Painel Político : Painel político por Alan Alex
Enviado por alexandre em 05/05/2011 19:21:50

Terceirização

O governo do Estado, na gestão anterior, adotou o modelo de locação de veículos para a Polícia Militar. A empresa responsável por esse contrato é a LF Imports, genuínamente de Rondônia. Agora o secretário de Defesa (SESDEC) Marcelo Bessa está querendo trazer uma empresa de Pernambuco para prestar esse serviço. Outra que também está querendo “importar” ajuda é a secretária Miriam Spreáfico (SEJUS) que foi buscar no Rio Grande Sul parceria para construção de presídios em Rondônia.

Problema

Dessa “ajuda externa” é que as empresas daqui perdem e conseqüentemente ficam enfraquecidas. O governo tem por obrigação valorizar os empresários que investem no Estado, pois são eles que acreditam na região e no povo. Trazer empresas de fora, só em último caso, o ideal é capacitar nossos trabalhadores para que a mão de obra local seja valorizada. Rondônia precisa perder essa mentalidade de estado que só serve para ganhar dinheiro e ir embora. Empresas de fora por aqui, só se forem gigantes, como montadoras de veículos, pequenas médias, nós temos e com qualidade.

Outra

O diretor do DER, Lúcio Mosquini teve a brilhante idéia de apresentar a proposta de descontar do Fundo de Infra-estrutura de Transportes e Habitação (Fitha) que é gerido pelo DER, 3 ppor cento, para ficar com o governo. Foi duramente repreendido pelo Chefe da Casa Civil, Ricardo Sá e do próprio governador. O Fitha é de fundamental importância para os municípios e muitas vezes é a ponte salvadora. Fazer qualquer tipo de desconto traria uma revolta por parte dos prefeitos. A idéia foi engavetada.

Máquina

O PSD, partido a ser fundado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab, ainda não tem um viés ideológico definido, mas nasce com vocação governista e alto poder de fogo na eleição municipal de 2012: terá sob seu domínio máquinas públicas em Estados e prefeituras com orçamento acima de R$ 60 bilhões. O poder das estruturas locais será decisivo na eleição para prefeito no ano que vem. Com o registro em cartório marcado para a próxima semana, o PSD surgirá no cenário político nacional com, pelo menos, dois governadores (Amazonas e Santa Catarina) e cinco vices. Além de Kassab, outro prefeito de capital deve fechar com a legenda, o de Maceió, Cícero Almeida (PP). Na Câmara, são 41 deputados federais comprometidos a entrar na sigla, número que pode chegar a 45. Entre eles estão Moreira Mendes e Carlos Magno. No Senado, dois parlamentares anunciaram o ingresso na legenda, número que pode chegar a seis - entre os que estão no radar do PSD, estão Jayme Campos (DEM-MT) e Ciro Nogueira (PP-PI).

Regionais

Em Rondônia, cresce o interesse de prefeitos, vereadores e lideranças de ingressar na nova legenda. Os telefones de Moreira Mendes, que deve comandar o partido por aqui, não para. E ele já começou a apagar incêndios. Moreira tinha convidado os irmãos Testoni (Jaques e Alex), prefeito e deputado estadual respectivamente, a ingressarem na legenda e eles toparam. Mas não é segredo para ninguém que eles e Carlos Magno são se bicam. Ao que tudo indica, Moreira já conseguiu apaziguar essa situação.

Negociações

O vídeo divulgado nesta quinta-feira por PAINEL POLÍTICO que mostra as negociações envolvendo direção do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Rondônia – STICCERO e o diretor geral do consórcio construtor da usina de Santo Antônio, Antônio Cardili, demonstra as relações promíscuas dos sindicatos, que se tornaram “pelegos” dos patrões, conforme jargão utilizado pelos sindicalistas ao se referirem a trabalhadores que “traem o movimento”.

Vídeos

PAINEL POLÍTICO teve acesso a uma série de vídeos, que mostram conversas entre os diretores do sindicato, audiências na justiça, reuniões com trabalhadores e tudo gravado com ordem dos próprios diretores do STICCERO, que pretendiam usar essas gravações “para negociações futuras”. Ou seja, para pressionar as pessoas com quem mantinham essas reuniões.

CUT

Itamar Ferreira, também conhecido como “Itamar da CUT”, sindicalista histórico em Rondônia, filiado ao Partido dos Trabalhadores e atualmente ocupando o cargo de secretário municipal de Transportes, é o nome mais citado em todos os vídeos, seja como liderança ou seja como “raposa” para fechar acordos. No trecho divulgado com exclusividade por PAINEL POLÍTICO, Itamar aparece na reunião, que aconteceu no Hotel Vila Rica em Porto Velho. Na ocasião, ele estava afastado de suas funções sindicais pois disputava a vaga de deputado federal. Mesmo assim, o STICCERO fretou um avião para trazer Itamar de Vilhena, onde fazia campanha, para participar da reunião na Capital.

Revanchismo

A reunião na verdade serviu apenas para tratar da demissão de trabalhadores da chamada “Chapa 2”, que semanas antes havia disputado com a atual direção do STICCERO as eleições sindicais e havia sido derrotada. Mas apenas perder as eleições era pouco, a chapa vencedora queria mais, queria a demissão dos trabalhadores. E conseguiu. Em determinado trecho da conversa, Antônio Cardili afirma que iria fazer a demissão aos poucos, “a gente demite dez num dia, dez no outro, até limpar todo mundo”, declarou.

Peleguismo

Além dessa tratativa, na mesma reunião fica acertado como a diretoria do STICCERO vai se dirigir aos trabalhadores, que na época estavam em pé de guerra com a direção da usina. Eles inclusive apontam “lideranças de alojamento” que seriam úteis para a direção da usina. Cardili chega a elogiar uma dessas lideranças. Os sindicalistas também criticam os movimentos sociais, como MAB (atingidos pelas barragens) e indígenas, deixando claro que os interesses da empresa e dos diretores, estão acima dos interesses dos trabalhadores e sociedade civil.

Óbvio

Que por todo esse peleguismo eles seriam de alguma forma recompensados. A direção do STICCERO, por exemplo, segundo denúncia que tramita na Justiça do Trabalho, recebem mensalmente do consórcio, cestas básicas que são distribuídas aos familiares dos diretores. Também conseguiram “arrumar emprego” para esposas, filhos e apadrinhados em empresas que prestam serviço para as usinas, além de pagarem passagens aéreas para Itamar Ferreira, a quem eles se referem como “o cara que conseguiu tudo isso”, em alusão às benesses obtidas ao longo das negociações.

De olho

A Polícia Federal vem investigando a relação das empresas e sindicatos em Rondônia porque as obras envolvem recursos federais. São oriundas do BNDES e as usinas são área de segurança nacional. As disputas internas do STICCERO, com outros sindicatos como SINTRAPAV podem ter sido o catalisador da revolta de Jirau. Na reunião do Vila Rica, os sindicalistas apontam alguns trabalhadores como “funcionários da Camargo”, consórcio concorrente de Santo Antônio que constrói Jirau.

Suspendeu

E nesta quinta-feira o Banco Santander, que iria fornecer cerca de US$ 400 milhões para a construção das usinas em Rondônia, anunciou que suspendeu o seu financiamento a espera de novos estudos de impactos ambientais e sociais por parte das autoridades brasileiras. Em fevereiro deste ano, três líderes indígenas da Amazônia viajaram para a Europa para protestarem contra as barragens. O protesto deu certo e eles conseguiram sensibilizar a direção do banco. Missão difícil essa, já que para banco, o que importa é o lucro. De qualquer forma, até segunda ordem, o dinheiro não vem.

Prisão

Falando em movimento sindical, nesta quinta-feira, por volta das 14 horas, policiais militares em serviço prenderam o presidente da Associação dos Familiares dos Praças do Estado de Rondônia – ASSFAPOM - Jesuino Boabaid pela prática do crime de incitação a desobediência e a indisciplina, considerado crime militar, previsto no artigo 155 do CPM. A prisão de Jesuíno já havia sido decretada no último dia 18 de abril, porém foi revogada no dia 20 do mesmo mês em razão do término do movimento de paralisação. Desta vez, de acordo com o comando da PM ele teria voltado a incitar os Policiais Militares, convocando-os para reuniões e assembléia geral da Assfapom, “com o claro objetivo de incitar o novo movimento de paralisação”.

Raspando

Um grande asteroide vai passar "raspando" pela Terra em novembro deste ano, informou a Nasa, a agência espacial americana. Embora o asteroide 2005 YU55 tenha sido classificado como um objeto potencialmente perigoso, os especialistas dizem que não há riscos de que ele colida com a Terra nos próximos cem anos. Esta é a primeira vez que cientistas preveem a passagem tão próxima à Terra de um objeto desse tamanho. A Nasa informou que um evento como esse não deve se repetir até 2028, quando o asteroide (153814) 2001 WN5 deve passar a uma distância ainda menor do nosso planeta. Identificado em 2005 pelo astrônomo Robert McMilan, do Spacewatch Program, em Tucson, no Estado do Arizona (EUA), o asteroide 2005 YU55 vai passar a uma distância de 323 mil km da Terra.

Testosterona contra Alzheimer

Cientistas australianos implantaram hormônios de testosterona em uma paciente com mal de Alzheimer como parte de um teste clínico que, ainda em fase inicial, parece apresentar bons resultados, informa a imprensa local. O pesquisador Ralph Martins, da Universidade Edith Cowan, no estado da Austrália Ocidental, disse que a paciente, de 33 anos, apresentou sinais de estabilização da memória e chegou a registrar melhoras desde o início dos testes, há 12 meses. Martins declarou à rádio ABC que o avanço da doença na paciente "basicamente foi atrasado". Ele também comentou que a testosterona poderia ser mais efetiva e rápida que outros tratamentos utilizados para deter o mal de Alzheimer, que provoca perda da memória. O pesquisador australiano explicou que o hormônio ajuda a reduzir a produção da proteína beta-amiloide, que contém tecido cerebral e está relacionada à doença. Os cientistas disseram que vão prosseguir com os testes clínicos em pacientes com Alzheimer em outras partes do país.

Contatos

Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.compainelpolitico@hotmail.com – twiiter.com/painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.


Terceirização

O governo do Estado, na gestão anterior, adotou o modelo de locação de veículos para a Polícia Militar. A empresa responsável por esse contrato é a LF Imports, genuínamente de Rondônia. Agora o secretário de Defesa (SESDEC) Marcelo Bessa está querendo trazer uma empresa de Pernambuco para prestar esse serviço. Outra que também está querendo “importar” ajuda é a secretária Miriam Spreáfico (SEJUS) que foi buscar no Rio Grande Sul parceria para construção de presídios em Rondônia.

Problema

Dessa “ajuda externa” é que as empresas daqui perdem e conseqüentemente ficam enfraquecidas. O governo tem por obrigação valorizar os empresários que investem no Estado, pois são eles que acreditam na região e no povo. Trazer empresas de fora, só em último caso, o ideal é capacitar nossos trabalhadores para que a mão de obra local seja valorizada. Rondônia precisa perder essa mentalidade de estado que só serve para ganhar dinheiro e ir embora. Empresas de fora por aqui, só se forem gigantes, como montadoras de veículos, pequenas médias, nós temos e com qualidade.

Outra

O diretor do DER, Lúcio Mosquini teve a brilhante idéia de apresentar a proposta de descontar do Fundo de Infra-estrutura de Transportes e Habitação (Fitha) que é gerido pelo DER, 3 ppor cento, para ficar com o governo. Foi duramente repreendido pelo Chefe da Casa Civil, Ricardo Sá e do próprio governador. O Fitha é de fundamental importância para os municípios e muitas vezes é a ponte salvadora. Fazer qualquer tipo de desconto traria uma revolta por parte dos prefeitos. A idéia foi engavetada.

Máquina

O PSD, partido a ser fundado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab, ainda não tem um viés ideológico definido, mas nasce com vocação governista e alto poder de fogo na eleição municipal de 2012: terá sob seu domínio máquinas públicas em Estados e prefeituras com orçamento acima de R$ 60 bilhões. O poder das estruturas locais será decisivo na eleição para prefeito no ano que vem. Com o registro em cartório marcado para a próxima semana, o PSD surgirá no cenário político nacional com, pelo menos, dois governadores (Amazonas e Santa Catarina) e cinco vices. Além de Kassab, outro prefeito de capital deve fechar com a legenda, o de Maceió, Cícero Almeida (PP). Na Câmara, são 41 deputados federais comprometidos a entrar na sigla, número que pode chegar a 45. Entre eles estão Moreira Mendes e Carlos Magno. No Senado, dois parlamentares anunciaram o ingresso na legenda, número que pode chegar a seis - entre os que estão no radar do PSD, estão Jayme Campos (DEM-MT) e Ciro Nogueira (PP-PI).

Regionais

Em Rondônia, cresce o interesse de prefeitos, vereadores e lideranças de ingressar na nova legenda. Os telefones de Moreira Mendes, que deve comandar o partido por aqui, não para. E ele já começou a apagar incêndios. Moreira tinha convidado os irmãos Testoni (Jaques e Alex), prefeito e deputado estadual respectivamente, a ingressarem na legenda e eles toparam. Mas não é segredo para ninguém que eles e Carlos Magno são se bicam. Ao que tudo indica, Moreira já conseguiu apaziguar essa situação.

Negociações

O vídeo divulgado nesta quinta-feira por PAINEL POLÍTICO que mostra as negociações envolvendo direção do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Rondônia – STICCERO e o diretor geral do consórcio construtor da usina de Santo Antônio, Antônio Cardili, demonstra as relações promíscuas dos sindicatos, que se tornaram “pelegos” dos patrões, conforme jargão utilizado pelos sindicalistas ao se referirem a trabalhadores que “traem o movimento”.

Vídeos

PAINEL POLÍTICO teve acesso a uma série de vídeos, que mostram conversas entre os diretores do sindicato, audiências na justiça, reuniões com trabalhadores e tudo gravado com ordem dos próprios diretores do STICCERO, que pretendiam usar essas gravações “para negociações futuras”. Ou seja, para pressionar as pessoas com quem mantinham essas reuniões.

CUT

Itamar Ferreira, também conhecido como “Itamar da CUT”, sindicalista histórico em Rondônia, filiado ao Partido dos Trabalhadores e atualmente ocupando o cargo de secretário municipal de Transportes, é o nome mais citado em todos os vídeos, seja como liderança ou seja como “raposa” para fechar acordos. No trecho divulgado com exclusividade por PAINEL POLÍTICO, Itamar aparece na reunião, que aconteceu no Hotel Vila Rica em Porto Velho. Na ocasião, ele estava afastado de suas funções sindicais pois disputava a vaga de deputado federal. Mesmo assim, o STICCERO fretou um avião para trazer Itamar de Vilhena, onde fazia campanha, para participar da reunião na Capital.

Revanchismo

A reunião na verdade serviu apenas para tratar da demissão de trabalhadores da chamada “Chapa 2”, que semanas antes havia disputado com a atual direção do STICCERO as eleições sindicais e havia sido derrotada. Mas apenas perder as eleições era pouco, a chapa vencedora queria mais, queria a demissão dos trabalhadores. E conseguiu. Em determinado trecho da conversa, Antônio Cardili afirma que iria fazer a demissão aos poucos, “a gente demite dez num dia, dez no outro, até limpar todo mundo”, declarou.

Peleguismo

Além dessa tratativa, na mesma reunião fica acertado como a diretoria do STICCERO vai se dirigir aos trabalhadores, que na época estavam em pé de guerra com a direção da usina. Eles inclusive apontam “lideranças de alojamento” que seriam úteis para a direção da usina. Cardili chega a elogiar uma dessas lideranças. Os sindicalistas também criticam os movimentos sociais, como MAB (atingidos pelas barragens) e indígenas, deixando claro que os interesses da empresa e dos diretores, estão acima dos interesses dos trabalhadores e sociedade civil.

Óbvio

Que por todo esse peleguismo eles seriam de alguma forma recompensados. A direção do STICCERO, por exemplo, segundo denúncia que tramita na Justiça do Trabalho, recebem mensalmente do consórcio, cestas básicas que são distribuídas aos familiares dos diretores. Também conseguiram “arrumar emprego” para esposas, filhos e apadrinhados em empresas que prestam serviço para as usinas, além de pagarem passagens aéreas para Itamar Ferreira, a quem eles se referem como “o cara que conseguiu tudo isso”, em alusão às benesses obtidas ao longo das negociações.

De olho

A Polícia Federal vem investigando a relação das empresas e sindicatos em Rondônia porque as obras envolvem recursos federais. São oriundas do BNDES e as usinas são área de segurança nacional. As disputas internas do STICCERO, com outros sindicatos como SINTRAPAV podem ter sido o catalisador da revolta de Jirau. Na reunião do Vila Rica, os sindicalistas apontam alguns trabalhadores como “funcionários da Camargo”, consórcio concorrente de Santo Antônio que constrói Jirau.

Suspendeu

E nesta quinta-feira o Banco Santander, que iria fornecer cerca de US$ 400 milhões para a construção das usinas em Rondônia, anunciou que suspendeu o seu financiamento a espera de novos estudos de impactos ambientais e sociais por parte das autoridades brasileiras. Em fevereiro deste ano, três líderes indígenas da Amazônia viajaram para a Europa para protestarem contra as barragens. O protesto deu certo e eles conseguiram sensibilizar a direção do banco. Missão difícil essa, já que para banco, o que importa é o lucro. De qualquer forma, até segunda ordem, o dinheiro não vem.

Prisão

Falando em movimento sindical, nesta quinta-feira, por volta das 14 horas, policiais militares em serviço prenderam o presidente da Associação dos Familiares dos Praças do Estado de Rondônia – ASSFAPOM - Jesuino Boabaid pela prática do crime de incitação a desobediência e a indisciplina, considerado crime militar, previsto no artigo 155 do CPM. A prisão de Jesuíno já havia sido decretada no último dia 18 de abril, porém foi revogada no dia 20 do mesmo mês em razão do término do movimento de paralisação. Desta vez, de acordo com o comando da PM ele teria voltado a incitar os Policiais Militares, convocando-os para reuniões e assembléia geral da Assfapom, “com o claro objetivo de incitar o novo movimento de paralisação”.

Raspando

Um grande asteroide vai passar "raspando" pela Terra em novembro deste ano, informou a Nasa, a agência espacial americana. Embora o asteroide 2005 YU55 tenha sido classificado como um objeto potencialmente perigoso, os especialistas dizem que não há riscos de que ele colida com a Terra nos próximos cem anos. Esta é a primeira vez que cientistas preveem a passagem tão próxima à Terra de um objeto desse tamanho. A Nasa informou que um evento como esse não deve se repetir até 2028, quando o asteroide (153814) 2001 WN5 deve passar a uma distância ainda menor do nosso planeta. Identificado em 2005 pelo astrônomo Robert McMilan, do Spacewatch Program, em Tucson, no Estado do Arizona (EUA), o asteroide 2005 YU55 vai passar a uma distância de 323 mil km da Terra.

Testosterona contra Alzheimer

Cientistas australianos implantaram hormônios de testosterona em uma paciente com mal de Alzheimer como parte de um teste clínico que, ainda em fase inicial, parece apresentar bons resultados, informa a imprensa local. O pesquisador Ralph Martins, da Universidade Edith Cowan, no estado da Austrália Ocidental, disse que a paciente, de 33 anos, apresentou sinais de estabilização da memória e chegou a registrar melhoras desde o início dos testes, há 12 meses. Martins declarou à rádio ABC que o avanço da doença na paciente "basicamente foi atrasado". Ele também comentou que a testosterona poderia ser mais efetiva e rápida que outros tratamentos utilizados para deter o mal de Alzheimer, que provoca perda da memória. O pesquisador australiano explicou que o hormônio ajuda a reduzir a produção da proteína beta-amiloide, que contém tecido cerebral e está relacionada à doença. Os cientistas disseram que vão prosseguir com os testes clínicos em pacientes com Alzheimer em outras partes do país.

Contatos

Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.compainelpolitico@hotmail.com – twiiter.com/painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia