Regionais : X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada no município de Urupá
Enviado por alexandre em 18/09/2018 10:40:59

X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada no município de Urupá

O município de Urupá realizou nos dias 12 e 13 do corrente mês a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, evento este que aconteceu no Templo sede da 1ª Igreja Batista. A Conferência, foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, contou ainda com a participação da sociedade civil e do governo, tendo como foco apontar desafios e definir ações para o pleno acesso das crianças e adolescentes às políticas sociais, formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência, defender a participação de crianças e adolescentes nos espaços de deliberação bem como garantir seu protagonismo na escola, família, comunidade, políticas públicas, sistema de justiça, dentre outros. Além de promover a igualdade e valorizar a diversidade, buscar alternativas para ampliação do orçamento e aperfeiçoamento da gestão dos Fundos para criança e adolescente.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Célia Lang, que estava representando o prefeito Célio de Jesus Lang na solenidade, o público atendido por essas políticas públicas precisa ser priorizado. “Daqui podem sair políticas públicas capazes de transformar a vida das pessoas, garantindo que elas tenham oportunidades mais amplas e justas. E não podemos esquecer que o futuro de uma grande nação depende das crianças e adolescentes; precisamos delas para formar o país que todos desejamos!”, afirmou.

Este ano, o evento traz como tema a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” e conta com cinco eixos que vão nortear a elaboração de propostas para a etapa regional territorial. São eles: a garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; a prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; o orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; a participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; e os espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Houve oficinas para elaboração das propostas e apresentação dessas propostas, além de eleição dos delegados para Conferência Estadual a ser realizada em Porto Velho. “A Conferência é um momento de se integrar entidades, de se fazer presente nestes espaços democráticos, de se fazer política, pensar como a temática sugere, na proteção integral da criança e do adolescente. Ou seja, verificar, conferir quais são as políticas direcionadas para a área da educação, lazer, saúde e propor mudanças para realmente construirmos um futuro melhor”, defendeu o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Senhor Osório.


Fonte: Alexandre Araujo/www.ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia