Política : BRIGA BOA
Enviado por alexandre em 08/08/2017 22:49:11


Defesa alega ao STF perseguição política de Janot contra Temer
Procurador-geral será substituído por Raquel Dodge em setembro

A defesa Michel Temer requerereu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o impedimento do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de atuar em novas ações judiciais contra o presidente por seu reiterado comportamento de “perseguição política”. Janot será substituído no cargo pela colega Raquel Dodge, no próximo mês de setembro.

Enquanto a Câmara deliberava sobre o prosseguimento da denúncia contra o presidente, quarta-feira (2) da semana passada, Janot fez nova investida. A iniciativa foi interpretada no Palácio do Planalto e por deputados como tentativa de Janot interferir na votação em curso. Naquele dia, ainda sem nova denúncia a apresentar contra o presidente, Janot pediu ao ministro Edson Fachin, do STF, que transfira o inquérito de suposta organização criminosa contra Temer, que inegra o caso JBS, sobre obstrução da Justiça, para outro inquérito que envolve outros políticos do PMDB.

Provocações
O embate entre o presidente e o procurador-geral ficou mais explícito durante a primeira reação pública de Temer às gravações de sua conversa com Joesley Batista. Em pronunciamento no dia 27 de junho, Temer usou expressões fortes para insinuar o suposto hábito do procurador-geral de consumir bebidas alcoólicas:

- As regras mais básicas da Constituição não podem ser jogadas no lixo, tripudiadas pela embriaguez da denúncia que busca a revanche, a destruição e a vingança - declarou o presidente.

Expressões como "trôpego" e "empreiaguês" passaram a ser frequentes nos discursos do presidente e dos seus aliados, para provocar o procurador-geral, que, por sua vez, jamais as respondeu.


DIÁRIO DO PODER

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia