Política : FRAUDES INSS
Enviado por alexandre em 03/06/2019 08:25:25

Bolsonaro diz que mobiliza senadores para votar MP de combate as fraudes no INSS

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo que está “mobilizando” os senadores para comparecerem na sessão marcada para esta segunda-feira (03), para votar a medida provisória (MP) que cria um programa de revisão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O texto perde a validade se não for aprovado até esta segunda.

— Estamos mobilizando os senadores para comparecer. Se Deus quiser vai dar certo, disse Bolsonaro.

A MP foi aprovada na noite de quarta-feira pela Câmara dos Deputados. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), chegou a anunciar que havia acordo para votar a medida na manhã de quinta-feira. Na sessão, porém, senadores da oposição — com o apoio de simpatizantes do governo Jair Bolsonaro — lideraram a estratégia pelo adiamento, sob o argumento de discutir melhor o conteúdo das propostas.

Sessões de votações não são comuns nas segundas-feiras no Senado, um dia que a Casa fica mais vazia, geralmente apenas com apenas com discursos.

Durante este domingo, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC), filho do presidente, pressionou em suas redes sociais os senadores a votarem a MP. “Todos que se preocupam com o Brasil, acreditamos que os senadores estarão em Brasília para votação e aprovação da MP 871 nesta segunda-feira”, escreveu.

Bolsonaro passou a noite de sábado na Granja no Torto, uma das residências oficias da Presidência, e voltou para o Alvorada na tarde deste domingo. Na chegada, uma criança pediu para conhecer a “casa” do presidente, e ele aceitou e a levou para dentro do palácio.  


Movimento nas agências do INSS. Na foto, a agência Centro da Previdência Social Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Esta segunda-feira é um dia decisivo para a administração federal. Algumas medidas provisórias (MP) assinadas tanto no governo de Michel Temer quanto no de Jair Bolsonaro podem perder a validade neste dia 3 de junho caso não sejam votadas pelo Congresso Nacional.

Entre as principais que podem caducar nesta segunda, os destaques são o projeto que trata sobre a criação de um programa de revisão de benefícios do INSS e a proposta que altera o marco regulatório do saneamento básico.

Na véspera, o presidente Bolsonaro disse que tenta convencer os senadores a aprovar a MP sobre fraudes no INSS. Segundo ele, o governo está mobilizando os parlamentares para que a medida não perca a validade.

O deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), relator da MP das fraudes no INSS, declarou que está confiante na votação do texto no Senado Federal. “Como relator da MP 871 e também como brasileiro, acredito que os senadores estarão em Brasília na segunda feira para votar a matéria. Nada pode ser mais importante do que os 100 bilhões de reais economizados com aprovação da MP. Todos sabem disso”, escreveu o parlamentar.

A Medida Provisória (MP) é um instrumento com força de lei, adotado pelo presidente da República, em casos de relevância e urgência. Produz efeitos imediatos, mas depende de aprovação do Congresso Nacional para transformação definitiva em lei.

Confira as MPs que podem caducar nesta segunda-feira:

  • MP 867/2018: A proposta estende até 31 de dezembro de 2019 o prazo para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) pelo proprietário ou posseiro rural inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR), permitida a prorrogação por mais um ano por ato do Chefe do Poder Executivo.
  • MP 868/2018: O texto atualiza o marco legal do saneamento básico e altera a Lei nº 9.984, de 17 de julho de 2000, para atribuir à Agência Nacional de Águas competência para editar normas de referência nacionais sobre o serviço de saneamento. Também atualiza as leis nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, para aprimorar as condições estruturais do saneamento básico no País; e a nº 13.529, de 4 de dezembro de 2017, para autorizar a União a participar de fundo com a finalidade exclusiva de financiar serviços técnicos especializados.
  • MP 871/2019: Institui o Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade, o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade, o Bônus de Desempenho Institucional por Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade do Monitoramento Operacional de Benefícios e o Bônus de Desempenho Institucional por Perícia Médica em Benefícios por Incapacidade.
  • MP 872/2019: Altera a Lei nº 10.480, de 2 de julho de 2002, para prorrogar o prazo de recebimento de gratificações pelos servidores ou empregados requisitados pela Advocacia-Geral da União, e a Lei nº 11.473, de 10 de maio de 2007, que dispõe sobre cooperação federativa no âmbito da segurança pública.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia