Painel Político : Presentão de natal para a Energisa, que comprou a Ceron com desconto de 1%, quase 30% de reajuste nas contas dos rondonienses
Enviado por alexandre em 12/12/2018 00:58:49

Não atrasa

Os servidores do poder judiciário de Rondônia estavam apreensivos com a informação que vem circulando sobre a possibilidade de um atraso nos salários de dezembro e pagamento do 13º. A informação ganhou ainda mais força após o sindicato da categoria solicitar dados sobre remanejamentos orçamentários e as datas dos pagamentos. De acordo com o sindicato, “o TJRO busca fazer um remanejamento orçamentário das contas do Fundo de Aperfeiçoamento do Judiciário – FUJU (Fonte 101) para a fonte 100, rubrica utilizada para pagamento de pessoal” e por isso, ainda segundo o sindicato, “existe sim o risco de atraso”.
Porém

O presidente do TJRO desembargador Walter Waltenberg rechaçou com veemência tal afirmação. Ele fez circular um vídeo internamento descartando essa possibilidade, “não tem nem perigo disso acontecer”, afirma o presidente.
Enquanto isso

Vocês lembram que a Energisa ganhou a Ceron do governo federal por ter concedido mísero 1% de desconto na tarifa de energia elétrica em Rondônia, no leilão que aconteceu em agosto deste ano? Pois é. Na época, falei aqui mesmo na coluna que era o maior golpe que a população do Estado tinha levado este ano. E eis que nesta terça-feira,11, a Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, autorizou um presentaço de natal para a Energisa. A partir desta quinta-feira, 13, os consumidores terão um reajuste em suas contas de de 25,34%, sendo que os clientes da Baixa Tensão (residencial e comercial) terão correção de 24,75% e os da Alta Tensão 27,12%.
Segundo a ANEEL

“O principal motivo para o aumento é o gasto com a geração de energia e com o pagamento de dívidas acumuladas com a compra de energia nos últimos dois anos, um dos itens que compõem a Parcela A, e que não são de responsabilidade da Ceron”. Na verdade tudo não passa de um tremendo engodo, daqueles que o governo adora aplicar na população. Quer mais? A Energisa quer convencer você que “foi feito um enorme favor”, porque não fosse o fantástico desconto 1,81% que ela ofertou na “compra” da Ceron, o aumento seria ainda maior, 27.15%.
Quer um conselho?

Compre tochas e velas, porque viver em Rondônia com energia elétrica vai ser impossível. Realmente, quem achava que já havíamos chegado no fundo do poço em relação ao valor das contas de energia, se enganou. Pelo jeito ainda tem muito buraco pela frente.
Sabe o que não aumentou?

A vergonha na cara. Nesta terça-feira a Polícia Federal deflagrou a Operação Ross, tendo como alvo principal o senador Aécio Neves que só não foi preso graças a indulgência do ministro Marco Aurélio Mello. Aécio, segundo as investigações, teria recebido mais de R$ 110 milhões em propinas apenas da JBS. Na eleição de 2014, na qual foi derrotado por Dilma, comprou partidos como quem compra laranja na feira, tudo pago, claro, com dinheiro sujo. “Não podemos aceitar que delações de criminosos se sobreponham aos fatos”, foi o que disse Aécio a respeito das denúncias.
Tragédia

Uma tragédia se abateu nesta terça-feira sobre a cidade de Campinas, interior de São Paulo, quando um homem armado efetuou uma série de disparos dentro da catedral da cidade, matando quatro pessoas, e suicidando-se em seguida. Outras quatro pessoas ficaram feridas. Euler Fernando Grandolpho, tinha 49 anos, sem passagens pela polícia e chegou a trabalhar como auxiliar de promotoria no Ministério Público. Foram disparados cerca de 20 tiros. Ainda não descobriram os motivos que o levaram a cometer esse ato.
Mais de 240

João de Deus, um dos médiuns mais conhecidos e reconhecidos do mundo, já foi acusado por mais de 240 mulheres (a filha entre elas) de abuso sexual. É um dos maiores escândalos, que supera, e muito, o ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão por 52 estupros e quatro tentativas de estupro a 39 mulheres.
Licopeno: o antioxidante que ajuda a prevenir câncer e faz bem para o coração

Você conhece o licopeno? Ele é um antioxidante vermelho como os enfeites de Natal. Além de combinar com esta época do ano, ajuda a prevenir câncer e ainda faz bem para o coração. Os molhos de tomate apresentam maior biodisponibilidade de licopeno por causa do aquecimento que rompe a parede celular e libera mais o oxidante. O licopeno é o responsável pela pigmentação vermelha. Por ser uma substância lipossolúvel tem maior absorção quando consumido junto com gordura. Está presente em alimentos de cores avermelhadas como tomate, melancia e pitanga. O licopeno, por ser um antioxidante, promove a redução do estresse oxidativo, combatendo os radicais-livres e o processo inflamatório. Só por isso, já melhora a qualidade do envelhecimento celular. Mas ele tem outras funções comprovadas que estão ligadas diretamente com o sistema cardiovascular. Para acontecer um infarto, as artérias são obstruídas por placas de gordura formadas pela oxidação do colesterol LDL. O licopeno consegue evitar essa oxidação, ou seja, previne a formação das placas e também o infarto. A redução da inflamação também melhora a qualidade dos vasos sanguíneos. Vale ressaltar que esses benefícios só são possíveis quando a pessoa tem uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia