Regionais : Currículo do Dr. Bumbum cita curso não concluído e pós-graduações não reconhecidas
Enviado por alexandre em 21/07/2018 00:43:42

O site oficial do médico Denis Furtado, conhecido como Dr. Bumbum, é repleto de fotos de "antes e depois" de glúteos de pacientes e postagens que explicam as "técnicas de bioplastia trazidas de Hollywood". Mas o trecho que fala do currículo é curto e sucinto - um parágrafo resume os três cursos de pós-graduação que atestariam a qualificação de Furtado para atuar com "medicina estética".

"Médico, pós-graduado em dermatologia pela ISBRAE, modulação hormonal pela BARM, medicina estética pela ASIME, nutrologia e ortomolecular, estágio em medicina e fisiologia do esporte", diz o site do "Dr. Bumbum".

A BBC News Brasil checou se Furtado realmente fez esses cursos de pós-graduação e se as instituições mencionadas têm licença para atuar. O resultado: uma das instituições citadas afirma que Dr. Bumbum não concluiu o curso, e as outras duas não possuem credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) para oferecer pós-graduação.

Denis Furtado foi preso na quinta-feira junto com a mãe, Maria de Fátima Barros. Os dois estavam foragidos desde o início da semana e eram procurados pela polícia. Furtado é investigado pela morte de uma de suas pacientes, a bancária Lilian Calixto, de 46 anos, após um procedimento estético de preenchimento dos glúteos.

A suspeita é de que ela tenha sofrido uma embolia pulmonar por conta do uso excessivo de PMMA (polimetilmetacrilato). A substância, composta por microesferas de um material parecido com plástico, é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas é indicada somente para uso em pequenas quantidades.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o PMMA não deve ser usado para preenchimento de glúteo.

"Era uma substância pensada para usar em pequenas quantidades, normalmente na face. Mas começaram a aplicar no bumbum. Para ter efeito, injetam no músculo, e o músculo tem vasos sanguíneos. Se injetar dentro do vaso, a substância pode ir para a corrente sanguínea e você pode ter AVC ou embolia pulmonar", explicou à BBC News Brasil o médico Sergio Bocardo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e chefe de cirurgia plástica do Hospital Ipanema, no Rio de Janeiro.


A BBC News Brasil tentou contato com a advogada de Denis Furtado, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem.



FONTE: BBC Brasil

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia