Painel Político : PAINEL POLÍTICO
Enviado por alexandre em 03/07/2011 12:22:35

Mistério
Na última semana de todos os meses, desde que Confúcio Moura assumiu o governo, o “primeiro cunhado” Francisco de Assis viaja para outros estados, mas impreterivelmente dá uma “paradinha” em Goiânia. Já virou rotina e estamos perto de desvendar os motivos dessas paradas. Para comer pequi certamente não é.
Caiu
No dia 28 de fevereiro deste ano, a jaruense Joanes Costa Motta, 25 anos participou de um assalto no distrito de Loures, em Portugal. A moça estava acompanhada de quatro outros homens e roubaram cerca de 50 mil euros de uma joalheria. Após o roubo, Joanes “vazou” para Rondônia e foi se esconder em Jaru. O que ela não esperava é que a polícia civil de Rondônia fosse assistir o vídeo do assalto, disponibilizado na internet por jornais portugueses. Resultado, a casa da moça caiu e ela foi detida e vai responder pelo crime. Quem ainda não viu a notícia, pode conferir em www.painelpolitico.com
Apadrinhamento
Chega a PAINEL POLÍTICO denuncia de que a Emater teria realizado “chamada pública” para contratação de veterinários, mas não tão pública assim, já que não existe divulgação nem mesmo no site da instituição. Porém, alguns profissionais ligados ao ex-deputado Carlão de Oliveira teriam sido contratados, um primo e um sobrinho, para ser mais preciso. A reclamação parte de profissionais que já deixaram currículos na instituição há meses e nem sinal de convocação ou contratação. Não que o fato de ser ligado a político desqualifique alguém, pelo contrário, mas é sempre bom os órgãos de fiscalização observarem as formas que são conduzidas essas contratações.
Nova crise
Somente 1 dos 28 anestesistas do Estado está na escala de plantão desta sexta-feira para atender os pacientes das duas maiores unidades hospitalares públicas de Rondônia. Todas as cirurgias eletivas do João Paulo II e Hospital de Base estão suspensas porque o Governo não renovou o contrato emergencial com os profissionais. Os anestesiologistas prestaram serviços até o dia 30 de junho por força de liminar concedida pela Justiça depois que pediram rescisão do contrato por falta de pagamento. Agora é rezar para não precisar de cirurgia neste fim de semana.
Nada mudou
E como dissemos na última coluna, a situação no João Paulo II só piora. Sem anestesistas, vai ficar ainda mais complicada. Interessante é que o governador fala sobre tudo na internet, só não fala sobre o que realmente é importante. E a vida segue.
Grampolândia
Em abril deste ano, alertamos sobre a utilização indiscriminada de grampos em Rondônia. O governador Confúcio Moura confirmou a informação através de sua página na internet e chegou a afirmar que “as gravações podem ser usadas como ferramenta de chantagem”. Só para constar, oficialmente em Rondônia existem três “Guardiões” (software de escuta) legalizados, um no Ministério Público Estadual (que também tem um genérico desenvolvido aqui mesmo), um na Superintendência da Polícia Federal e outro na Polícia Civil. Mas corre um forte boato que uma quarta licença teria sido comprada e usada clandestinamente.
Porém
Vale ressaltar que judicialmente só valem grampos autorizados. Os demais só servem para escutar conversa e fazer chantagem. Tanto um quanto o outro é crime. Também é bom destacar que na Bahia, o finado Antônio Carlos Magalhães usava a polícia civil para grampear adversários. ACM escapou, mas delegados e agentes envolvidos no esquema perderam o emprego e caíram em desgraça. E olha que o “Toninho Malvadeza” tinha força.
Reconhecimento
O jornalista Maurício Calixto, em seu programa na Rádio Rondônia desta sexta-feira, fez comentários interessantes sobre as homenagens que estão sendo feitas ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, reconhecidamente um grande estadista (por mais que a companheirada não queira). Calixto falava sobre a importância de homenagear uma figura da estatura política de FHC, que entrou para a história como o homem que colocou a economia brasileira nos eixos.
Pois bem
Vamos apenas complementar o raciocínio do jornalista. No Brasil poucos são os homens públicos considerados “íntegros”. Até mesmo Fernando Henrique teve seus escândalos, como o das privatizações, o da emenda da reeleição e outras dezenas. Mas nem um deles desmerece a figura pública e grande estadista que é FHC. No caso de Lula também não se pode desmerecê-lo. Foi um grande presidente, deu continuidade a política econômica, sabedor que qualquer mudança poria em risco o País. O Brasil precisa começar a respeitar e a conhecer um pouco mais sobre os homens que comandam tanto a nação, quanto os estados e municípios.
Relembrando
Para quem não sabe ou não lembra, em julho de 1994 o País adotava o Real como moeda e saída de uma inflação de 5.153,50% ao ano, para 3%. Para se ter uma idéia do que era isso, vamos ilustrar da seguinte forma, se você recebesse seu salário na sexta-feira, vamos dizer, R$ 1 mil. Na segunda, esse dinheiro valeria algo em torno de R$ 50. Era assombroso e o País estava à beira do colapso. O jornalista Joelmir Beting assim anunciou, ” Aqui jaz a moeda que acumulou, de julho de 1965 a junho de 1994, uma inflação de 1,1 quatrilhão por cento. Sim, inflação de 16 dígitos, em três décadas. Ou precisamente, um IGP-DI de 1.142.332.741.811.850%. Dá para decorar? Perdemos a noção disso porque realizamos quatro reformas monetárias no período e em cada uma delas deletamos três dígitos da moeda nacional. Um descarte de 12 dígitos no período. Caso único no mundo, desde a hiperinflação alemã dos anos 1920”.
Um ano
Em 17 de julho do ano passado, o ex-deputado estadual Wilber Coimbra tomava posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia indicado pela Assembleia Legislativa. Wilber comemorou a data com um culto em seu gabinete com assessores na manhã desta sexta-feira.
Ainda suspenso
Os Jogos Escolares de Rondônia, JOER, continuam suspensos pelo Tribunal de Contas do Estado pelo fato dos técnicos daquela Corte terem encontrado graves irregularidades nos processos de aluguel de ônibus e compra de equipamentos esportivos para os jogos de futebol, handebol, basquete e outros. O TCE já comunicou a SEDUC e a SUPEL para que corrijam as irregularidades, o que ainda não foi feito. O prazo é de cinco dias a contar do último dia 28.
Cilada
No Acre, o articulista político Luiz Calixto divulgou em seu blog que o governo do Acre estaria preparando uma "cilada" para jornalistas e políticos e teria inclusive uma lista, onde estaria o seu nome e do jornalista político Altino Machado, do deputado Sérgio Petecão e Roberto Vaz. Típico da companheirada esse tipo de lambança. E para executar esse serviço, estaria sendo usado o serviço reservado da Polícia Militar.
Comemoração
Neste sábado, a partir das 20 horas acontece na Comunidade Viçosa em Porto Velho o Arraial de São Pedro, com comidas típicas, quadrilhas e som ao vivo.
Pausa
Na segunda-feira, em função de compromissos pessoais, a coluna não será publicada. Voltaremos na terça-feira.
Malhação
Malhar enquanto se passa fome pode ir contra a sabedoria convencional, mas muitos atletas e "ratos de academia" fazem força com o estômago vazio, acreditando que dessa maneira irão queimar mais gordura. O conceito, defendido em livros populares de condicionamento físico na última década, dita que o ato de exercitar-se com o estômago vazio força o corpo a buscar combustível nos depósitos de gordura acumulada em vez de correr atrás dos carboidratos mais facilmente disponíveis depois de um almoço ou lanche pré-malhação. Mas, embora isso pareça fazer sentido, pesquisas mostram que exercitar-se desse jeito não oferece nenhum benefício, podendo inclusive trabalhar contra a saúde. Após anos de revisão de pesquisas sobre o assunto, um relatório publicado nesse ano no "Strength and Conditioning Journal" concluiu que o corpo queima basicamente a mesma quantidade de gordura, desconsiderando se você se alimentou ou não antes do exercício. Porém, você pode perder musculatura fazendo esforço em um estado de esgotamento e, sem o combustível necessário para apoiar esse esforço, a intensidade do exercício e a queima global de calorias podem sofrer redução. Uma das pesquisas revisadas para o relatório examinou ciclistas quando treinavam depois de comer e quando treinavam em jejum. Quando treinavam sem nada em seus estômagos, aproximadamente 10% das calorias queimadas vinham de proteínas, incluindo perda muscular. Em uma outra pesquisa publicada em 2002, cientistas descobriram um benefício adicional de uma refeição pré-malhação: mulheres saudáveis que consumiam 45 gramas de carboidratos antes de seu exercício acabavam comendo menos durante o restante do dia.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.compainelpolitico@hotmail.comwww.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.

Mistério
Na última semana de todos os meses, desde que Confúcio Moura assumiu o governo, o “primeiro cunhado” Francisco de Assis viaja para outros estados, mas impreterivelmente dá uma “paradinha” em Goiânia. Já virou rotina e estamos perto de desvendar os motivos dessas paradas. Para comer pequi certamente não é.
Caiu
No dia 28 de fevereiro deste ano, a jaruense Joanes Costa Motta, 25 anos participou de um assalto no distrito de Loures, em Portugal. A moça estava acompanhada de quatro outros homens e roubaram cerca de 50 mil euros de uma joalheria. Após o roubo, Joanes “vazou” para Rondônia e foi se esconder em Jaru. O que ela não esperava é que a polícia civil de Rondônia fosse assistir o vídeo do assalto, disponibilizado na internet por jornais portugueses. Resultado, a casa da moça caiu e ela foi detida e vai responder pelo crime. Quem ainda não viu a notícia, pode conferir em www.painelpolitico.com
Apadrinhamento
Chega a PAINEL POLÍTICO denuncia de que a Emater teria realizado “chamada pública” para contratação de veterinários, mas não tão pública assim, já que não existe divulgação nem mesmo no site da instituição. Porém, alguns profissionais ligados ao ex-deputado Carlão de Oliveira teriam sido contratados, um primo e um sobrinho, para ser mais preciso. A reclamação parte de profissionais que já deixaram currículos na instituição há meses e nem sinal de convocação ou contratação. Não que o fato de ser ligado a político desqualifique alguém, pelo contrário, mas é sempre bom os órgãos de fiscalização observarem as formas que são conduzidas essas contratações.
Nova crise
Somente 1 dos 28 anestesistas do Estado está na escala de plantão desta sexta-feira para atender os pacientes das duas maiores unidades hospitalares públicas de Rondônia. Todas as cirurgias eletivas do João Paulo II e Hospital de Base estão suspensas porque o Governo não renovou o contrato emergencial com os profissionais. Os anestesiologistas prestaram serviços até o dia 30 de junho por força de liminar concedida pela Justiça depois que pediram rescisão do contrato por falta de pagamento. Agora é rezar para não precisar de cirurgia neste fim de semana.
Nada mudou
E como dissemos na última coluna, a situação no João Paulo II só piora. Sem anestesistas, vai ficar ainda mais complicada. Interessante é que o governador fala sobre tudo na internet, só não fala sobre o que realmente é importante. E a vida segue.
Grampolândia
Em abril deste ano, alertamos sobre a utilização indiscriminada de grampos em Rondônia. O governador Confúcio Moura confirmou a informação através de sua página na internet e chegou a afirmar que “as gravações podem ser usadas como ferramenta de chantagem”. Só para constar, oficialmente em Rondônia existem três “Guardiões” (software de escuta) legalizados, um no Ministério Público Estadual (que também tem um genérico desenvolvido aqui mesmo), um na Superintendência da Polícia Federal e outro na Polícia Civil. Mas corre um forte boato que uma quarta licença teria sido comprada e usada clandestinamente.
Porém
Vale ressaltar que judicialmente só valem grampos autorizados. Os demais só servem para escutar conversa e fazer chantagem. Tanto um quanto o outro é crime. Também é bom destacar que na Bahia, o finado Antônio Carlos Magalhães usava a polícia civil para grampear adversários. ACM escapou, mas delegados e agentes envolvidos no esquema perderam o emprego e caíram em desgraça. E olha que o “Toninho Malvadeza” tinha força.
Reconhecimento
O jornalista Maurício Calixto, em seu programa na Rádio Rondônia desta sexta-feira, fez comentários interessantes sobre as homenagens que estão sendo feitas ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, reconhecidamente um grande estadista (por mais que a companheirada não queira). Calixto falava sobre a importância de homenagear uma figura da estatura política de FHC, que entrou para a história como o homem que colocou a economia brasileira nos eixos.
Pois bem
Vamos apenas complementar o raciocínio do jornalista. No Brasil poucos são os homens públicos considerados “íntegros”. Até mesmo Fernando Henrique teve seus escândalos, como o das privatizações, o da emenda da reeleição e outras dezenas. Mas nem um deles desmerece a figura pública e grande estadista que é FHC. No caso de Lula também não se pode desmerecê-lo. Foi um grande presidente, deu continuidade a política econômica, sabedor que qualquer mudança poria em risco o País. O Brasil precisa começar a respeitar e a conhecer um pouco mais sobre os homens que comandam tanto a nação, quanto os estados e municípios.
Relembrando
Para quem não sabe ou não lembra, em julho de 1994 o País adotava o Real como moeda e saída de uma inflação de 5.153,50% ao ano, para 3%. Para se ter uma idéia do que era isso, vamos ilustrar da seguinte forma, se você recebesse seu salário na sexta-feira, vamos dizer, R$ 1 mil. Na segunda, esse dinheiro valeria algo em torno de R$ 50. Era assombroso e o País estava à beira do colapso. O jornalista Joelmir Beting assim anunciou, ” Aqui jaz a moeda que acumulou, de julho de 1965 a junho de 1994, uma inflação de 1,1 quatrilhão por cento. Sim, inflação de 16 dígitos, em três décadas. Ou precisamente, um IGP-DI de 1.142.332.741.811.850%. Dá para decorar? Perdemos a noção disso porque realizamos quatro reformas monetárias no período e em cada uma delas deletamos três dígitos da moeda nacional. Um descarte de 12 dígitos no período. Caso único no mundo, desde a hiperinflação alemã dos anos 1920”.
Um ano
Em 17 de julho do ano passado, o ex-deputado estadual Wilber Coimbra tomava posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia indicado pela Assembleia Legislativa. Wilber comemorou a data com um culto em seu gabinete com assessores na manhã desta sexta-feira.
Ainda suspenso
Os Jogos Escolares de Rondônia, JOER, continuam suspensos pelo Tribunal de Contas do Estado pelo fato dos técnicos daquela Corte terem encontrado graves irregularidades nos processos de aluguel de ônibus e compra de equipamentos esportivos para os jogos de futebol, handebol, basquete e outros. O TCE já comunicou a SEDUC e a SUPEL para que corrijam as irregularidades, o que ainda não foi feito. O prazo é de cinco dias a contar do último dia 28.
Cilada
No Acre, o articulista político Luiz Calixto divulgou em seu blog que o governo do Acre estaria preparando uma "cilada" para jornalistas e políticos e teria inclusive uma lista, onde estaria o seu nome e do jornalista político Altino Machado, do deputado Sérgio Petecão e Roberto Vaz. Típico da companheirada esse tipo de lambança. E para executar esse serviço, estaria sendo usado o serviço reservado da Polícia Militar.
Comemoração
Neste sábado, a partir das 20 horas acontece na Comunidade Viçosa em Porto Velho o Arraial de São Pedro, com comidas típicas, quadrilhas e som ao vivo.
Pausa
Na segunda-feira, em função de compromissos pessoais, a coluna não será publicada. Voltaremos na terça-feira.
Malhação
Malhar enquanto se passa fome pode ir contra a sabedoria convencional, mas muitos atletas e "ratos de academia" fazem força com o estômago vazio, acreditando que dessa maneira irão queimar mais gordura. O conceito, defendido em livros populares de condicionamento físico na última década, dita que o ato de exercitar-se com o estômago vazio força o corpo a buscar combustível nos depósitos de gordura acumulada em vez de correr atrás dos carboidratos mais facilmente disponíveis depois de um almoço ou lanche pré-malhação. Mas, embora isso pareça fazer sentido, pesquisas mostram que exercitar-se desse jeito não oferece nenhum benefício, podendo inclusive trabalhar contra a saúde. Após anos de revisão de pesquisas sobre o assunto, um relatório publicado nesse ano no "Strength and Conditioning Journal" concluiu que o corpo queima basicamente a mesma quantidade de gordura, desconsiderando se você se alimentou ou não antes do exercício. Porém, você pode perder musculatura fazendo esforço em um estado de esgotamento e, sem o combustível necessário para apoiar esse esforço, a intensidade do exercício e a queima global de calorias podem sofrer redução. Uma das pesquisas revisadas para o relatório examinou ciclistas quando treinavam depois de comer e quando treinavam em jejum. Quando treinavam sem nada em seus estômagos, aproximadamente 10% das calorias queimadas vinham de proteínas, incluindo perda muscular. Em uma outra pesquisa publicada em 2002, cientistas descobriram um benefício adicional de uma refeição pré-malhação: mulheres saudáveis que consumiam 45 gramas de carboidratos antes de seu exercício acabavam comendo menos durante o restante do dia.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.compainelpolitico@hotmail.comwww.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia