Regionais : Bestinha: Vice-prefeito recebe salário da prefeitura e da Seduc
Enviado por alexandre em 04/11/2017 20:25:57


Euraney da Silva Costa recebe, ilegalmente, dois salários: um como vice-prefeito de Canatuma, a 615 km de Manaus, e outro como servidor público concursado da Secretaria Estadual de Educação, na função de auxiliar de biblioteca, atualmente lotado na Escola Estadual Frei Isidorio, localizada naquele município. Por que é ilegal o que o vice-prefeito está fazendo? Porque tanto a Lei Orgânica do Município de Canutama como a Constituição Federal proíbem o acúmulo de cargos, empregos e funções, exceto em se tratando de dois cargos de professor; um cargo de professor com outro técnico ou científico; dois cargos de profissionais da área de saúde.

Veja o que a Lei Orgânica de Canutama prevê em seu artigo 67:

Art. 67. O Prefeito e o Vice-Prefeito não poderão, desde a posse, sob pena de perda de mandato:

II – Aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que seja demissível “ad nutum”, na administração pública direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso público, aplicando-se, nessa hipótese, o disposto no artigo 38 da Constituição Federal.

Veja o que diz o artigo 38 da Constituição Federal:

Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

Vice-prefeito pode ter o mandato cassado

Se os vereadores de Canutama não tiverem o rabo preso com prefeito, não hesitarão em abrir processo para cassar o mandato de Euraney Costa.
Alem da cassação de seu mandato, Euraney poderá ser obrigado a devolver ao Estado tudo o que recebeu ilegalmente. Também poderá ser processado por improbidade administrativa.


PORTAL DO ZACARIAS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia