DF), amigo do subprocurador. (Folha Painel)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia