Mais Notícias : Bolsonaro leva pastor ao TSE e faz oração com ministros
Enviado por alexandre em 11/12/2018 09:51:11

Bolsonaro leva pastor ao TSE e faz oração com ministros



Bernardo Mello Fanco – O Globo

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, levou um pastor evangélico à cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral.

A pedido dele, o religioso Josué Valandro Jr fez uma oração na sala reservada aos ministros da Corte, antes do início da solenidade.

Também estavam presentes os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira.

O pastor Josué celebra cultos na Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca. O templo é frequentado pela futura primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A oração constrangeu alguns dos presentes. Um ministro disse ao blog que o tribunal não é o local apropriado para manifestações religiosas.

Na semana passada, Bolsonaro indicou a pastora Damares Alves, da Igreja Quadrangular, como futura ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos.

A bancada evangélica também deu aval à escolha do novo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.

Niterói: novas eleições com prisão do prefeito



Artigo 61 da Lei Orgânica do Município (LOM) prevê que em caso de vacância do cargo de prefeito e inexistente vice-prefeito nos três primeiros anos do mandato, novas eleições serão feitas no prazo de 90 dias

O DIA - RAFAEL NASCIMENTO

Com a prisão do prefeito Rodrigo Neves (PDT), na manhã desta segunda-feira, na Operação Alameda, desdobramento da Lava-Jato, o município de Niterói poderá ter novas eleições nos próximos meses. É porque segundo a o artigo 61 da Lei Orgânica do Município (LOM) prevê que em caso de vacância do cargo de prefeito e inexistente vice-prefeito nos três primeiros anos do mandato, novas eleições serão feitas no prazo de 90 dias.

Só no decorrer do inquérito, que poderá classificar a prisão de Neves como "vacância do cargo" ou "impedimento temporário". Só após essa indefinição que será possível definir o que acontecerá com a prefeitura da cidade. Ou seja, se haverá ou não eleições.

Neves foi preso acusado de irregularidades no transporte público de Niterói. Agentes chegaram ao prédio em que ele mora, em Santa Rosa, por volta das 6h, e realizam buscas no local. Os policiais esperavam Neves tomar café e ele deixou o local às 8h26, indo até o carro da Polícia Civil acompanhado da esposa, que chorou muito após ele entrar no veículo. Ao todo, a operação busca cumprir cinco mandados de prisão e 19 de busca e apreensão.

Novo presidente: Rosa diploma Bolsonaro


...com defesa contundente de minorias e direitos humanos

Helena Chagas

Roubar a festa de um presidente da República eleito na cerimônia de sua diplomação é missão impossível, mas a presidente do TSE, Rosa Weber, esteve mais perto disso do que qualquer de seus antecessores ao diplomar Jair Bolsonaro com um forte discurso em defesa da democracia, dos direitos humanos e do respeito às minorias.

Já Rosa Weber, que diferentemente do que ocorreu em outras diplomações, falou depois do presidente diplomado, foi firme e contundente. Aproveitando os 70 anos de aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, alertou que a vontade das maiorias não pode suprimir os direitos dos grupos minoritários, que não podem ser ameaçados “por instâncias de poder mais influentes em determinados momentos históricos”.

A presidente do TSE não citou nomes nem fatos específicos, mas não deixou margem a dúvidas de que o principal destinatário de seu recado estava sentado a seu lado na mesa que presidiu a sessão de diplomação – Bolsonaro, chefe de um governo que não demonstra grande apreço pelo tema dos Direitos Humanos. Weber fez questão de deixar claro ainda que o Poder ao qual pertence está vigilante: “a garantia à estabilidade dos direitos essenciais é uma das funções mais relevantes e irrenunciáveis do Poder Judiciário”.

Bolsonaro, bastante emocionado com a ocasião, não pareceu se importar muito com as advertências. Viveu seu momento de glória máxima.

Liga Árabe alerta Brasil contra embaixada em Israel



Medida 'reduziria drasticamente as oportunidades de alcançar uma paz mais ampla', diz secretário-geral da organização

Samy Adghirni, da Bloomberg – Nova York

A Liga Árabe aconselhou o presidente eleito Jair Bolsonaro a reconsiderar seus planos de transferir a embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. Uma carta do secretário-geral da Liga, Ahmad Abu Al Ghait, à Chancelaria brasileira destacou a “preocupação” da organização com uma possível mudança. Parte inferior do formulário

“Dar um passo como esse não apenas atingiria os interesses palestinos, mas também reduziria drasticamente as oportunidades de alcançar uma paz mais ampla”, diz a carta de Abu Al Ghait.

Uma cópia da correspondência foi independentemente confirmada por um representante da Liga Árabe em Brasília que pediu para não ser identificado, uma vez que não tem autorização para falar sobre o assunto. O atual governo brasileiro e o futuro ministro das Relações Exteriores não responderam aos pedidos para comentar o tema.

A carta da Liga Árabe é um dos alertas mais sérios à política externa de Bolsonaro até o momento. Trata-se de uma resposta aos repetidos comentários do presidente eleito, que afirma ter a intenção de seguir os passos de Washington e mover a embaixada brasileira para Jerusalém.

A Liga Árabe representa um importante mercado para os exportadores brasileiros. O Brasil registrou um superávit de US$ 7,1 bilhões nas negociações com as 22 nações do bloco, comparada com um déficit de US$ 419 milhões com Israel.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia