Regionais : Pesquisa mostra que mensagens vazadas pouco afetam credibilidade da Lava Jato
Enviado por alexandre em 25/06/2019 23:33:34

Telegram descarta hacker e reforça suspeita de vazamento no grupo da Lava Jatohttps://diariodopoder.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Dallagnol-e-Moro-foto-Jorge-Araujo-Folhapress-360x180.jpeg 360w, https://diariodopoder.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Dallagnol-e-Moro-foto-Jorge-Araujo-Folhapress-750x375.jpeg 750w" data-expand="700" data-pin-no-hover="true" width="650" height="325" />

Levantamento realizado em todo o País do instituto Paraná Pesquisas para o site Diário do Poder e esta coluna mostra que 87,6% dos brasileiros tomaram conhecimento da transcrição de supostas trocas de mensagens entre Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato. Mas, para 56,1% dos entrevistados, as acusações de um site de oposição ao governo Bolsonaro não colocam em dúvida os resultados da operação. Foram ouvidas 2.264 pessoas em todo o País entre os dias 17 e 21. A informação é da Coluna Cláudio Humberto.

Para 38,1%, as supostas mensagens põem em dúvida a Lava Jato. Bem menos que os 44,8% dos votos do PT para presidente, em 2018.

O maior apoio vem do grupo com ensino superior completo: 72,2% disseram que as conversas não provocam impactos na Lava Jato.

Jovens de 16 a 24 anos, influenciáveis no ambiente universitário, acham (52,1%) que as conversas alteraram a operação Lava Jato.

A maioria mantém a credibilidade na Lava Jato: Nordeste (51,8%), Sudeste (56,2%), Sul (58,7%) e Norte + Centro-Oeste (61,5%).



Lula

Por Bela Megale/O Globo

Em uma carta enviada ao ex-ministro Celso Amorim nesta segunda-feira (24), o ex-presidente Lula questionou o discurso de que a anulação de seus processos colocaria a operação Lava-Jato em risco.

“Alguns dizem que ao anular meu processo estarão anulando todas as decisões da Lava-Jato, o que é uma grande mentira, pois na Justiça cada caso é um caso. Também tentam confundir, dizendo que meu caso só poderia ser julgado depois de uma investigação sobre as mensagens entre Moro e os procuradores que estão sendo reveladas nos últimos dias”, escreveu o ex-presidente.

Na manhã de hoje, o líder do PT também orientou seus advogados a combaterem essa narrativa que, segundo aliados do ex-presidente, ganhou força após a divulgação de mensagens do ministro e ex-juiz, Sergio Moro, e do procurador da força-tarefa Deltan Dallagnol pelo site “The Intercept” mostrando atuação combinada na Lava-Jato.

Na reunião com o advogado Cristiano Zanin, Lula pediu que ele mostre que anular seus processos é diferente de anular a Lava-Jato inteira. Também pediu que sua defesa destaque que pede apenas a anulação de ações em que está comprovada a intervenção direta de Moro quando era juiz da operação.

Na carta enviada a Amorim, Lula diz ainda que “muita gente poderosa” quer impedir ou adiar a decisão do julgamento de seu pedido de liberdade que também requer suspeição de Moro.

“Muita gente poderosa, no Brasil e até de outros países, quer impedir essa decisão, ou continuar adiando, o que dá no mesmo para quem está preso injustamente”, escreveu.

A carta foi enviada antes do Supremo Tribunal de Justiça (STF) retirar da pauta desta terça-feira (25) o julgamento pedido de habeas corpus do líder petista sem informar o motivo.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia