Brasil : 'FRANKESUÍNO'
Enviado por alexandre em 06/02/2019 21:30:07

Criação de porcos supermusculosos explode na Ásia para abastecer a China

A China é o maior consumidor de carne de porco do mundo. E nunca o produto esteve tão em alta, ainda mais com o início nesta terça-feira (5/2) do Ano do Porco.

Só que os consumidores ficaram mais exigentes e estão exigindo carne menos gordurosa. Raças de suínos como a jinhua e a chenghua, que já responderam por 90% dos consumo (1994), atualmente correspondem a 2%. O motivo? A carne é gorda e considerada nada saudável.

Foi quando entraram em cena cientistas sul-coreanos, que desenvolveram um tipo de porco supermusculoso. O animal "sarado" caiu no gosto popular dos chineses. E acabou sendo a resposta para a falta de carne suína mais saudável no mercado.

O animal foi apelidado de "Frankensuíno", uma referência ao personagem clássico Frankenstein. Outros o comparam ao super-herói Hulk. A criação do porco supermusculoso geneticamente modificado está explodindo na Ásia, especialmente em fazendas no Camboja.

Essas fazendas estão vendendo sêmen dos porcos "mutantes" para outros países asiáticos de olho no mercado chinês. Os cientistas afirmam que a mutação é mais segura do que transplantar genes de uma espécie para outra. O que fazem, garante, é uma "simples" edição genética.

Por sua vez, a PETA, entidade de defesa dos animais, faz campanha para o fim dessa edição de genes. "Porcos como Hulk são pesadelos, não alimentos", disse Mimi Bekhechi, integrante da organização, ao "Sun".

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia