Política : MODERNIZAÇÃO
Enviado por alexandre em 31/05/2010 00:20:00



CAERD implanta desenvolvimento institucional no município de Ouro Preto

A Companhia de Água e Esgoto de Rondônia – CAERD está implantando nos municípios de: Ouro Preto do Oeste, Jaru, Guajará-Mirim, Machadinho do Oeste, Ariquemes, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Colorado do Oeste e Cerejeiras o projeto Desenvolvimento Institucional – DI.

Esta semana a Empresa BS2G Consultoria responsável pelo projeto através da coordenadora Seilza Moreira de Souza (foto) esteve reunida com a imprensa de Ouro Preto na oportunidade deu detalhes do projeto que tem um prazo de dois anos para ser desenvolvido no qual foi dividido em quatro eixos, sendo três voltados a serviços de Engenharia; modernização de todo sistema e Trabalhos Sociais.

A coordenadora enumerou: O controle Operacional com automação básica do sistema (visando eficiência); Combate ao desperdício (Através de Geofonamento, um trabalho de sondagem sobre as redes que detectará vazamentos e fraudes); Eficiência energética do sistema (Cumprir bem as tarefas, reduzir as perdas e desperdícios, tem um sentido econômico e racional: menos energia utilizada, consumo sustentável garantido; Trabalhos sociais (desenvolvendo atividades com diferentes segmentos: seminários, palestras, pit-stop, entre outras. Também serão utilizados: mini ETA para demonstrar como é realizado o tratamento de água e equipamento com uso de hidrômetros que mostra o desperdício através de torneiras pingando identificando a perda de volume água/dia e custo/mês).

A principal função dos Trabalhos Sociais segundo Seilza Moreira é conscientizar a população sobre a importância de consumir água tratada fomentando as Doenças de Veiculação hídrica e educação ambiental. “Uso racional da água é sinônimo de economia já que no Brasil se desperdiça 40% da água tratada além do que o meio ambiente agradece”, disse a coordenadora que acrescentou a cada real investido em saneamento básico poupa quatro em gastos com a saúde.

Em Ouro Preto do Oeste segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde é grande o número de pessoas acometidas com doenças provenientes do consumo de água contaminada, ou seja, poço. De um total de 11 amostras de água de poço localizados no bairro Jardim Aeroporto todas apresentaram coliformes fecais (resíduos de fossa), entre outras contaminações.

Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia