Regionais : Exame genético identifica doenças a partir da 9ª semana de gestação
Enviado por alexandre em 03/08/2017 18:56:25


EXAME DE PONTA - Muitas mulheres sonham com a gravidez e aguardam ansiosamente pelo momento de carregar seu filho no colo. Essa espera, de aproximadamente 9 meses, vem atrelada a uma série de consultas e exames, o conhecido pré-natal. São nesses encontros com o obstetra, além dos testes realizados, que os especialistas conseguem identificar problemas de saúde ou complicações que ponham em risco a vida da gestante e do bebê.

Para acompanhar o desenvolvimento do bebê com mais especificidade, a medicina molecular apresenta inovações. A geneticista que compõe o corpo clínico do Laboratório Cedic Cedilab, Dra. Michele Migliiavacca, explica os avanços da medicina diagnóstica para análise do DNA fetal presente no sangue materno que possibilita a identificação de determinadas alterações genéticas. "Os exames que identificam o DNA fetal apresentam uma especificidade superior aos testes bioquímicos e reduzem a necessidade de coletas invasivas", esclarece.

Isso ocorre na prática com o Teste Pré-Natal Não Invasivo (do inglês, Non Invasive Pre Natal Testing – NIPT). O exame identifica possíveis doenças genéticas conhecidos como trissomias, ou seja, presença de uma cópia extra do cromossomo. "O correto é constar duas cópias de cromossomo, a duplicação leva ao desenvolvimento de doenças como a Síndrome de Down, e até mesmo, malformações mais graves e complexas, que comprometem a saúde do bebê", detalha.

Todas as gestantes podem realizar o rastreamento não invasivo, independente do histórico familiar ou da ausência de risco na gravidez. O teste está disponível a partir de 9 semanas de gestação contado a partir da data da última menstruação. "O teste é muito confiável e foi validado em estudo clínico com mais de 30 mil gestantes, apresentando uma sensibilidade acima de 99% para triagem de Síndrome de Down e especificidade maior que 95% para todas as condições testadas", afirma.

Além de detectar as trissomias como a Síndrome de Down, Patau e Edwards, o exame possibilita a identificação do sexo do bebê. "O teste é uma possibilidade de garantir, sem agredir o bebê ou a gestante, uma tranquilidade em relação ao feto e, em casos de doenças, preparar os pais e a equipe médica para o nascimento do bebê e os cuidados futuros", conclui a geneticista.

Sobre o Cedic Cedilab

O Cedic Cedilab atua na área de medicina diagnóstica em Mato Grosso e tem como princípio a excelência no atendimento e máxima eficiência na realização de exames laboratoriais e de imagem. O Cedic Medicina Diagnóstica foi fundado em 1995 e o Cedilab Medicina Laboratorial, em 2000. A união das duas marcas tem o objetivo de oferecer as melhores soluções em exames laboratoriais e diagnóstico por imagem em um só local, garantindo conforto e conveniência ao cliente. São mais de três mil tipos de exames oferecidos em 6 unidades de atendimento em Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, o Cedilab possui as certificações ISO 9001, de gestão de qualidade; ISO 14001, de gestão ambiental; o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC); e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM) há mais de 10 anos. O Cedic Cedilab investe constantemente em tecnologia e equipamentos de ponta e possui uma equipe médica composta por profissionais altamente capacitados. Para mais informações acesse o site www.cediccedilab.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia