Painel Político : Painel político por Alan Alex
Enviado por alexandre em 17/05/2011 19:28:55



Empossado
O governador Confúcio Moura nomeou o irmão do senador Valdir Raupp de Matos, ex-vereador Ademar Raupp de Matos, como Coordenador de Passagens, Diárias e Suprimentos de Fundos, da Coordenadoria Geral de Apoio à Governadoria, a CGAG, comandada por Vicente Cambuquira. Esse foi o primeiro nome que o senador conseguiu emplacar no governo Confúcio.
Casa Civil
Mas Raupp ainda não desistiu de colocar na Casa Civil seu suplente, Tomás Correa.
Vai cair
Enquanto isso em Brasília começa o processo de fritura do Ministro Chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, que não consegue explicar o aumento de seu patrimônio pessoal. Questão de tempo para o Planalto ceder às pressões.
Por aqui
Confúcio Moura não explicou até hoje o volumoso crescimento de seu patrimônio pessoal. Durante a campanha ele até tentou justificar, dizendo que uma propriedade sua havia sido desapropriada pelo Incra. Passada a campanha, o assunto caiu no esquecimento.
Porta de entrada
Nos últimos tempos muito tem se ouvido falar sobre o crescimento de Porto Velho, o desenvolvimento, etc. Mas esse otimismo que às vezes chega a ser exagerado, não refletiu como deveria na administração municipal. Promessa de campanha, Roberto Sobrinho se comprometeu a construir uma nova rodoviária na Capital, que é a porta de entrada de centenas de migrantes diariamente. A de Porto Velho, convenhamos, é um lixo.
Descaso
Não é nenhum exagero afirmar que o local é um pardieiro sujo, fedorento e lembra aqueles filmes onde o Brasil é retratado como um cenário de Terceiro Mundo. Realmente é lamentável que a prefeitura não dê a devida atenção a esse problema. O terminal de Porto Velho é exatamente o mesmo de 25 anos atrás, situado no mesmo local e com a mesma sujeira de outrora.
Passou da hora
De Porto Velho ter um terminal rodoviário de vergonha, amplo, com lojas, lanchonetes e restaurantes que ofereçam serviços e produtos com qualidade. Um lugar limpo, com terminais de embarque e desembarque e não aquele amontoado de taxistas que fazem “lotação” e não deixam espaço sequer para quem precisa desembarcar um passageiro.
Local
Precisa também ser em um local grande, com fácil fluência de trânsito, não necessariamente na região central. Um terminal próximo a entrada do Ulisses Guimarães, conforme um projeto antigo seria adequado. Claro que a prefeitura deveria disponibilizar linhas de ônibus para que os viajantes não ficassem reféns de taxi, como acontece com o aeroporto de Porto Velho. Se você chegar por aqui com pouco dinheiro e sem conhecer ninguém, vai ter que pagar um taxi, ou então seguir a pé, aventurando-se a encontrar um hotel, o que também vai ser outra odisséia.
Cidade grande
Porto Velho precisa se assumir como uma capital e para que isso aconteça, a participação do poder público municipal é fundamental. Medidas que em primeiro momento parecem ser antipáticas, como a retirada de ambulantes das calçadas da Avenida Sete de Setembro precisam ser tomadas. E essa fiscalização tem que ser constante, inclusive, se for o caso, com multas e prisões. Chega de tolerar o “jeitinho” e a teimosia do descaminho.
Limpeza
A cidade tem uma aparência de sujeira. A população colabora com isso, mas o poder público sequer se preocupa em instalar lixeiras em ruas, avenidas e praças. Ou você deixa o lixo no carro, ou se estiver a pé, joga onde estiver. Falta educação, mas também falta fiscalização.
Feiras
A chamada “feira livre” é um exemplo de como não deve ser uma feira. Por lá, embaixo daquelas lonas, matam-se galinhas, penduram-se, sem nenhum tipo de refrigeração, carne de porco e de gado, e peixes ficam expostos em cima de balcões improvisados. Isso sem levar em conta a sujeira que fica após a saída dos feirantes. Uma verdadeira baderna e a prefeitura faz de conta que nada acontece.
Abelhas
Os “abelhas” do trânsito ficam parados em frente a escolas multando quem coloca o pneu sobre a faixa de pedestres. Como estão sempre em dupla, um multa e o outro fica olhando, ao invés de perceber as infrações cometidas por outros motoristas. Também não percebem os caminhões que estacionam no meio das avenidas para descarregar mercadorias em lojas, nem os veículos que trafegam pela pista da esquerda na velocidade de um pedestre, enquanto os da pista da direita correm feito loucos. Uma total inversão.
Mais
Não vamos nem entrar na discussão de obras paradas e buracos nas ruas. Isso é um assunto cansativo que nos faz questionar qual é a função de Marcelo Fernandes, que se diz “secretário de Obras”. Porto Velho precisa de civilidade e de carinho pela cidade. Isso vale para aqueles, que como eu nasceram aqui, e para os que vieram de fora, que adotaram a cidade e o Estado como lar. Reclamar enquanto está em mesa de bar ou em fila de banco é fácil, difícil é cobrar do prefeito e dos vereadores para que façam a parte que lhes cabem.
Presidência
Falando em vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Eduardo Rodrigues, é o novo presidente da Executiva Municipal do Partido Verde da Capital. Seu nome foi confirmado no cargo pelo presidente estadual da legenda, o deputado federal Lindomar Garçom , durante solenidade simples no gabinete da presidência na noite desta segunda – feira, 16. A posse do parlamentar no comando da sigla, que já começa a se articular com vistas às eleições municipais do próximo ano, será realizada após a nomeação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Registro
Na última segunda-feira, 16, foi o aniversário do governador Confúcio Ayres Moura. A nota havia sido inserida na coluna, mas na hora de editar, foi cortada acidentalmente. Inicialmente estava prevista uma festa em Ariquemes, mas foi cancelada. O governador reuniu apenas familiares.
Sou não
O conselheiro Wilber Coimbra (Tribunal de Contas do Estado) em contato com a coluna informou que nada tem a ver com as articulações que visam garantir uma vaga para o secretário de Defesa no TCE. Coimbra explicou que não se envolve em questões políticas desde que assumiu o cargo e que caso Bessa venha a ser realmente o escolhido, “terá sido por mérito próprio”.
Instabilidade
Durante todo dia o endereço www.painelpolitico.com apresentou instabilidade em função de problemas nos servidores da empresa Locaweb, onde o site está hospedado. Nesta quarta-feira estará sendo feita a transferência do domínio para outro servidor, e isso poderá causar mais instabilidades. Até o fim da tarde desta quarta-feira, 18, esperamos estar com tudo resolvido.
Para pesquisadores
O primeiro supercomputador pessoal do mercado brasileiro virá embarcado com processadores Tesla C2050 e C2070, da NVIDIA. A tecnologia, até então estava restrita a supercomputadores de grande porte, como o chinês Tianhe-1A, número um do mundo no ranking Top 500, e agora está disponível aos pesquisadores brasileiros numa versão de uso pessoal. Cada GPU (unidade de processamento gráfico) da linha Tesla da NVIDIA é capaz de gerar um poder de processamento de 1 teraflop, o que equivale a 1 trilhão de cálculos por segundo. É possível disponibilizar até 4 teraflops (quatro trilhões de cálculos por segundo) neste modelo de supercomputador pessoal. Para se ter uma ideia, o supercomputador que figurava como número 1 do mundo há 10 anos possuía praticamente o mesmo poder de processamento: 4.9 teraflops. A responsável pela venda no Brasil é a SMB-Sunset. O produto HPCBox será comercializado sob encomenda em todo o país com preço estimado de R$ 65 mil em sua configuração máxima (com quatro processadores da linha Tesla).
Cesárea = obesidade
O risco de ficar obeso na idade adulta é 58% maior para quem nasce de cesárea do que de parto natural. A conclusão é de pesquisa que acompanhou 2.057 pessoas no nascimento e os 25 anos de idade, organizada pela USP de Ribeirão Preto e publicada no "American Journal of Clinical Nutrition". Um motivo possível para essa relação é que, na cesárea, o bebê não entra em contato com a flora vaginal da mãe, como no parto normal. A falta de contato pode afetar a formação da flora intestinal, facilitando a obesidade, segundo a gastroenterologista Helena Goldani, uma das autoras do trabalho. Outros estudos já mostraram que crianças com menor quantidade de bactérias "boas" para a flora intestinal no primeiro ano de vida eram mais obesos aos sete anos. Os pesquisadores da USP decidiram, então, avaliar a hipótese em adultos. Um grupo de jovens nascidos em 1978, cujos dados de parto haviam sido registrados, foi convocado para uma nova avaliação feita entre 2002 e 2004. Os jovens, com idades entre 23 e 25 anos, foram pesados e responderam a questões sobre atividade física e alimentação, entre outras. Dos que nasceram de cesárea, 15,2% tinham índice de massa corporal acima de 30, que indica obesidade. Entre os nascidos de parto normal, 10,4% eram obesos. Agora, os pesquisadores vão analisar a flora intestinal de bebês nascidos de parto cesariano. Eles estão coletando fezes de bebês que hoje têm um ano. Fábio Ancona, pediatra nutrólogo da Unifesp, diz que o resultado da pesquisa serve como alerta, porque o Brasil é "recordista" de cesáreas.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.compainelpolitico@hotmail.comwww.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia