Brasil : AGRONEGÓCIO
Enviado por alexandre em 27/04/2019 10:40:42

Potencial agrícola de Rondônia é imenso

O município de Porto Velho, já ocupou o sexto maior PIB agrícola, conforme as estimativas apresentadas pelo IBGE.

  

 

O trabalho desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Rondônia é fundamental para o agronegócio continuar na liderança da maior fatia do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado nos próximos cinco anos. Esse otimismo foi destacado pelo Gestor de projetos e estudante de engenharia agrícola e ambiental: Ivanildo Maia, em reunião com presidentes de associações e agroindústrias rurais, Maia enfatizou a importância do agronegócio para o impulso econômico da região central do estado de Rondônia.

 

O município de Porto Velho, usado como exemplo por Maia, já ocupou o sexto maior PIB agrícola, conforme as estimativas apresentadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2013. A produção de alimentos na região é imensa e está despertando interesse de grandes investidores de outros Estados na região.

 

No próximo mês de maio nos dias 22 á 25, o município de Ji-Paraná, o segundo maior do Estado, vai realizar a 8ª edição, da Rondônia Rural Shows, um evento importante para o agronegócio em Rondônia. Durante a feira, os expositores terão a oportunidade de apresentar aos agricultores o que existe de tecnologia para aumentar a produção agrícola de Rondônia. Outra oportunidade durante a feira são as linhas de investimentos que serão ofertadas pelo Banco do Amazônia, Banco do Brasil e Banco do Povo. Apesar da crise, a agricultura de Rondônia vai muito bem.

 

Conforme pontuou Maia, Rondônia tem 2 milhões de hectares cultivando soja e milho e não existe a necessidade de derrubar uma árvore. 'Ocorre que em decorrência da fraca fiscalização, o desmatamento ainda ocorre em Rondônia de forma descontrolada. Sempre se registra derrubadas de árvores sem autorização dos órgãos competentes.

 

A falta de fiscalização, principalmente nos finais de semana, facilita a vida do pequeno e grande fazendeiro, responsável por derrubar a floresta e abrir caminho para aumentar o pasto e a produção pecuária. Pouco terá importância o trabalho desenvolvido pela Embrapa junto aos pequenos agricultores se não existir uma fiscalização eficiente no combate ao desmatamento.

 

Rondônia tem todo o potencial necessário para avançar na agricultura, mas precisa de todo o apoio da União. Embrapa, Ibama e Superintendência Federal da Agricultura, são órgãos importantes e estratégicos do Governo Federal. Ocorre que a falta de pessoal acaba comprometendo o plano estratégico de fortalecimento da agricultura. Esses órgãos já trabalham no limite da sua capacidade, como é o caso da SFA, onde até recentemente existia apenas um servidor responsável em fiscalizar as plantas frigoríficas espalhadas pelo imenso estado de Rondônia.

 

Maia é palestrante e alinhador de produção é funcionário do Banco do Povo na região central do estado. Conhecedor de números e localização de estrutura de produção ele é defensor da desburocratização a quem produz, e tem se preparado para estar lado a lado com o futuro promissor do estado de Rondônia, que segundo ele Rondônia no decorrer desta década vai estar perto ou pareado com a produção do estado do Paraná um exemplo fixo em produção agrícola. "O jovem gestor afirma que Rondônia é um Paraná sem geada" e que tudo coopera para o crescimento de Rondônia, mas temos que assistir o grande e fomentar e apoiar o pequeno produtor de forma aproximada.


ASCOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia