ENEM2018 - Brasil - Notícias
Brasil : ENEM2018
Enviado por alexandre em 09/11/2018 09:28:11

Saiba como usar a nota do Enem no Sisu, ProUni e Fies

Participantes do exame poderão utilizar pontuação em programas do governo para ingressar em instituições de ensino superior

Após fazerem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, o momento mais esperado pelos participantes é a divulgação dos resultados finais da avaliação, prevista para 18 de janeiro do próximo ano. Em seguida, a pontuação pode ser usada pelos candidatos em programas do governo para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior. Tratam-se do Sisu, ProUni e Fies.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por exemplo, é possível pleitear vaga em universidades e instituições públicas. Para participar, o interessado precisa se inscrever pela internet, utilizando o número de inscrição e a senha do Enem de 2018 – não há cobranças ou taxas. De acordo com o Inep, o Sisu abre dois processos seletivos por ano. Um deles no início do primeiro semestre e o outro no começo do segundo semestre de cada ano. As datas são divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) no período. Portanto, é importante ficar atento!

Durante a inscrição, o candidato tem que escolher, em ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu – é possível fazer alterações nas escolhas ao longo do processo. Será considerada válida a última inscrição confirmada. O interessado também deve informar se irá concorrer por cotas ou por ampla concorrência.

Posteriormente, são selecionados por meio do sistema os inscritos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas desta edição do Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Caso o participante tenha pontuação para se classificar em suas duas opções de curso, apenas a primeira vaga será levada em consideração. É importante ressaltar que para se candidatar ao Sisu, o candidato ao exame não pode ter zerado a redação.

Em caso de dúvidas, acesse o site do Sisu.

Mais sobre o assunto Enem 2018 tem 24,9% de abstenções, menor índice desde 2009 Enem 2018: confira dicas para resolver os enigmas de matemática O assunto é física! Saiba o que pode cair na prova do Enem Revisão final de química. Professor explica o que pode cair no Enem Garanta questões fáceis do Enem, recomenda professora de biologia

ProuniOutra alternativa para os candidatos ao Enem se aproximarem do ensino superior é o Programa Universidade para Todos (ProUni). A iniciativa concede bolsas parciais (50%) ou integrais em institutos da rede privada. Podem se candidatar estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na rede particular, como bolsistas integrais, e que tenham renda familiar de até três salários mínimos.

Para conseguir bolsa de 100%, o inscrito deve ter renda familiar de, no máximo, um salário mínimo e meio. Além disso, para participar da seleção é preciso ter obtido pelo menos 450 pontos no exame e ter tirado nota maior que zero na produção textual exigida no Enem.

As inscrições podem ser feitas no início de 2019 por meio do site do Prouni. A data oficial será confirmada pelo MEC.

Fies Quem fez o Enem a partir de 2010 pode utilizar a nota para obter financiamento estudantil, por meio do Fies, em cursos de instituições particulares de ensino superior, com juros menores e prazos mais longos em relação ao mercado. Para saber de todas as condições e prazos para se candidatar, acesse o site do programa.

Enem 2018 No próximo domingo (11/11), será aplicada a prova de exatas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 1.725 municípios brasileiros. Cerca de 5,5 milhões de inscritos devem participar da avaliação nesta edição. Na data, os candidatos terão que responder 45 questionamentos de matemática e outras 45 perguntas relacionadas a ciências da natureza.

Jornalista: Ingred Suhet
Fonte: Metrópoles

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo