Regionais : Detran concorre ao troféu "asno de ouro"
Enviado por alexandre em 26/02/2019 09:51:48

Você sabia que constitui infração de trânsito a concentração de álcool por litro de ar alveolar 0,05 a 0,33 mg/l (etilômetro)? Não? E "ar alveolar" ou "etilômetro", sabe? Não? Então você é forte candidato a contribuir para a elevação dos índices já estratosféricos de acidentes de trânsito no estado, segundo a campanha "educativa" do Detran, que distribui um panfleto destinado exclusivamente aos motoristas capacitados com noções básicas de bioquímica.

Não se conhece a autoria da peça, pelo que o troféu "asno de ouro" deverá ser conferido à própria autarquia, pela consagradora demonstração de como gastar inutilmente o dinheiro público. Alguém precisa explicar ao diretor geral do órgão, coronel  Aldrin Faria Gonzaga e à diretora adjunta, sargento Benedita Aparecida Oliveira - que parece ser quem fala (muito) pelo órgão -, que a população espera dos titulares dos cargos públicos um pouco mais que honestidade e firmeza de propósitos. Isso, aliás, é obrigação, não mérito. E, no caso específico do Detran, espera-se muito além de saber marchar de passo certo, respeitar a hierarquia e bater continência. É preciso competência e profissionalismo.

Se ela não consegue entender porque, posso desenhar. Consta, por exemplo, que toda a experiência da diretora adjunta limita-se à administração de uma autoescola em Ariquemes. Será que ela tem noção de que o órgão, embora autárquico, integra um conjunto na governança do estado? Será que alguém a terá informado que campanhas educativas ridículas como esta mantém inalterados os índices de acidentes que superlotam os corredores do João Paulo II? Ou que a economia que o órgão faz com a produção amadorista tipo "homemade" ou "prata da casa" repercute em gastos fantásticos do governo na área de saúde? E em imenso desgaste político para o governo?

E mais: não percebe ser esse mesmo amadorismo o responsável pelo municiamento (disso ela entende) da oposição na Assembleia, que já identificou ali fragilidade suficiente para para classificar o Detran como órgão meramente arrecadador? Tem ideia de quanto isso vai custar para a imagem do Detran, ou realmente acha que o cidadão, que sente no bolso o peso das taxas, não vai acreditar nos deputados? Espera-se que ela consiga reunir respostas adequadas para seu discurso na solenidade de outorga do troféu. Ou da sua despedida, que parece inexorável, após breve passagem pelo cargo.



Carlos Henrique Angelo/Blogdocha

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia