Brasil : FUTEBOL
Enviado por alexandre em 17/07/2019 09:24:21

Futebol uma paixão nacional

Por Danizete Siqueira de Lima

Por não ser bem a nossa praia e gerar muitas polêmicas, pouco comentamos aqui sobre futebol. Hoje, especificamente, dedicamos algumas linhas de nossa crônica para parabenizarmos, embora com um certo atraso, os “meninos do Brasil” pela brilhante conquista da Copa América que, à exceção do empate em 0 x 0 no primeiro jogo contra o Peru, ganhamos todos os outros jogos, o que culminou com a conquista do título, no penúltimo domingo, 07 de julho. Com um time de garotos aparentemente inofensivos, o técnico Tite conseguiu o seu objetivo, deixando para trás seleções como Argentina, Uruguai e Paraguai entre as mais fortes da competição.

O Brasil deu o seu recado e os garotos mostraram que poderão render bons dividendos em uma próxima competição, quando estarão mais maduros e afinados, como é o caso do cearense Everton Souza, o “cebolinha”, onde já se especula que o seu valor de mercado atual foi multiplicado por 1000 vezes. Esse garoto de 23 anos, que ganhava no Grêmio algo em torno de R$ 30.000,00/40.000,00, teve seu contrato renovado logo após a copa, até 2022. Não se sabe ao certo qual o seu novo salário, mas só a multa rescisória é de 60 milhões de euros, que equivale em reais a R$ 287 milhões sendo esse o seu maior prêmio pelo destaque na Copa América.

Em nossa avaliação merecem destaque dois veteranos que tiveram papéis importantes na defesa da nossa canarinha: o lateral direito Daniel Alves, de 36 anos e o zagueiro Thiago Silva, de 34 anos.

No feminino, as nossas atletas não tiveram a mesma sorte e foram eliminadas da Copa da França logo nas oitavas de final. Achamos que o time poderia ter rendido mais embora, como elas mesmas fizeram questão de frisar, falta incentivo e condições de trabalho para as atletas. Em todo caso valeu pela participação e nós parabenizamos as equipes tanto masculina quanto feminina. O título da sul americana veio em boa hora, pois um jejum de 6 anos é muito para um país que tem a nossa tradição no futebol..

Agora vamos mudar um pouquinho para falar dos nossos clubes. O que é que está acontecendo com o futebol brasileiro? No último sábado, com o retorno do campeonato brasileiro série “A”, fizemos uma coisa que há muito não fazíamos: ligamos a televisão para vermos o jogo entre Vasco e Grêmio, quando o Vasco começou ganhando com um gol de pênalti e o Grêmio, por está jogando em casa e ter criado mais oportunidades, acabou virando o jogo para 2 x 1.

Após esse jogo demos uma “brechada” em Santos e Bahia e, em ambos os jogos, sentimos uma grande carência daqueles craques que estávamos acostumados a ver. Quem não lembra de um Zico no Flamengo; de um Roberto Dinamite no Vasco; de um Romário que passou por vários clubes, de um Ronaldinho Gaúcho no Grêmio; de um Marcelinho no Corinthians; de um Bebeto, de um Ronaldo fenômeno, de um Cacá, de um Raí e de tantos outros astros da bola?

Ficamos tristes por não vermos mais as tardes/noites de sábados e domingos tão festivas como em outros tempos. E os números não nos deixam mentir. O recesso por conta da Copa América trouxe o campeonato para a décima rodada e o que vemos na tabela de classificação é um raio-X da decadência futebolística. Como exemplo podemos citar clubes como Fluminense e Vasco somando 9 pontos (30% de aproveitamento) enquanto o Cruzeiro amarga um 17º lugar, já na zona de rebaixamento.

É ou não é estranho? E para completar a nossa tristeza não temos nenhum clube pernambucano nos representando no tão sonhado Grupo de Elite. E vejam que já tivemos por lá em várias competições: Sport, Santa Cruz e Náutico.

Por fim a nossa tradicional pergunta: O que é que está acontecendo com o nosso futebol, será decadência, crise ou estamos ficando mais exigentes?

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia