Painel Político : Painel político por Alan Alex
Enviado por alexandre em 19/05/2011 09:19:14

Caindo



A secretária-adjunta da Secretaria de Administração do Estado, Carla Ito pode ser exonerada nesta quinta-feira. O Conselho Político do governador vai se reunir durante a tarde para tratar dessa situação. Ela e a titular da pasta, Vera Lúcia Paixão não se entendem há tempos e esse pode ser o motivo.



Corrupção



Nesta quarta-feira aconteceu no Teatro Banzeiros em Porto Velho o fórum Rondônia Conta Corrupção, organizado pelo Ministério Público Federal (MPF). A abertura contou com a presença do governador Confúcio Moura e do prefeito da Capital, além de outras autoridades. Mas, apesar da boa vontade, a impressão que fica é a de que se “chove no molhado”. Entre os palestrantes da manhã estava o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho e ele abriu sua fala com uma frase que reflete o que parece que só o MPF ainda não percebeu, “o que favorece a corrupção é a falta de punição dos acusados”. Certíssimo o vereador Eduardo.



Causas



Uma das principais causas da liberdade dos acusados são as falhas cometidas durante o inquérito policial e a infinidade de recursos existentes no Poder Judiciário. Casos como o do Comendador Arcanjo, preso no Mato Grosso após mandar matar, segundo acusações do MPF, mais de dez desafetos, são raros e demonstram como demora para que providências sejam tomadas. Todos em Mato Grosso sabiam que ele era bandido, que mantinha relações promíscuas com os poderes constituídos e mesmo assim, foi preciso o assassinato do jornalista Sávio Brandão, em plena luz do dia, para que o criminoso fosse preso.



Por aqui



Não são poucos os casos de autoridades e ex-autoridades envolvidas em escândalos, enriquecimento ilícito, relações promíscuas, troca de favores e ameaças, que por vezes são concretizadas. Muita gente sabe de muita coisa, mas se recusa a denunciar por um fato bastante simples, o Estado não garante a segurança dos denunciantes. Sem contar que, se algo acontecer com quem faz a denúncia, o responsável dificilmente será punido. Um caso claro de impunidade contra denunciante foi o assassinato do radialista Marinaldo de Souza pelo irmão do governador Confúcio Moura, Nóbel Moura, que não ficou um dia sequer preso.



Por isso



Ficar debatendo em fóruns sobre “alternativas” não é solução. É preciso sim instaurar inquéritos com o mínimo possível de falhas, é preciso que os tribunais de contas, tanto da União quanto dos estados, deixem de ter conselheiros indicados politicamente e que os ministérios públicos tenham independência financeira para que possam investigar e responsabilizar maus gestores. É preciso que o mais pobre do país saiba que realmente, perante a lei, todos são iguais. Enquanto isso não acontecer, ficar organizando esse tipo de evento, é desperdiçar dinheiro público.



Ingenuidade

Difícil acreditar na “nota da esclarecimento” emitida pela Associação dos Familiares dos Praças da Polícia Militar do Estado de Rondônia afirmando que “até o momento a associação não tomou conhecimento de nenhuma lista da qual foi citada pelo jornalista em sua coluna” (no caso se referem a coluna do dia 16, onde informamos que o governo tem uma lista com 63 nomes de policiais que devem ser expulsos).



E mais



A ASSFAPOM disse ainda que “caso o fato fosse verídico a entidade já teria acionado seu departamento jurídico para verificar as medidas legais a serem tomadas”. Pois bem, vamos então esclarecer aos ilustres dubles de sindicalistas que listas dessa espécie não são oficiais, tampouco são encaminhadas via ofício, daí o nome “lista negra”. A lista existe e circula apenas e tão somente entre as pessoas que interessa ao governo.



Acreditar



Que “tudo será esquecido” e que “todos serão perdoados” chega a ser utópico, para não usar adjetivo pior. Quem viu o vídeo da negociação envolvendo sindicalistas (esses sim profissionais) da CUT com a direção da Santo Antônio Energia negociando a demissão de trabalhadores que ousaram criar uma chapa adversária para tentar tomar o sindicato do grupo atual, sabe que nos bastidores a coisa muda de figura. Portanto, é questão de tempo para que todos os policiais identificados durante as manifestações, estejam com a situação complicada junto ao Comando Geral.



Jurídico



Quanto ao jurídico do sindicato, vale ressaltar que por se tratar de uma questão política e de uma “lista negra”, dificilmente alguém vai conseguir obter judicialmente tal “documento”. O que vai acontecer é que a coisa vai ficar engavetada, graças a divulgação pela coluna, por um bom tempo. Mas não se enganem, Confúcio Moura ainda tem três anos e meio de governo pela frente. Depois me digam se a coluna tem ou não razão. Mas quando ficar comprovado, também vamos querer a publicação de uma nota, dizendo exatamente isso, “ele avisou”!



Atentado



Ainda falando sobre combate à corrupção, o jornalista Danny Bueno, que denunciou as negociatas envolvendo sindicalistas e a direção da Santo Antônio Energia, teve o vidro de seu carro quebrado na madrugada de terça-feira. Foi registrado um boletim de ocorrências informando o atentado e ameaças, segundo ele, feitas pelo ex-presidente da CUT e atual secretário municipal de transportes, Itamar Ferreira. Nesta quarta-feira, o atentado foi matéria no jornal O Estadão de São Paulo.



Precariedade



Esse atentado reflete exatamente o que dizíamos nas primeiras notas desta coluna, a dificuldade em que os denunciantes tem em manter as acusações. No caso específico de Bueno, ele possui videos, documentos e fotos que comprovam exatamente o que ele diz. Por aqui nem MPF nem MP se deram ao trabalho sequer de saber do que se trata. Parlamentares federais que estiveram em Rondônia na semana passada levaram para Brasília cópias dos videos feitos por Danny Bueno a mando de, na época, seus patrões. Se algo acontecer a ele ou a seus familiares, quem será punido?



Concursos públicos



Recentemente a coluna abordou o drama dos aprovados em concursos públicos de Rondônia, que aguardam às vezes, anos para serem convocados. Dessa vez são os aprovados no concurso da Polícia Civil que buscam a convocação. Eles até criaram um site (www.aprovadospcro.com) para manter atualizados os demais concursados. De acordo com eles, há cerca de 4 meses que eles tentam sensibilizar a SESDEC para que sejam chamados, e a resposta que obtiveram foi que “a segurança está caminhando bem e que, apesar da defasagem de cargos, eles (governo) prefere realizar um novo concurso à convocar os aprovados no certame realizado pelo governo anterior, com vigência até janeiro de 2013.



Mas



Em contato com o governador, receberam a informação que ele “iria ver um modo de viabilizar a convocação dos aprovados. De qualquer forma, nada aconteceu e eles continuam na incerteza. Reuniram-se com parlamentares, onde obtiveram apoio, mas o chamamento depende apenas do governo. Resta saber de que forma Confúcio Moura vai conduzir essa situação.



Suspeita de golpe



Um servidor público identificou uma situação estranha nas contas telefônicas de algumas secretarias do município de Guajará-Mirim. Segundo ele, uma empresa chamada “Editora Atlanta” entra em contato telefônico com as secretarias dos municípios e muitas vezes, após um breve diálogo consegue obter informações simples como o nome do titular da pasta e outros dados relevantes. Depois disso, a secretaria é cadastrada em um sistema de anúncios virtual e a conta é vinculada à conta telefônica e passa a ser debitada mensalmente, sem nenhum tipo de contato assinado ou licitação. Praticamente todos os administradores estão caindo neste golpe, porque poucos são os que verificam as contas telefônicas. Bom ficar atento.



Alerta



Levantamento produzido pela Secretaria da Saúde de São Paulo mostra que, somente no ano passado, 1.231 crianças menores de 12 anos foram internadas por intoxicação no Estado. Esse índice aponta que a cada dia, três crianças são internadas por esse motivo.

Segundo o estudo, houve 406 casos de ingestão de medicamentos por crianças em 2010, representando 32,98% das internações de crianças por intoxicação. Desse grupo de ocorrência, os remédios de ação antiepiléptica compõem 21,67% dos casos, seguido dos psicotrópicos (11,82%) e dos antibióticos (11,08%).

Substâncias tóxicas e/ou venenosas provocaram 714 casos, representando 58% do fluxo de internações infantis por intoxicação. Entre os principais agentes tóxicos está o contato com animais peçonhentos (32,63%) e substâncias corrosivas (9,38%).

Também foram registrados 111 casos de internações relacionadas à intoxicação alimentar, o que representa 9,02% das ocorrências.



Contatos



Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.compainelpolitico@hotmail.comwww.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.




Caindo



A secretária-adjunta da Secretaria de Administração do Estado, Carla Ito pode ser exonerada nesta quinta-feira. O Conselho Político do governador vai se reunir durante a tarde para tratar dessa situação. Ela e a titular da pasta, Vera Lúcia Paixão não se entendem há tempos e esse pode ser o motivo.



Corrupção



Nesta quarta-feira aconteceu no Teatro Banzeiros em Porto Velho o fórum Rondônia Conta Corrupção, organizado pelo Ministério Público Federal (MPF). A abertura contou com a presença do governador Confúcio Moura e do prefeito da Capital, além de outras autoridades. Mas, apesar da boa vontade, a impressão que fica é a de que se “chove no molhado”. Entre os palestrantes da manhã estava o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho e ele abriu sua fala com uma frase que reflete o que parece que só o MPF ainda não percebeu, “o que favorece a corrupção é a falta de punição dos acusados”. Certíssimo o vereador Eduardo.



Causas



Uma das principais causas da liberdade dos acusados são as falhas cometidas durante o inquérito policial e a infinidade de recursos existentes no Poder Judiciário. Casos como o do Comendador Arcanjo, preso no Mato Grosso após mandar matar, segundo acusações do MPF, mais de dez desafetos, são raros e demonstram como demora para que providências sejam tomadas. Todos em Mato Grosso sabiam que ele era bandido, que mantinha relações promíscuas com os poderes constituídos e mesmo assim, foi preciso o assassinato do jornalista Sávio Brandão, em plena luz do dia, para que o criminoso fosse preso.



Por aqui



Não são poucos os casos de autoridades e ex-autoridades envolvidas em escândalos, enriquecimento ilícito, relações promíscuas, troca de favores e ameaças, que por vezes são concretizadas. Muita gente sabe de muita coisa, mas se recusa a denunciar por um fato bastante simples, o Estado não garante a segurança dos denunciantes. Sem contar que, se algo acontecer com quem faz a denúncia, o responsável dificilmente será punido. Um caso claro de impunidade contra denunciante foi o assassinato do radialista Marinaldo de Souza pelo irmão do governador Confúcio Moura, Nóbel Moura, que não ficou um dia sequer preso.



Por isso



Ficar debatendo em fóruns sobre “alternativas” não é solução. É preciso sim instaurar inquéritos com o mínimo possível de falhas, é preciso que os tribunais de contas, tanto da União quanto dos estados, deixem de ter conselheiros indicados politicamente e que os ministérios públicos tenham independência financeira para que possam investigar e responsabilizar maus gestores. É preciso que o mais pobre do país saiba que realmente, perante a lei, todos são iguais. Enquanto isso não acontecer, ficar organizando esse tipo de evento, é desperdiçar dinheiro público.



Ingenuidade

Difícil acreditar na “nota da esclarecimento” emitida pela Associação dos Familiares dos Praças da Polícia Militar do Estado de Rondônia afirmando que “até o momento a associação não tomou conhecimento de nenhuma lista da qual foi citada pelo jornalista em sua coluna” (no caso se referem a coluna do dia 16, onde informamos que o governo tem uma lista com 63 nomes de policiais que devem ser expulsos).



E mais



A ASSFAPOM disse ainda que “caso o fato fosse verídico a entidade já teria acionado seu departamento jurídico para verificar as medidas legais a serem tomadas”. Pois bem, vamos então esclarecer aos ilustres dubles de sindicalistas que listas dessa espécie não são oficiais, tampouco são encaminhadas via ofício, daí o nome “lista negra”. A lista existe e circula apenas e tão somente entre as pessoas que interessa ao governo.



Acreditar



Que “tudo será esquecido” e que “todos serão perdoados” chega a ser utópico, para não usar adjetivo pior. Quem viu o vídeo da negociação envolvendo sindicalistas (esses sim profissionais) da CUT com a direção da Santo Antônio Energia negociando a demissão de trabalhadores que ousaram criar uma chapa adversária para tentar tomar o sindicato do grupo atual, sabe que nos bastidores a coisa muda de figura. Portanto, é questão de tempo para que todos os policiais identificados durante as manifestações, estejam com a situação complicada junto ao Comando Geral.



Jurídico



Quanto ao jurídico do sindicato, vale ressaltar que por se tratar de uma questão política e de uma “lista negra”, dificilmente alguém vai conseguir obter judicialmente tal “documento”. O que vai acontecer é que a coisa vai ficar engavetada, graças a divulgação pela coluna, por um bom tempo. Mas não se enganem, Confúcio Moura ainda tem três anos e meio de governo pela frente. Depois me digam se a coluna tem ou não razão. Mas quando ficar comprovado, também vamos querer a publicação de uma nota, dizendo exatamente isso, “ele avisou”!



Atentado



Ainda falando sobre combate à corrupção, o jornalista Danny Bueno, que denunciou as negociatas envolvendo sindicalistas e a direção da Santo Antônio Energia, teve o vidro de seu carro quebrado na madrugada de terça-feira. Foi registrado um boletim de ocorrências informando o atentado e ameaças, segundo ele, feitas pelo ex-presidente da CUT e atual secretário municipal de transportes, Itamar Ferreira. Nesta quarta-feira, o atentado foi matéria no jornal O Estadão de São Paulo.



Precariedade



Esse atentado reflete exatamente o que dizíamos nas primeiras notas desta coluna, a dificuldade em que os denunciantes tem em manter as acusações. No caso específico de Bueno, ele possui videos, documentos e fotos que comprovam exatamente o que ele diz. Por aqui nem MPF nem MP se deram ao trabalho sequer de saber do que se trata. Parlamentares federais que estiveram em Rondônia na semana passada levaram para Brasília cópias dos videos feitos por Danny Bueno a mando de, na época, seus patrões. Se algo acontecer a ele ou a seus familiares, quem será punido?



Concursos públicos



Recentemente a coluna abordou o drama dos aprovados em concursos públicos de Rondônia, que aguardam às vezes, anos para serem convocados. Dessa vez são os aprovados no concurso da Polícia Civil que buscam a convocação. Eles até criaram um site (www.aprovadospcro.com) para manter atualizados os demais concursados. De acordo com eles, há cerca de 4 meses que eles tentam sensibilizar a SESDEC para que sejam chamados, e a resposta que obtiveram foi que “a segurança está caminhando bem e que, apesar da defasagem de cargos, eles (governo) prefere realizar um novo concurso à convocar os aprovados no certame realizado pelo governo anterior, com vigência até janeiro de 2013.



Mas



Em contato com o governador, receberam a informação que ele “iria ver um modo de viabilizar a convocação dos aprovados. De qualquer forma, nada aconteceu e eles continuam na incerteza. Reuniram-se com parlamentares, onde obtiveram apoio, mas o chamamento depende apenas do governo. Resta saber de que forma Confúcio Moura vai conduzir essa situação.



Suspeita de golpe



Um servidor público identificou uma situação estranha nas contas telefônicas de algumas secretarias do município de Guajará-Mirim. Segundo ele, uma empresa chamada “Editora Atlanta” entra em contato telefônico com as secretarias dos municípios e muitas vezes, após um breve diálogo consegue obter informações simples como o nome do titular da pasta e outros dados relevantes. Depois disso, a secretaria é cadastrada em um sistema de anúncios virtual e a conta é vinculada à conta telefônica e passa a ser debitada mensalmente, sem nenhum tipo de contato assinado ou licitação. Praticamente todos os administradores estão caindo neste golpe, porque poucos são os que verificam as contas telefônicas. Bom ficar atento.



Alerta



Levantamento produzido pela Secretaria da Saúde de São Paulo mostra que, somente no ano passado, 1.231 crianças menores de 12 anos foram internadas por intoxicação no Estado. Esse índice aponta que a cada dia, três crianças são internadas por esse motivo.

Segundo o estudo, houve 406 casos de ingestão de medicamentos por crianças em 2010, representando 32,98% das internações de crianças por intoxicação. Desse grupo de ocorrência, os remédios de ação antiepiléptica compõem 21,67% dos casos, seguido dos psicotrópicos (11,82%) e dos antibióticos (11,08%).

Substâncias tóxicas e/ou venenosas provocaram 714 casos, representando 58% do fluxo de internações infantis por intoxicação. Entre os principais agentes tóxicos está o contato com animais peçonhentos (32,63%) e substâncias corrosivas (9,38%).

Também foram registrados 111 casos de internações relacionadas à intoxicação alimentar, o que representa 9,02% das ocorrências.



Contatos



Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.compainelpolitico@hotmail.comwww.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia