Política : FICHA LIMPA
Enviado por alexandre em 22/03/2019 08:06:06

Critério ficha limpa para comissionados retroagirá à governos anteriores

O critério de ficha limpa para ocupar cargos comissionados DAS (Direção e Assessoramento Superiores), os mais importantes na administração pública, e funções comissionadas no Poder Executivo, valerá “desde sempre”. O presidente Jair Bolsonaro citou o assunto em transmissão ao vivo no Facebook nesta quinta-feira (21). A assessoria da Casa Civil confirmou a informação.

“E a gente vai colocar de governos anteriores. Até o Lula lá atrás. Lula, Dilma e tantos outros aí…”, disse Bolsonaro na live.

Segundo o texto, “até 20 de junho de 2019, os órgãos e as entidades exonerarão ou dispensarão os ocupantes dos cargos e das funções que não atenderem aos critérios estabelecidos”.

O texto ampliou o período do decreto 9.727. Ambos são assinados pelo presidente e 3 ministros: Sérgio Moro (Justiça), Paulo Guedes (Economia) e Wagner de Campos Rosário (Controladoria Geral da União).

Segundo dados do Painel Estatístico de Pessoal, do Ministério da Economia, há 10.850 funcionários em cargos DAS e outros 11.274 ocupando funções comissionadas no Poder Executivo. Os dados são de janeiro.

Os seguintes critérios para nomeação foram estabelecidos:

  1. idoneidade moral e reputação ilibada;
  2. perfil profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo ou a função para o qual tenha sido indicado;
  3. não enquadramento nas hipóteses de inelegibilidade previstas no inciso I do caput do art. 1º da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990.

Entenda as mudanças

O governo publicou o 1º decreto na segunda-feira (18), estabelecendo que a partir de 15 de maio as nomeações para os cargos DAS e em funções comissionadas seguiriam essas regras.

Na terça-feira (19), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que Bolsonaro acertou ao estabelecer critérios para nomeações em cargos em comissão no governo federal. Cobrou, no entanto, que a medida fosse válida para todas as nomeações feitas desde o dia 1º de janeiro.

No mesmo dia, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, concedeu entrevista à TV Globo e afirmou que a medida retroagiria ao 1º dia deste ano.

Segundo a assessoria do ministério, Onyx estava com uma minuta do decreto. No dia seguinte, depois de reunião com Jair Bolsonaro, no entanto, o texto foi alterado para retroagir “desde sempre”. Por decisão do presidente.

EFEITO AINDA É INCERTO

Os efeitos da restrição a pessoas com mestrado ou doutorado terá efeitos ainda difíceis de serem avaliados. Em 1º lugar, é preciso verificar qual vai ser exatamente a exigência por parte do governo. A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) diz ter 1 mestrado em instituição religiosa, não reconhecido oficialmente. Se isso for suficiente para cargos em escalões inferiores, talvez muitas pessoas ligadas a igrejas possam ocupá-los.

Se a exigência for mais rigorosa, ao menos para parte dos cargos, políticos irão apadrinhar técnicos de carreira do Executivo. Vários têm mestrado ou doutorado. E, no caso deles, a remuneração é bem maior, então não haverá a dificuldade de encontrar alguém disposto a ocupar a vaga. O funcionário de carreira recebe o salário base, a que teria direito em qualquer função, mais 60% do valor cheio do DAS (direção e assessoramento superior).

Para o deputado ou senador, a indicação de cargos preenche duas funções. Uma é dar emprego a cabos eleitorais. Essa fica prejudicada com a restrição. Outra, é dar ao político controle de decisões da máquina pública. Essa se mantém mesmo que seja um técnico no cargo.

Resta saber se os congressistas vão se adaptar a essa situação de bom grado. E se os funcionários públicos irão aceitar o aumento da influência política nas nomeações, ou se haverá protesto, por meio de suas associações profissionais.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia