Mais Notícias : Aprovação a Huck dispara: 60%, mostra nova pesquisa
Enviado por alexandre em 23/11/2017 09:56:21

Aprovação a Huck dispara: 60%, mostra nova pesquisa

Postado por Magno Martins

Conforme o Barômetro Político Estadão-Ipsos, apresentador é a personalidade com a melhor avaliação entre os 23 nomes relacionados pelo instituto aos entrevistados

Agência Estado

O apresentador de televisão Luciano Huck, cujo nome tem circulado como possível candidato à Presidência da República, teve melhora significativa de imagem nos últimos dois meses. Segundo a pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos, a aprovação ao nome de Huck apresentou um salto de 17 pontos porcentuais desde setembro, passando de 43% para 60%. Já a desaprovação caiu de 40% para 32% no mesmo período.

Com isso, Huck passou a ser a personalidade com a melhor avaliação entre as apresentadas pelo Ipsos aos entrevistados. Todos os demais 22 nomes do Barômetro Político deste mês, porém, são do mundo político ou do Poder Judiciário, mais sujeitos ao desgaste do noticiário.

A pesquisa Ipsos não é de intenção de voto. O que os pesquisadores dizem aos entrevistados é o seguinte: “Agora vou ler o nome de alguns políticos e gostaria de saber se o (a) senhor (a) aprova ou desaprova a maneira como eles vêm atuando no País”.

“Não me surpreende que Luciano Huck tenha melhorado em aprovação”, disse Danilo Cersosimo, diretor do Ipsos. “Esse salto tem muito a ver com o fato de seu nome ter sido cogitado como candidato e de ele próprio ter dado indícios de que gostaria de concorrer. Mas o ponto é se isso vai se converter em votos. Se a eleição fosse hoje, ele teria um desempenho razoável, mas não esse cacife todo.”

Para Cersosimo, por mais que Huck seja simpático para uma parcela considerável da opinião pública, seus indicadores de aprovação não diferem muito dos de outras celebridades televisivas. “As pessoas estão avaliando um Luciano Huck que aparece há 15 ou 20 anos na televisão”, observou o diretor do Ipsos. “Ele não tem a imagem desgastada por embates políticos, ainda não foi testado em um debate, por exemplo.”

Evolução. Entre os presidenciáveis, o primeiro a aparecer no ranking de aprovação do Barômetro Político, depois de Huck, é Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 43% de avaliação positiva e 56% de negativa. As taxas do ex-presidente estão em tendência de melhora paulatina desde junho. A eventual candidatura de Lula, porém, depende da Justiça – uma condenação em segunda instância pode inviabilizar legalmente sua participação na campanha.

Em empate técnico com Lula está o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que foi convidado pelo PSB a disputar a Presidência, embora nunca tenha manifestado em público essa intenção. Barbosa tem 42% de aprovação.

Marina Silva (Rede) apresentou oscilação de 36% para 35% em sua avaliação positiva nos últimos dois meses. A desaprovação subiu de 51% para 56%.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), voltou a perder apoio na opinião pública: sua avaliação negativa subiu de 56% para 63%. A taxa de aprovação ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou de 22% para 24%.

O juiz Sérgio Moro, titular da 13.ª Vara Federal de Curitiba e conhecido por sua atuação no julgamento de acusados da Operação Lava Jato, foi aprovado por 50% dos entrevistados neste mês.

Marun tem a cara do Governo Temer

O futuro ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, tem a cara do Governo Temer. É um daqueles personagens comuns que se encontra constantemente nos corredores da Câmara dos Deputados. Não tem grande expressão nem pensamento político. É um bonachão quase folclórico, e só foi escolhido para o cargo de articulador do Planalto porque fará tudo que o chefe mandar. Um verdadeiro cão de guarda.

Marun se notabilizou no noticiário nacional justamente por ser um dos maiores - talvez o maior - defensor do presidente na guerra contra o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A sobrevivência de Temer no Plenário da Câmara se deve muito à atuação de Carlos Marun, que vai acabar premiado com o status de ministro. Portanto, não se espera nada dele além do que defesa cega do presidente moribundo a quem serve.

Vai entrar para a história do Brasil no mesmo capítulo dos Eliseus Padilhas e Moreiras Francos que formam o primeiro time de Temer. É, no final das contas, uma cria do Centrão, que já pressionava o presidente por mais espaço na Esplanada dos Ministérios. Antes do presidente da República, servia a outro senhor: o ex-deputado Eduardo Cunha, que hoje está preso. Deputado de primeiro mandato, Carlos Marun é gaúcho, filiado ao PMDB, mas que fez carreira pelo Mato Grosso do Sul. Antes de chegar à Câmara Federal, foi vereador em Campo Grande, deputado estadual e secretário de Habitação e Cidades.

IMBASSAHY - O antecessor de Carlos Marun na Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, que agoniza no cargo, é justamente o oposto do novo ministro. Pensava politicamente as ações do Governo Temer, mas foi fritado pelo Centrão, sedento por poder. A saída de Imbassahy, ainda que não oficializada, diminui o feudo do PSDB na atual administração, reforçando a corrente do partido que quer independência de Temer para lançar candidato ao Planalto em 2018.

GAFE - O Palácio do Planalto postou "por engano" em seu perfil oficial no Twitter um aviso da posse do deputado Carlos Marun na Secretaria de Governo. A mensagem, publicada às 16h51, foi posteriormente apagada. A culpa não foi atribuída a um estagiário, mas a um funcionário terceirizado da agência de publicidade Isobar, que cuida das redes sociais do Planalto. Sei.

NOMEAÇÃO - Segundo interlocutores do presidente, a nomeação de Carlos Marun só acontecerá após a votação da Reforma da Previdência. O próprio deputado chegou a soltar nota à imprensa tentando despistar sua indicação. A questão é que Temer quer a continuidade de Imbassahy como ministro. Especula-se a ida dele para a pasta de Direitos Humanos, espaço tucano, no lugar de Luislinda Valois, aquela mesma que pediu para acumular o salário de ministra com o de desembargadora aposentada.

CIDADES - Quem tomou posse, ontem, foi o novo ministro das Cidades, Alexandre Baldy (sem partidoGO), que chega à Esplanada dos Ministérios chancelado pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. Para o desprazer da tropa de choque palaciana, Maia tem aumentado sua influência no Congresso e, com isso, seu espaço político. A mudança também agrada o Centrão, que não para de barganhar poder em troca da garantia de apoio na votação da reforma da Previdência.

Curtas -

CULTURA - O vereador do Recife, Alcides Teixeira Neto pretende implementar o projeto “Cultura nas Praças” na capital pernambucana - PLO 350/2017. A proposição, que está tramitando na Casa José Mariano, engloba a exibição de filmes, apresentações culturais, encenação de peças teatrais, manifestações folclóricas e artesanato, entre outras atividades. Boa iniciativa iniciativa do vereador, que tem um trabalho consolidado em Santo Amaro, bairro onde é muito querido.

AUDITORIA - A metodologia utilizada pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) para as atividades de auditoria e certificação das Tomadas de Contas Especiais (TCEsp) vem trazendo resultados expressivos para Pernambuco. Entre janeiro e setembro deste ano, foram certificados 89 processos, que podem gerar um retorno em potencial aos cofres públicos de R$ 6,6 milhões. Até agora, o quantitativo de certificações alcançou um incremento de 48%, comparado com todo o exercício de 2016.

SEGURANÇA - Na tarde de ontem, a deputada Roberta Arraes esteve com Alexandre Filho e o vereador de Araripina, Francisco Edivaldo, na Secretaria de Defesa Social, em reunião com o secretário Antônio de Pádua, de onde saiu com boas notícias para a segurança do Sertão do Araripe. O titular da SDS informou à parlamentar que, em breve, estarão chegando na região o Departamento de Repressão Ao Narcotráfico (Denarc) e um núcleo de Gerência Geral da Polícia Científica, com instalações no município de Ouricuri.

Perguntar não ofende: A perda de mais um ministério não vai sacramentar o desembarque tucano do Governo Temer

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia