Regionais : Mais mil policiais preocupa equipe econômica
Enviado por alexandre em 16/04/2019 08:57:35

Presidente decidiu chamar agentes federais aprovados em concurso público

Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo

A decisão do presidente Jair Bolsonaro de convocar mais de mil policiais federais aprovados em concurso público no ano passado deixou a equipe econômica do governo surpresa —e apreensiva.

No Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, a iniciativa foi vista como uma “fissura” na estratégia de contenção de gastos.

De acordo com um dos auxiliares diretos do ministro, ao abrir exceção para policiais, o presidente dificulta que outras contratações sejam evitadas. 

O melhor seria que Bolsonaro esperasse o que é definido como reestruturação do Estado, com a aprovação de reformas, para então flexibilizar despesas.

Somada à interferência direta de Bolsonaro no preço do diesel, a medida foi vista como um “desvio de rota”—que, espera-se, seja pontual.



Governo define que não haverá concurso público em 2020

O secretário-adjunto de Fazenda, Esteves Colnago, afirmou, hoje, que não há previsão de concurso público no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020.

"A premissa neste momento é a não realização de concurso público", disse durante a apresentação do texto, que segue para análise do Congresso Nacional.

A restrição para a realização de concursos já vinha sendo sinalizada pelo governo. Na semana passada, o ministro Paulo Guedes afirmou que o governo estava cortando concursos e reduzindo drasticamente o número de funcionários. "Acabou o empreguismo, não tem mais isso", disse.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia